Mais de 40 pessoas participaram do Encontro da Praça da Vida Marista na Regional Norte, realizado em Nova Andradina (MS), no dia 17 de setembro de 2022. A atividade teve como foco o tema do Ano das Vocações Maristas. Ou seja, “cuidar e gerar vida Marista” – o que também está alinhado com uma das Prioridades do Triênio da PMBCS.

Estavam presentes leigos e leigas das Fraternidades Maria Mãe Pastora, da cidade sede do encontro; Nossa Senhora da Alegria, de Dourados (MS); Rosey, de Maringá (PR); Família de Nazaré e Ir. Sylvestre, ambas de Cascavel (PR). E também os Irmãos Nilso Antônio Ronchi (assessor da da Fraternidade Maria de Nazaré) e Sadi Cella (assessor da Fraternidade Ir. Sylvestre). 

Encontro da Praça da Vida Marista - Regional NorteChamados que nos movem

Em síntese, o grupo se reuniu para conversar e trocar experiências sobre as vocações como graça de Deus. Bem como para pensar, todos juntos, em maneiras de acolher e fortalecer esses chamados.

Nesse sentido, o Ano das Vocações Maristas propicia uma grande reflexão em torno do redescobrimento da paixão original que nos moveu a ser Maristas e nos trouxe até aqui. Além disso, gera oportunidades de nutrir nossas respectivas formas de viver a resposta ao chamado vocacional. E, assim, celebrar cada vocação com a comunidade, ao partilhar vida e espiritualidade.

Falas de quem estava lá

Em seguida, confira alguns depoimentos de integrantes da Praça da Vida Marista sobre o evento da Regional Norte.

“Somos chamados a ser fraternos. Deus nos fala com detalhes no cotidiano da vida, por meio da natureza, das outras pessoas, dos acontecimentos. Precisamos de atenção enquanto seres humanos, cristãos e Maristas para respondermos com fé e coragem aos desafios que enfrentamos neste mundo em que vivemos”, comenta Gislaine K. Arnold – Fraternidade Família de Nazaré.

“Tudo no mundo está interligado. O quanto posso ser para o meu próximo? Minhas ações afetam os outros, devo fazer o melhor de mim. Quando percebo o chamado, vêm as dúvidas, Deus nos conhece”, reflete Maria Madalena Brandão, da Fraternidade Maria Mãe Pastora.

“Ter gratidão – pela vocação, pelos acontecimentos, pela vida. Somos chamados a sermos felizes. Temos sempre a graça de Deus, caminhando com Maria e Marcelino nos fortalece. Vale a pena essa entrega”, afirma Érica Ferreira, da Fraternidade Nossa Senhora da Alegria.

“O mundo oferece muito barulho, temos dificuldades para parar, ouvir e servir. Aprender cada vez mais a escutar. É muito importante ouvir a Palavra de Deus, o seu chamado. Isso nos fortalece”, ressalta o Sr. Miro, de Nova Andradina.

Por fim, vale lembrar que o cuidado com as vocações merece atenção constante. “Tenho refletido muito sobre o ‘Eis-me aqui!  Eis-me aqui!’ Até onde estou disposta a me doar e seguir”, conta Luciana Brandão da Cunha, da Fraternidade de Nova Andradina, que destaca também a importância de ouvir o próximo.

Praça da Vida Marista

Acesse o portal da Praça da Vida Marista e saiba mais sobre o significado desse projeto da PMBCS e como fazer parte.