Durante sua live celebrativa de 35 anos, o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) lançou suas Diretrizes. O documento trata sobre aspectos organizativos deste grupo de Leigos em nossa Província. Por exemplo: membros, atribuições, eleição, tempo de mandato e organização da estrutura a nível provincial.

Sem dúvida, outro ponto importante apresentado nas Diretrizes é a proposta de itinerário formativo vocacional, com a possibilidade de passos a serem assumidos pelo(a) fraterno(a). Ou de vivência em fraternidade. As reflexões que englobaram as etapas propostas surgiram por consequência de outro importante documento do Instituto Marista: Ser Marista Leigo.

Assim, pensou-se a construção do documento a partir de encontros, diálogos e experiências existen­tes. Sempre observando o contexto contemporâneo e social em que os grupos de nossa Província estão inseridos. 

Em 2019, os membros da então Equipe Provincial (composta pelos coordenadores dos cinco regionais da Provín­cia, da Coordenação Provincial e o Irmão assessor provincial) sentiram a neces­sidade de dar um passo a mais. E avançar para águas mais profundas.

Além disso, é importante ressaltar que as Diretrizes do MChFM na PMBCS são um caminho concreto, adequado a nossa realidade, aplicado ao Projeto de Vida em Fraternidade, a partir de sua revisão feita no ano de 2017. Dessa forma, as Diretrizes têm o objetivo de sistematizar a implementação da 2ª edição do Projeto de Vida em Fraternidade do MChFM na PMBCS.

Formação sobre as Diretrizes do MChFM

Por isso, a Diretoria de Identidade, Missão e Vocação promove uma formação sobre este documento. Ela é destinada a todos os membros do MChFM da PMBCS: representantes regionais, animadores, Irmãos assessores, ateiros e fraternos interessados em conhecer mais sobre as Diretrizes e inovações para sua fraternidade.

Quando?

De acordo com o conteúdo planejado, serão duas etapas:

I Formação sobre as Diretrizes do MChFM com regionais (sempre às 19h30)

08/02 – Regional Norte PR
09/02 – Regional Sul PR
10/02 – Regional Leste SC
11/02 – Regional SP
12/02 – Regional Oeste SC

II Formação sobre as Diretrizes do MChFM com regionais (sempre às 19h30)

15/03 – Regional Norte PR
16/03 – Regional Sul PR
17/03 – Regional Leste SC
18/03 – Regional SP
19/03 – Regional Oeste SC

Como?

Em virtude das medidas de prevenção decorrentes da pandemia, os encontros serão virtuais, pela Plataforma Teams. Os participantes receberão o link pelo WhatsApp.

Eleições

Junto com a formação de fevereiro, haverá as eleições para a nova equipe de representantes regionais, também por meio virtual. Portanto, não fique de fora!