COMUNICADO

 

Queridos Irmãos e Maristas de Champagnat

À sombra da árvore – símbolo do VII Capítulo Provincial e do pensamento bíblico que a acompanha: “É como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham; em tudo o que faz é bem-sucedido” (cf. Salmo 1, 3a), a  Província Marista do Brasil Centro-Sul celebrou o seu VII Capítulo Provincial, nos dias 08 e 09 de julho. Precedeu esse acontecimento provincial, cinco meses em estado-de-capítulo, com a participação e contribuição dos Irmãos e Comunidades Religiosas e de vários grupos dos Maristas de Champagnat.

Nessa sessão capitular, o Irmão Provincial, Benê Oliveira, confiado pelo SG, iniciou o seu segundo mandato de serviço de animação e governo da PMBCS, como ato de fé, obediência, pastoreio e liderança servidora da Província. Também se deu a eleição do novo Conselho Provincial (ordem alfabética), formado pelos Irmãos: Anacleto Peruzzo, Délcio Balestrin, Miguel Fernandes, Rogério Mateucci, Ronaldo Luzzi e Vanderlei S. Santos.

VII Capítulo Provincial

Nesse evento sinodal da PMBCS, os capitulares se reuniram para perscrutar o Espírito: “quem Deus quer que SEJAMOS e o que deseja que FAÇAMOS”, num mundo emergente, de instabilidades, incertezas, contradições e desigualdades sociais, mas de muitas bênçãos, aprendizados, transformações e oportunidades. Decorrente dessa atitude e postura, abordaram as expectativas, sonhos e visões para a Província, no horizonte 2021-2024, e aprovaram as PRIORIDADES: I) Animação Vocacional; II) Vida Consagrada e Província Mais Simples; III) Maristas de Champagnat em Missão.

Participaram presencialmente do evento, os 22 Irmãos Capitulares e 3 colaboradores (para suporte e apoio tecnológico). Remotamente, foram transmitidas algumas sessões aos Irmãos e Comunidades Religiosas, e, a todos os Maristas de Champagnat, a Eucaristia em ação de graças pelo VII Capítulo Provincial, pelo novo mandato do Provincial e do seu Conselho.

De Roma, acompanharam os trabalhos capitulares os Irmãos Oscar Martín e Sylvain Ramandimbiarisoa, conselheiros. O Irmão Ernesto Sánchez, Superior-Geral, enviou uma afetuosa mensagem de saudação aos Capitulares, a todos os Irmãos e Maristas de Champagnat, e ao Ir. Benê Oliveira, especialmente, pela disponibilidade de continuar a missão na animação e governo da PMBCS.

Na abertura, após a invocação ao Espírito Santo, o Irmão Provincial convocou os Irmãos aos trabalhos capitulares a partir da paráfrase do Salmo 126: “Se o Senhor não constrói a nossa Província, em vão trabalham os capitulares”. Ao abordar o Regimento do Capítulo, lembrou que “o regimento é para nós e não nós para o regimento”.

Uma tocante celebração rememorou os temas, realidades, realizações e desafios da PMBCS. Foram destacadas: as sessões preparatórias em estado-de-capítulo; a criação e o desenvolvimento da Organização Religiosa (OR); o redimensionamento da Animação Vocacional; a criação dos Núcleos de Identidade, Missão e Vocação (NIMV’s) nas frentes apostólicas do Grupo Marista; a solidariedade da PMBCS em tempo de coronavírus; o cuidado das pessoas; o plano estratégico da PMBCS e do Grupo Marista; os impactos da pandemia e as medidas de contenção sobre a missão e as economias da PMBCS e do Grupo Marista; o abrangente Relatório do Triênio 2017-2020; as muitas outras ações que promoveram a vitalidade, a sustentabilidade e a fecundidade da vida e da missão maristas da PMBCS.

O Irmão Provincial dirigiu aos Irmãos um pronunciamento lúcido e detalhado de balanço dos três anos e meio do seu primeiro mandato, por meio do qual, abordou várias dimensões da qualidade da vida consagrada dos Irmãos, em vista de maior fidelidade vocacional (indultos) e a perseverança dos formandos, bem como a beleza e as realizações da missão marista do triênio findante. No seu exercício de pastoreio, lembrou que um Provincial e seu Conselho, experimentam a graça e as provações de Deus, mas que por vezes, ações diabólicas assombram a unidade, a fraternidade, as vocações, as relações interpessoais, a harmonia e a paz das comunidades e instituições da Província. Tudo, ao final, se converte em kairós, pois “Deus cuida dos nossos interesses, muito mais do que nós mesmos, sabendo o que nos convém” (cf. mística de Santa. Teresa de Jesus).

VII Capítulo Provincial

Pediu, humildemente, as orações de todos pelo Provincial e seu Conselho. Ajudem-nos: • a sermos todos de Deus e dos Irmãos; • a permanecermos enraizados em Cristo ao fio da espera; • a cuidar da superação das fragilidades, cansaços, ansiedades, impulsividades e inquietações;• a sermos pessoas de escuta e de diálogo; • a sermos agentes da reconciliação e da misericórdia; • a sermos trabalhadores incansáveis da unidade, da fraternidade e da vitalidade missionária de uma Província em saída; • a sermos livres, servindo a todos, sem nos deixar manipular, tendo sempre o Evangelho, nossa Regra de Vida, as Constituições e o bem dos irmãos como critérios maiores; • a doarmos a vida por Cristo, e com todos os Maristas de Champagnat “fazer a aurora nascer” na PMBCS na bonança e nos tempos de provação; • a sermos entusiastas e apaixonados pela vida, vocação e missão maristas, sem descuidar das exigências do governo e administração da PMBCS; • a sermos testemunhas da esperança!

Ao final da Eucaristia, o Provincial agradeceu a confiança dos Irmãos pela caminhada trienal e para o corrente mandato; a adesão e o devotamento dos Irmãos Capitulares; a dedicação primorosa da comissão preparatória; os coirmãos da Comissão Central do VII Capítulo Provincial; a diligente companhia dos Irmãos Óscar e Sylvain (Governo Geral); os Irmãos do Novo Conselho Provincial – 2021-2024; os Irmãos Tercílio, Cezar e Tiago (do Cons. Provincial cessante); a missão e o trabalho das lideranças e colaboradores da OR-PMBCS e do Grupo Marista; os Maristas de Champagnat e amigos que acompanharam online essa celebração; o Pe. Rafael Solano (celebrante) e o Coral Champagnat (PUCPR); a Equipe do CMC por toda a infraestrutura e acolhida generosa.

“Vale a pena ser Irmão!”

 

Ir. Benê Oliveira, fms
Provincial