O VIII Capítulo Provincial termina com a eleição dos seis novos Conselhos Provinciais da PMBCS. A decisão foi tomada na manhã do sábado (27), após votação direta e secreta entre os Irmãos Capitulares. O novo Conselho da PMBCS é composto pelos seguintes Irmãos: Adilson Janovski, Anacleto Peruzzo, Delcio Afonso Balestrin, Miguel Fernandes, Rogério Mateucci e Valdir Gugiel.
Dentre as atividades do Conselho, destacam-se: a animação da vida consagrada da PMBCS e o zelo pelo bem-estar de seus membros em conjunto com o Irmão Provincial, o cuidado com a perenidade do carisma na instituição, a deliberação sobre questões administrativas e financeiras, a definição de políticas e diretrizes, a aprovação do planejamento estratégico institucional e projeto de vida das comunidades religiosas, além da implementação das prioridades definidas pelo Capítulo.
Missa de Ação de Graças pelo Triênio
Após a eleição do Conselho Provincial, os Irmãos e leigos Maristas participantes do Capítulo se reuniram na Capela Mãe da Misericórdia, no Centro Marista Champagnat para rezar e celebrar o findar do VIII Capítulo Provincial, que foi realizado em espírito de união. A Celebração Eucarística foi presidida pelos padres Marcial Maçaneiro e Rafael Solano.
De acordo com o padre Marcial, este momento está imerso em algumas palavras muito importantes: alegria, esperança e serviço fraterno. O padre Rafael Solano, comentou que esta não foi uma mera celebração de posse do Provincial e Conselho, mas é a “hora do Senhor, em um ambiente sinodal”. Segundo ele, para construir o novo Hermitage é preciso alongar a tenda e fazer com que muitas pessoas se sintam acolhidas no carisma Marista, especialmente os mais necessitados.
Discurso do Provincial
Em seu discurso, o Ir. Vanderlei Siqueira agradeceu a participação de todos no Capítulo e disse que foi um momento maravilhoso de encontro, oração, partilha e celebração pela liderança servidora do Irmão Benê, além da acolhida, de braços abertos e com renovada esperança, do novo triênio, já com indicação das novas prioridades. Ele relembrou que elas têm como horizonte: a Animação Vocacional, a Espiritualidade e a Ecologia Integral e Educação Evangelizadora. “Essas prioridades passarão pelo refinamento e redação final do Conselho Provincial. Em breve, teremos o documento consolidado e o início da implantação”, explica.
O sentimento do novo Provincial é de esperança pelo porvir e muito comprometimento. “Assumo o novo serviço com a consciência que não se trata de promoção ou de premiação, mas de grande compromisso e responsabilidade. Aceito, na certeza do acolhimento dos Irmãos, dos Leigos e Leigas e da fidelidade de Deus, que nos capacita e nos dará os dons necessários para o cumprimento da missão”, comentou.
Nas preces, um clamor foi feito pela família carismática global, para que testemunhem ao mundo seu compromisso com o serviço às crianças e adultos para se engajar na vocação marista; para que a espiritualidade seja para os Maristas de Champagnat fonte geradora de sentido e cuidado com a vida; para que possam se engajar e cuidar da Casa Comum e para que pratiquem a solidariedade plena, que escuta o pranto das crianças, adolescentes e jovens em suas vulnerabilidades e proponham caminhos de partilha, participação e transformação da realidade.
Coração de prata da Boa Mãe
Ao final da celebração houve um momento muito simbólico. Os Irmãos Conselheiros receberam uma sacola com o Regimento Interno da PMBCS e um avental, simbolizando que estão à serviço da instituição. Depois, fizeram um ritual que remontou as origens do Instituto Marista. Como nos primórdios, nos tempos de Marcelino Champagnat havia a tradição de colocar nomes dos Irmãos no coração de prata de Nossa Senhora, a Boa Mãe. O Provincial e os Irmãos Conselheiros repetiram o gesto, colocando toda a sua fé e devoção nela que foi a Primeira Superiora da Congregação.
Confira também:
VIII Capítulo Provincial tem início com Vigília na Paróquia Jesus Mestre da PUCPR