Pastoral Juvenil Marista

Jovens de todo o Brasil Marista participam da PJM

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) tem por objetivo promover a formação de adolescentes e jovens éticos, justos e solidários, inspirados em uma espiritualidade cristã, para exercerem seu protagonismo visando a transformação da sociedade. Este processo se desenvolve por meio de uma vivência comunitária, do cultivo da espiritualidade, do fortalecimento da autonomia e do aprofundamento do Carisma Marista.

O atual modelo da PJM inspirou-se em outras iniciativas de evangelização da juventude no Brasil Marista. Entre elas, estiveram o Movimento Eda/REMAR e o Projeto Gamar. A partir de 2002, o Brasil Marista iniciou um movimento de reorganização. Nasce, assim, a Pastoral Juvenil Marista na Província Centro-Sul, em 25 de agosto de 2005. E ao longo destes 15 anos, muitas foram as mãos, mentes e corações que contribuíram para nossa trajetória.

Em seu processo formativo apresenta lugares, símbolos e valores que condizem com o momento de vida do adolescente e jovem, atrelado por uma vivência mística da história de Jesus Cristo e de Marcelino Champagnat. Hoje, são mais de quatro mil adolescentes e jovens que tiveram suas vidas transformada a partir das experiências na PJM.

Educação na Fé

Na PJM, a educação na fé se dá num processo dinâmico e integral, um itinerário que o próprio adolescente e jovem devem percorrer. O processo, também considerado caminho de amadurecimento na fé, não é algo que acontece de maneira automática. Pelo contrário, tem um início e supõe um percurso. Nem o ser humano e nem os grupos nascem prontos. Eles exigem um longo caminho de formação.

O processo de educação na fé tem a originalidade e a autenticidade que surge do encontro e da descoberta de um Deus que se revela em Jesus, no ser humano e na natureza. Esse processo de formação integral torna possível ao adolescente e ao jovem viverem o projeto de Jesus, fazendo que se transforme em um apóstolo de outros indivíduos. E que se comprometa, como cristão, na construção de uma sociedade mais justa, ética e solidária, sinal da civilização do amor.

A Mística da Pastoral Juvenil Marista

Pastoral Juvenil Marista

Jovem da PJM

Podemos dizer que a mística propõe um itinerário para a vivência da espiritualidade. Não nasce de nós, nem se destina somente a nós. Ela é resultado do relacionamento com o Espírito de Deus, que habita o mundo, e pode ser experimentada em espaços onde esse Espírito se manifesta: no quarto, nas montanhas, no deserto, na praia, em um livro, em alguma igreja, na comunidade, na eucaristia, em uma visita a doentes ou necessitados. Entretanto, é necessário que se seja capaz e suficientemente atento para ver e perceber, em quaisquer desses lugares, o Espírito que deseja dar-me mais vida (Sab 1,6-7).

Quando se fala da mística, trata-se da alegria e vibração que há na descoberta e no aprofundamento da fé no seguimento de Jesus.

A mística não é somente algo racional, mas, antes, algo que alegra o coração sem deixar de ter, também, a sua lógica, experiencial, relacional e simbólica. É vibrante, carregada de sentido. Assim como se alimenta na fé, na esperança e no amor aos outros, ela se torna uma distribuidora de amor, de esperança e de fé, pois a mística favorece estas sínteses essenciais: de corpo e racionalidade; sonho e compromisso; ética e estética; o “eu” e o “outro”. Uma pessoa tem mística quando é vaso cheio que transborda o tesouro que carrega em si.

Atividades formativas da PJM

Pastoral Juvenil Marista

Reflexão e descoberta de si

A partir deste encontro com a fé, a Pastoral Juvenil Marista desenvolve várias atividades provinciais de formação e vivência. Elas fazem parte do itinerário de amadurecimento da fé e do Carisma Marista na vida de cada participante. E são organizadas em diversos formatos (acampamentos, retiros, missões, cursos e encontros), de acordo com a faixa etária do jovem.

Nesse percurso, temos cinco momentos: a descoberta de si, do caminho comunitário, do grupo, da questão social e do projeto de vida. Cada qual a sua maneira, esses pontos contribuem para o crescimento pessoal e coletivo e o amadurecimento da fé de cada adolescente e jovem.

Quer saber mais sobre a PJM e as atividades desenvolvidas? Acesse o e-book “Caminho da Educação e Amadurecimento na Fé – A mística da Pastoral Juvenil Marista”, disponível aqui.