O Vivemar, uma imersão transformadora, oferece aos colaboradores maristas uma compreensão mais profunda do carisma que orienta sua missão. Realizado no Recanto Champagnat, em Florianópolis, o programa não apenas incentiva o desenvolvimento espiritual individual, mas também promove uma experiência coletiva de reflexão e conexão com Deus e com os outros.

A experiência, que teve sua criação inspirada pelo Irmão Afonso Levis, não se limita a ser um curso convencional. Desde o início, o Vivemar foi concebido como uma vivência integral, na qual os participantes são convidados a deixar de lado títulos e conhecimentos técnicos, permitindo-se uma partilha autêntica e transformadora. “O conteúdo era o livro da vida”, destaca Irmão Afonso, ao relembrar as primeiras edições.

Em 2024, reconhecendo o impacto significativo do Vivemar, a Província Marista Brasil Centro Sul ampliou o programa para três edições, permitindo a participação de 150 colaboradores ao longo do ano. Segundo Marianne Miranda, da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação, as edições já realizadas neste ano evidenciaram as profundas transformações vividas pelos participantes. “O Vivemar é um projeto vivencial que promove transformação e desenvolvimento espiritual e emocional”, ressalta.

Michel Dutra de Faria, que integra o Grupo Marista há pouco mais de um ano, participou da última edição do Vivemar e descreve a experiência como um mergulho profundo na própria história. “Cada atividade é guiada pelos valores e pela essência do carisma de Marcelino Champagnat. Foi um tempo forte de autoconhecimento e autocuidado”, afirma.

Manoela Tagliaferro, diretora de EAD na PUCPR Online, também destacou a importância da vivência para aprimorar o olhar sensível para com o outro. “Foi um momento de grande troca entre leigos e irmãos para manter viva a missão Marista”, reforça.

Cintia Cristina Bagatin Lapa, diretora adjunta educacional na FTD Educação, afirma que os momentos vivenciados permitiram uma jornada interior de autoconhecimento e imersão no carisma Marista. “Terminei a semana com a certeza de fazer parte de uma missão que transcende o presente. Que para além do trabalho que desenvolvemos atualmente, estamos continuando o legado deixado por Marcelino Champagnat”, diz.

Neilor Roque Perottoni, gerente da área de planejamento e orçamento da Organização Religiosa da PMBCS, lembra que foram dias de travessias, reflexões, provocações, emoções extremas, lágrimas, alegrias e vivência com pessoas maravilhosas das mais diversas frentes do Grupo Marista. “Todos os momentos me senti motivado a abrir meu coração, e fortalecer minha relação com Deus, e seguir os exemplos de Maria e Jesus Cristo”, afirma. Ainda comenta que com um jeito simples, nos passos de Maria, o VIVEMAR o auxiliou a ressignificar seus valores como pessoa humana, como profissional, pai, filho, amigo colega enfim, em todas as dimensões, e a transformação dentro de si começou a acontecer nos dias do evento, agregando e reforçando a identidade Marista da  instituição e no seu interior. “Este projeto é simplesmente sensacional, e a experiência dele é fundamental que chegue a todos os colaboradores do Grupo Marista”, ressalta.

Irmão Afonso conclui enfatizando a importância de vivenciar o carisma marista não apenas em conceitos intelectuais, mas através de relacionamentos genuínos e da partilha de vida. “É no relacionamento que a gente vai construindo e vivendo o carisma”, finaliza.