Você sabia que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas? Imagine, então, se várias pessoas se mobilizarem para participar da campanha Sangue Marista, promovida pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS). A iniciativa teve início em agosto, como celebração do Dia do Marista, e segue até a última semana de setembro.

Durante a campanha, os Maristas de Champagnat são chamados a se colocarem a serviço do próximo, a partir do gesto solidário e de amor que é a doação de sangue. O doador ainda pode realizar seu cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Iniciativa

Dhiovana Conde, de 23 anos, integrante do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) e da Pastoral Juvenil Marista na PUCPR em Londrina, conta que a ideia de promover campanhas de doação de sangue surgiu há alguns anos entre os jovens, depois de uma Missão Solidária Marista (MSM). Inicialmente, o enfoque era ajudar a repor os estoques nos bancos de sangue por causa do período de Carnaval.

“O protagonismo do jovem voluntário é muito importante na sociedade. Eu acho que esse é o intuito das Missões promovidas pelo Grupo Marista e pela Província, elas ajudam muito os jovens a saírem da bolha onde eles vivem e emergirem em uma outra realidade, verem uma nova perspectiva. Muitos saem motivados a ajudar o próximo, a mudar o mundo e também mudam a si próprios”, conta Dhiovana.

Em 2019, a proposta é fortalecer e ampliar a ação iniciada pelos jovens, envolvendo todos os públicos do universo Marista: Irmãos, colaboradores, Leigos e Leigas, membros dos movimentos laicais (como o Laicato Jovem e o Movimento Champagnat da Família Marista) e alunos da PUCPR, bem como seus familiares, amigos, vizinhos e todos que se interessarem em participar.

“É interessante realizar esta campanha próximo do Dia do Marista porque ela ganha ainda mais sentido e pode se tornar uma tradição”, comenta Laura Ferraz, colaboradora da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

Como participar?

Para participar da campanha, basta procurar uma unidade do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). O órgão, que faz parte da Secretaria de Estado de Saúde, é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

Procure a unidade mais próxima e faça sua doação. Convide também amigos e familiares para realizarem este gesto. Na hora da doação informe o código 1059, que identifica a Campanha.

Se estiver fora do Paraná, procure o banco de sangue da sua cidade.

Para ser doador é preciso:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50Kg;
  • Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do Conselho Profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Os homens podem doar sangue a cada 60 dias, fazendo até quatro doações em um período de 12 meses. As mulheres podem doar a cada 90 dias, realizando até três doações por ano.

Registre esse importante momento e compartilhe uma foto nas redes sociais, incluindo na legenda a expressão #sanguemaristadoe para incentivar outras pessoas, e visite a página da campanha.

Doar sangue é um ato de amor e solidariedade. É um ato Marista.