De 26 a 29 de abril, será realizada a X Assembleia da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior (IES), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS). O evento – que tem como temática Inovação, Desenvolvimento e Transformação prevê a participação de representantes do Governo-Geral do Instituto Marista. Bem como das lideranças de 27 instituições de ensino superior maristas do mundo. 

Inovação e trabalho conjunto 

A saber, a Assembleia é a maior instância de decisão e encaminhamentos de projetos entre as IES. Nesta edição, a programação contará com apresentações sobre o trabalho desenvolvido pelo Comitê Executivo desde o último encontro presencial, realizado em 2019, em Lima, no Peru. 

Além disso, as discussões contarão com a assessoria de Josep Miquel Piqué, presidente do La Salle Technova Innovation Park, em Barcelona, e da Rede Catalã de Parques Científicos (XPCAT).

Diálogos possíveis

Dando continuidade a uma caminhada iniciada em 2004, a X Assembleia tem como principais objetivos refletir sobre o contexto da Inovação na perspectiva da Educação Superior Marista, aprofundar e aprovar o Plano estratégico da Rede, construir e aprovar o modelo operativo da Rede e, por fim, compartilhar boas práticas. 

Para o Irmão Manuir Mentges, Presidente do Comitê Executivo da Rede, o evento é uma oportunidade de refletir temáticas comuns à educação marista no Ensino Superior. “Ao refletir e aprofundar seu propósito, que é a Inovação, o desenvolvimento e a transformação no contexto das IES Maristas, o encontro visa discutir e aprovar seu plano estratégico e sua estrutura de organização”, afirma. 

“Será também um momento de partilha de boas práticas, de aproximação e de validação de projetos que podem nos conectar em níveis local e global, fomentando a internacionalização e articulação em rede”, explica o Ir. Manuir.

Sobre a Rede Marista Internacional de IES 

A Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior (IES) consiste na união de, atualmente, 27 instituições que em sintonia com as premissas da Administração Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, em Roma, buscam criar conexões de sinergia e atuação em seus espaços de missão. 

Com fundação em 2004, essa rede tem como finalidade criar oportunidades de parcerias, formação e projetos em conjunto. E, dessa forma, potencializar a atuação no ensino superior em mais de 10 países. 

Saiba mais sobre a Rede aqui.