É tempo de transformação. Fecha-se um ciclo e inicia-se outro na Província Marista Brasil Centro-Sul, com a posse oficial do novo Superior Provincial da PMBCS, Irmão Vanderlei Siqueira e a despedida do Irmão Benê Oliveira, após seis anos de gestão. É, também, um momento de profunda reflexão sobre o que passou no último triênio e os novos rumos da Província.

Em espírito de comunhão, Irmãos, Leigos e Leigas Maristas se reuniram nos espaços do Centro Marista Champagnat (CMC), em Curitiba (PR), com o sentimento de gratidão pelo passado e esperança de um futuro promissor e transformador para a Missão Marista. Na bagagem, foram trazidos como inspiração os direcionadores da III Assembleia Internacional da Missão Marista e a escuta das comunidades para a escolha das novas Prioridades do Triênio da PMBCS.

 

capitulo provincialOração de Abertura

A programação se iniciou às 8h30 com o momento de oração na Capela Mãe de Misericórdia. Diante da Boa Mãe, os Maristas de Champagnat colocaram suas intenções na obra que também é dela, desejosos do porvir. Entregaram-se confiantes à ação do Espírito Santo para que guiasse os trabalhos nos próximos dias, decisivos para os novos rumos da Província.

 

Abertura do Capítulo

Na sequência, o Irmão Rogério Mateucci, Vice Provincial e coordenador da Comissão Preparatória para o Capítulo, acolheu a todos os presentes, dando boas-vindas especialmente o Irmão Ernesto Sánchez, Superior Geral, Irmão Óscar Martín Vigário, o Conselheiro Geral, e Irmão José de Assis Elias de Brito, Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro Norte, também representando todos os Provinciais da Região América Sul (RAS).

Em seu discurso de boas-vindas, o Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial em exercício, refletiu que neste momento inicia-se a construção de um novo triênio provincial: “Diante de nós muitos desafios nos encorajam a igualmente, como Champagnat, a confiar na ação do Espírito e a cuidar da nossa vida, consagração, comunidade e missão”. Para ele, é tempo de perceber que os Irmãos, Leigos e Leigas Maristas são construção e construtores da missão de Deus (Missio Dei). Ele desafiou a todos a perguntar:

  • Que sonhos de futuro podemos construir na Província durante o novo triênio?
  • Como continuar a cuidar e a gerar vida marista nos Irmãos, leigos(as), lideranças e colaboradores?
  • O que fazer para aprofundar e cultivar em todos a espiritualidade do coração?
  • O que mais fazer para educar, evangelizar e proteger crianças e jovens?
  • Qual a nossa contribuição com o crescimento e desenvolvimento da PMBCS, da OR, da GM, da Rede Marista Brasil, da RAS, do Instituto como Família Global, da Reconfiguração?

A seguir, conforme orienta o Regimento Interno da Província, o Irmão Superior instalou oficialmente o VIII Capítulo da PMBCS e declarou aberta a sessão capitular. Leu os nomes dos Irmãos Capitulares, que confirmaram a presença, e conduziu a aclamação dos membros da Comissão deste Capítulo, que ficou assim composta: Irmão Rogério Mateucci, comissário; Irmão Joaquim Sperandio e Irmão Miguel Fernandes, moderadores; Irmão José Augusto Wendler e Irmão Lauro Darós, secretários; Irmão Dario Bortolini e Irmão Bruno Marcondes, escrutinadores.

 

capitulo provincialPosse do Irmão Vanderlei

O Superior Geral, Irmão Ernesto Sánchez, 14º Sucessor de Marcelino Champagnat, iniciou seu discurso constatando que todo o Instituto Marista está em potente movimento. Segundo ele, este ano, 16 Capítulos Provinciais acontecerão nas Províncias Maristas do mundo. Chegou este momento para a PMBCS. “Trata-se de um encontro importante para vislumbrar o futuro da vida e da missão Marista, sobretudo com a presença dos Leigos e Leigas que tanto contribuem nas obras”, afirmou.

Depois, o Irmão Ernesto apresentou as intuições de futuro para o Instituto, que podem ser grandes chaves de leitura para o momento atual da Província: espiritualidade, vocação marista e corresponsabilidade, necessidades emergentes, família marista global e reconfiguração.

Na sequência, houve a leitura da carta de nomeação do Irmão Vanderlei Siqueira, tornando oficial a sua posse. O Irmão Ernesto expressou profunda gratidão ao trabalho realizado pelo Irmão Benê Oliveira e deu as boas-vindas ao Irmão Vanderlei.

Emocionado com a acolhida, o Irmão Vanderlei agradeceu o Irmão Ernesto e revelou que, logo que soube da possibilidade de ser o Superior Provincial da PMBCS, ficou muito inquieto. Perguntava a Deus: “Por que eu?”. Mas, com o processo de discernimento, confiança em Deus e apoio dos seus coirmãos, as dúvidas cessaram e deram lugar à coragem para assumir essa missão. “Na minha gestão, creio que tenho três desafios: mostrar qual é o lugar dos Irmãos e dos Leigos na Missão Marista; fomentar a formação em diversas instâncias na perspectiva do Carisma Marista e ampliar ações de solidariedade para os menos favorecidos”, explica.

O Irmão Benê aproveitou o momento para acolher o Irmão Vanderlei na nova função. Iniciou o seu discurso com dados biográficos do novo Superior Provincial dando aos presentes um panorama de sua história vocacional e profissional.

Ele comentou que, ao concluir a missão de Provincial e passar o bastão para o Irmão Vanderlei, ele carrega sentimentos de alegria, gratidão, confiança, esperança e de muito reconhecimento pela colaboração e apoio recebidos da Comunidade Provincial. “Em tudo me empenhei em buscar a vontade de Deus e a graça do seu Santo Espírito que muito me ajudaram a superar limites, fragilidades, dúvidas e medos. Peço que tamanho apoio e colaboração que pude receber, continuem ainda mais fortes ao Irmão Vanderlei que assume a missão e a responsabilidade de Provincial para os próximos três anos”, finaliza.

 

capitulo provincialRelatório do Triênio 2021-2024

 

No período da tarde, José Leão da Cunha Filho, Diretor Executivo da Organização Religiosa da PMBCS. e Juliana Maria Fontoura Galline, Gerente de Comunicação e Marketing da PMBCS, apresentaram um apanhado geral do Relatório do Triênio 2021-2024.

De acordo com José Leão, o relatório trienal é enxuto, mas globalizante da trajetória da Província, enquanto os Anuários são mais robustos e apresentam em detalhes os projetos e iniciativas institucionais. “Mais do que um documento institucional, o Relatório do Triênio é uma forma de olhar com alegria tudo que esteve ao nosso redor ao longo desses três anos”, comentou Juliana.

Após apresentar o formato do documento abriu-se a palavra para os presentes. Na ocasião, o Irmão Davide Pedri afirmou que o documento está muito bom. “Fazendo a leitura, percebi que, apesar de nós não termos um número considerável de lideranças, nós estamos vendo que a Província está andando muito bem, dentro daquelas prioridades que nós estabelecemos. Eu, como Irmão ancião, me alegro muito. Parabenizo e dou Graças a Deus pelo grupo que está à frente de todas essas instituições que nós temos”, disse.

Na próxima semana, o Relatório do Triênio estará disponível para consulta em um link especial que conterá, além desse documento, todos os Anuários da PMBCS e outros documentos, como Relatórios de Sustentabilidade do Grupo Marista e Revista 2023 de Resultados e Projetos do Hospital Cajuru.

 

Ecos da IIIAIMM

 

Irmão Óscar Martín Vicario apresentou, então, as conclusões da III Assembleia Internacional da Missão Marista. Ele fez um relato de como foi o evento e apresentou as prioridades para o mundo Marista às vésperas do XXIII Capítulo Geral, que acontece em 2025. Das sete intuições da AIMM, ele recomendou para a PMBCS três:

  • Educação marista evangelizadora que forma para o mundo e é transformadora.

Como construir uma missão mais explicitamente evangélica, mais profética e mais transformadora?

  • Espiritualidade marista como fonte de sentido e cuidado para a vida.

Como recriar aqui na PMBCS a espiritualidade que conecta com a vida?

  • Promoção da saúde mental, do bem-estar e do cuidado integral das pessoas.

Como cuidar melhor das pessoas (alunos, Irmãos) para que tenham uma vida com mais sentido?

Depois, alguns dos membros da Província que participaram da III AIMM – Irmão Anacleto Peruzzo, Irmão Miguel Fernandes, Diogo Luiz Santana Galline, Dr. Alvaro Lopes Luis Quintas, Ricardo Tavares e Laura Ferraz – participaram do bate-papo, apresentando suas ênfases.

capitulo provincialO Irmão Anacleto comentou que foi uma alegria muito grande participar da IIIAIMM. “Com a sondagem que fizemos na Província pudemos conhecer as necessidades da Província e levar os anseios para discussão em um espaço internacional”, afirmou. Laura destacou a prioridade que toca as juventudes. Para ela, é preciso pensar na presença dos jovens na Província, praticando a escuta ativa. “É preciso criar junto com os jovens e não os colocar em estruturas prontas”, disse. Diogo salientou que o termo “cuidado” apareceu em quase todos os direcionadores da IIIAIMM.  “Outro ponto é que na IIIAIMM eu senti algumas Províncias desanimadas com a Animação Vocacional para a vida religiosa”. Assim, ele acredita que este pode ser um sinal de que a PMBCS pode contribuir com o “reanimar” deste tema.

Na sequência, José Leão e Fernanda Arruda, da área de Estratégia do Marista Brasil, orientaram os presentes para o trabalho em mesas, analisando o documento de direcionadores da IIIAIMM e delimitando três prioridades. O conteúdo foi fundamental para agregar a discussão sobre as Prioridades do Triênio que viria no dia seguinte.

A programação terminou com a Oração Mariana. Com muita fé, os presentes pediram a Deus e à Boa Mãe que este momento de Capítulo possa ser vivido numa compreensão mútua, como um só coração e uma só alma.

Confira a galeria de fotos do dia:

Fotos: João Borges

Oração pelo novo Conselho Provincial

Hoje, 26, às 20h, com transmissão pelo canal do youtube da PMBCS, haverá um momento de oração entre Irmãos, leigas e leigos para rezar pela eleição dos novos Conselheiros da Província Marista Brasil Centro-Sul para o próximo triênio (2024-2027). Irmãos e Leigos da PMBCS são convidados a acenderem velas em suas residências enquanto participam da live. A live será transmitida no link abaixo: