O segundo dia do VIII Capítulo Provincial da PMBCS teve início às 8h, na Capela Mãe da Misericórdia, no Centro Marista Champagnat (CMC). Irmão Anacleto, Diretor de Vida Consagrada e Ângelo Ricordi, Especialista de IMV da PMBCS, conduziram o momento orante, tendo como símbolo da oração pequenos tijolos para que os participantes escrevessem uma palavra de compromisso para a construção do Novo Hermitage na Província.
Já no auditório La Valla, o Irmão Joaquim Sperandio iniciou os trabalhos ressaltando a importância da participação dos leigos e leigas no Capítulo, e introduziu à Assembleia a importância da construção conjunta das Prioridades do Triênio. “É uma alegria ver que, neste Capítulo, somos verdadeiramente irmãos e irmãs, construindo juntos o nosso futuro”, afirmou.
Provocações para a reflexão
Na sequência, José Leão da Cunha Filho, Diretor Executivo da PMBCS, e Fernanda Arruda, da área de Estratégia do Marista Brasil, iniciaram as reflexões e orientações para a definição das Prioridades do Triênio. Em sua apresentação, Leão comentou sobre a finalidade do Capítulo e citou frases inspiradoras de quatro grandes personalidades: Valter Hugo Mãe, que versa sobre o ato de sonhar; Papa Francisco, que traz a questão da crise socioambiental; Greta Thunberg, que provoca o mundo sobre a preservação do que resta da biodiversidade; e Bernie Sanders, que mostra que o ser humano tem feito coisas que não são boas para o mundo.
Terminou com a citação do filósofo Hans Jonas, que pede às pessoas que se comportem de tal maneira que os efeitos das suas ações sejam compatíveis com a permanência da natureza e da vida humana sobre a terra. “Esta última citação me faz pensar que a humanidade parece estar no caminho contrário do que Deus nos pede. Ele contemplou toda a sua obra e viu que tudo era bom (Gênesis 1,31). Espero que, nesse momento de discernimento das Prioridades, nós possamos levar isso em conta”, reagiu.
Apresentou, então, as prioridades redigidas a partir das escutas às comunidades de Irmãos e, em seguida, os participantes foram distribuídos em mesas redondas para dialogar sobre a definição de quais seriam as prioridades, dar nome a elas e sugerir mudanças nos textos propostos. “Peço que vocês ajam como se fossem capitulares para esta atividade”, orientou Fernanda.
Ecos para a definição das Prioridades
Após este momento, houve a apresentação dos resultados das reflexões dos grupos e palavra aberta. Na ocasião, o Ir. Benê Oliveira comentou sobre a importância de a equipe ter feito a escuta com os Irmãos em um momento prévio ao Capítulo. Segundo ele, esse movimento qualificou a definição das Prioridades. O Ir. Délcio Afonso Balestrin comentou que, a partir da eleição das Prioridades, devem ser feitos os planos de ação, com reporte periódico ao Conselho de Administração (CAD) e Conselho de Assuntos de Missão (CAM), para que possamos avaliar o andamento dessas Prioridades ao longo dos anos.
A partir das reflexões realizadas, foram propostas as linhas gerais que guiarão as Prioridades para o novo triênio da PMBCS. Tudo indica que elas devem versar sobre vocação marista, espiritualidade, ecologia integral e educação evangelizadora. Oficialmente, elas serão anunciadas no mês de agosto, após reunião do novo Conselho Provincial.
O dia terminou com um momento de oração para a eleição do Conselho Provincial, às 20h. Os Irmãos, reunidos na Capela da Mãe da Misericórdia, rezaram em comunidade para um discernimento capaz de acolher o sopro do Espírito. Para ampliar a participação de todos, simultaneamente foi veiculada uma live no Youtube da PMBCS. Maristas de Champagnat foram convidados a acenderem velas em suas residências para uma profunda espiritualidade e comunhão, em vista da eleição desse novo Conselho Provincial.