Logo HMC
INTRANET NOSSA PROVÍNCIA

Província Marista Brasil Centro-Sul

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) foi formada no ano de 2002, quando houve a junção da Província de Santa Catarina e a Província de São Paulo. Esta mudança estrutural no Brasil Marista foi necessária, pois havia necessidade de buscar uma integração das obras educativas, de processos, ações e projetos, que geram conectividade e possibilitam resultados compartilhados.

Províncias que dão origem à PMBCS

A PMBCS é uma instituição que tem a sua estrutura administrativa voltada à animação dos Maristas de Champagnat na realização da obra educativa evangelizadora e à definição de conceitos, princípios e diretrizes alinhados ao Instituto Marista. Desta maneira frutifica-se uma visão clara e compartilhada da Missão Marista em toda a unidade administrativa e Frentes de Missão. Um dos temas prioritários de abordagem da organização é a defesa de direitos de crianças, adolescentes e jovens, pois acreditamos que eles são o nosso público preferencial.

É uma das premissas da PMBCS cuidar do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista, tornando-o presente na vida de Irmãos, Leigos, Leigas e Colaboradores desta unidade administrativa. Busca-se também estimular a vivência da Espiritualidade Marista e apresentar de maneira clara e objetiva as principais mensagens provenientes do Instituto Marista (Superior Geral e Conselho), da Igreja e de Organismos Eclesiais brasileiros.

Por fim, a PMBCS está dedicada a cumprir as demandas canônicas dos Irmãos Maristas, no que diz respeito à organização de suas vidas, aspectos administrativos e operacionais. Dedica-se também a acompanhar os processos formativos de Jovens Vocacionados e de Leigos e Leigas Maristas, estimulando a corresponsabilidade na Missão. Como Família Global, a PMBCS segue em frente contribuindo para realizar o sonho de Champagnat.

GALERIA DOS PROVINCIAIS

Ir. Egdio Luiz Setti 1958 - 1964 | 1980 - 1983
Ir. Waldomiro M Soares 1964 - 1968
Ir. Claudio Girardi 1968 - 1974
Ir Dario Bortoloni 1974 - 1980 | 1989 - 1995
Ir Davide Pedri 1983 - 1989
Ir. Carlos Wielganczuk 1995-2002
Ir. José Ruver 1964-1969
Ir. Avelino Spada 1970-1971 | 1976-1980
Ir. Aloísio Kuhn 1972-1975 | 1983-1988
Ir. Walmir A. Orsi 1981-1982
Ir. Pedro Zanella Maio 1982 – Dezembro 1982
Ir. Tercílio Sevegnani 1989-1994
Ir. Pedro Wolter 1995-2002
Ir. Bene 2017 - 2020
Ir. Joaquim Sperandio 2012 - 2014 | 2015 - 2017
Ir. Davide Pedri 2009 - 2011
Ir. Tercílio Sevegnani 2002 - 2008

VI CAPÍTULO PROVINCIAL

As Províncias do Instituto Marista realizam o Capítulo Provincial (de três em três anos) com a proposta de eleger novo Superior Provincial e Conselho Provincial, apreciar as conquistas do mandato anterior e definir as diretrizes específicas para desenvolvimento das obras Maristas para o próximo mandato trienal.

De 6 a 11 de dezembro de 2017, a Província Marista Brasil Centro-Sul realizou o VI Capítulo Provincial com a participação de mais de 100 Irmãos, Leigos, Leigas e Colaboradores. Este momento foi planejado e desenvolvido com uma metodologia que trouxe o olhar para o passado, presente e futuro da instituição. Ao redor de mesas de trabalho e sessões plenárias, os Irmãos capitulares e demais participantes definiram prioridades para o triênio da PMBCS, inspiradas no XXII Capítulo Geral. São elas:

Buscar a unidade, espiritualidade e espírito de comunhão de vocações Maristas específicas, por meio de espaços e experiências que incentivem a vivência corresponsável da identidade e da missão maristas, capazes de nos caracterizar como família carismática global.

Priorizar uma educação evangelizadora em espaços formativos e escolares formais e informais, permeada pela escuta, diálogo, sendo construtores de pontes, de promoção da dignidade humana, da proteção e defesa das infâncias, adolescências e juventudes, a partir dos seus protagonismos, empoderamentos e interlocuções como agentes de transformação.

Comprometer-se com a dimensão da cultura vocacional nas frentes de missão, revitalizando e ressignificando-a a partir dos contextos e desafios atuais, por meio da participação, do testemunho e da vivência da espiritualidade, fraternidade e vocação dos Maristas de Champagnat.

Realizar processos de gestão, de sustentabilidade e exercício da liderança servidora, inspirados nos princípios e valores institucionais maristas aliados à competência profissional e ética, sempre a serviço da missão.

GOVERNO PROVINCIAL

O Governo Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul é composto pelo Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira (designado pelo Governo Geral) e um grupo de Irmãos Conselheiros Provinciais. Eles são responsáveis pela animação espiritual e apostólica e administração da Província e a união entre os Irmãos e coordenação de suas atividades para que possam manter-se fiéis à Missão Marista.

Ir. Cezar Cavanus Conselheiro Provincial
Ir. Tiago Fedel Conselheiro Provincial
Ir. Tercílio Sevegnani Conselheiro Provincial
Ir. Délcio Afonso Balestrin Conselheiro Provincial
Ir. Rogério Mateucci Conselheiro Provincial
Ir. Vanderlei Siqueira Conselheiro Provincial