A América Latina é uma das regiões com mais crianças conectadas no mundo: 70% das crianças de 8 anos já acessam a internet, e o número sobe para 97% aos 12 anos. Na região, 79% das meninas e meninos que acessam a rede já tiveram contato com ameaças cibernéticas como cyberbullying, conteúdos inadequados, assédio e vírus. Os dados são do estudo “Por que as crianças estão inseguras no ciberespaço“, do Boston Consulting Group (BCG). Para iniciar uma conversa sobre uso mais seguro da internet e prevenção de riscos nas Américas, a Rede Coração Solidário e o Centro Marista de Defesa da Infância promovem um webinar de lançamento do 14º vídeo da Campanha Defenda-se, Autodefensa y seguridad en línea, no dia 21 de novembro, às 11h.
A animação traz mensagens sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, grooming (prática em que adultos buscam estabelecer uma relação de confiança com as crianças e adolescentes a fim de manipular, chantagear e/ou ameaçar para conseguir favores sexuais), respeito à faixa etária indicada para redes sociais e a importância do brincar fora do ambiente virtual. A campanha Defenda-se é desenvolvida pelo Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), do Grupo Marista, e este vídeo teve a contribuição da Rede Coração Solidário na pesquisa, roteiro e desenvolvimento de personagens e cenários.
A versão dublada em português foi lançada no Brasil em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Campanha Defenda-se
A campanha Defenda-se foi criada em 2014 pelo Centro Marista de Defesa da Infância, com o objetivo de promover a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de vídeos educativos, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade.
As histórias apresentam situações em que os protagonistas têm condições reais de agir preventivamente para sua defesa, especialmente pelo reconhecimento de estratégias que dificultam a ação dos agressores.
A série tem 14 vídeos que abordam temas como sentimentos, conhecer o próprio corpo, privacidade, formas de carinho, direitos de crianças e adolescentes e como denunciar situações de violência. Para chegar ao maior número possível de crianças, os vídeos da campanha Defenda-se possuem versões em inglês, espanhol, audiodescrição e tradução para Libras.
A campanha também tem conteúdos para adultos, como um vídeo sobre a Lei do Depoimento Especial e Escuta Especializada, nº 13.431/2017, um jogo de cartas sobre Revelação Espontânea e ebooks com subsídios sobre o novo vídeo. Todas as produções estão disponíveis no site defenda-se.com
Webinar Autodefensa y seguridad en línea
21 de novembro
11h (horário de Brasília)
Transmissão ao vivo em:
YouTube Maristas Chile – https://bit.ly/3swvx0a
Facebook Provincia Marista Santa María de los Andes – https://bit.ly/3f8qa4a
Facebook Región Arco Norte Marista – https://bit.ly/3U6KYIh
Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância
O Centro Marista de Defesa da Infância, do Grupo Marista, atua há 11 anos na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento da sociedade civil, da qualificação de políticas públicas e do controle social. Desenvolvemos campanhas e assessoramento sobre o enfrentamento à violência sexual e outros temas referentes aos direitos humanos, como a participação infanto-juvenil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atuamos também no monitoramento de dados e do orçamento público do estado do Paraná e promovemos ações de incidência política em articulação com governos, redes, fóruns, comissões e conselhos de Direito. Saiba mais em centrodedefesa.org.br