Bendita és tu, Maria, templo do Espírito, morada do Filho de Deus encarnado,
discípula e mãe ungida pelo Senhor Jesus. Amém”

 

Maria, a Boa Mãe

Maria, a Boa Mãe

Um caminho de amor a Deus e de serviço ao próximo. Um convite a cultivar a simplicidade e a transparência nas relações. A partir de seu exemplo, Maria, a Boa Mãe, nos ensina a aceitar a missão de Deus, a nos alegrarmos e reconhecer com gratidão as maravilhas que Ele faz em nós. É também pela Mãe que aprendemos a escutar, meditar e interceder com base nos acontecimentos que nos cercam. E por isso, reconhecemos em Maria os traços de nossa identidade espiritual Marista.

O relacionamento de Marcelino Champagnat com a Santíssima Virgem foi marcado por profunda afeição e confiança. O lema “Tudo a Jesus por Maria; tudo a Maria para Jesus”, atribuído a ele, revela este relacionamento e dedicação para com Ela, que diariamente, nos convida a construir comunidades por meio da oração constante, como no Cenáculo, e calorosas, como em Nazaré. Do jeito de Maria, somos membros de uma Igreja-comunhão, estabelecendo relações mais fraternas do que hierárquicas.

Reconhecendo essas características, Boa Mãe foi o título que Champagnat deu à Nossa Senhora, em suas conversas com os Irmãos Maristas. Em seu quarto, Marcelino colocou uma estátua da Virgem no gesto carinhoso de acalentar nos braços o Menino Jesus. Adormecido e com um dedo na boca, Ele nos relembra da presença amorosa de Deus em nossas vidas. Esta estátua está cuidadosamente conservada pelo seu valor histórico e sentimental. Encontra-se, atualmente, na Casa Geral dos Irmãos Maristas, em Roma, na capela da comunidade dos Irmãos do Conselho Geral.

Seguir Jesus Cristo do jeito de Maria, a Boa Mãe

A presença de Maria marca não apenas o nome do nosso Instituto, mas o jeito Marista de viver e realizar a Missão. Desde a fundação das primeiras comunidades, Champagnat nos ensinou a tornar realidade o espírito de família. E aprendemos, com a Boa Mãe, a desenvolver as características de afeição e ternura em nossas relações. Assim, devemos nos espelhar no amor, perdão, apoio, alegria e esquecimento de si em favor do outro.

Como nos traz o Salmo 130: “Senhor, meu coração não é arrogante, / Nem soberbo é o meu olhar… / Como criança no colo de sua mãe, / Como criança, assim está a minha alma”. Esta passagem expressa a confiança do salmista na proteção do Senhor, nos lembrando do cuidado da Mãe por seu filho.

Dessa maneira, nos empenhamos em tornar Jesus Cristo conhecido e amado, assim como fez Maria, considerada a Primeira Discípula. Temos na Santíssima Virgem uma Irmã na Fé, pois, assim como Ela, estamos abertos a ação de Deus em nossas vidas. Apesar das dúvidas e medos, aceitamos o convite para levar os valores cristãos a todas as pessoas. E vamos ao encontro dos jovens onde estiverem, tendo na Mãe um exemplo de caminho de amor a Deus e de serviço ao próximo.

Estamos convencidos de que seguir Jesus do jeito de Maria, a Boa Mãe, é um modo privilegiado de viver. É, também, a forma como entendemos a essência do Carisma Marista, fundando, assim, nossa relação com a espiritualidade. E assim criamos, com nossos alunos, comunidade e Irmãos, um relacionamento inspirado no convívio amoroso do aconchego familiar. Ela nos ensina a estar próximos das crianças e jovens, proclamando de maneira corajosa a preferência de Deus pelos pequenos. Essa vivência é demonstrada em reflexos do caráter e valores Daquela em quem nos inspiramos e buscamos ser.

Espiritualidade fluindo como Correntes de Água Viva

A espiritualidade constrói o modo como compreendemos o mundo, as pessoas, Deus e como nos relacionamos com eles. Inspirado pelo exemplo da Boa Mãe, Champagnat cultivou o amor à Santíssima Virgem como caminho para centrar o coração em Jesus. E transformado pelo seu encontro com a fé, ensinou muitos a anunciar as Boas Novas, especialmente às crianças e jovens marginalizados.

Você poderá conhecer mais sobre espiritualidade Apostólica e Marial no livro “Água da Rocha – Espiritualidade Marista fluindo da tradição de Marcelino Champagnat”, disponível neste link. Você também poderá ampliar sua compreensão e devoção a Maria por meio da coletânea Maria, mulher e seguidora, organizada pelo Irmão Afonso Murad. Ela é formada por 33 artigos – disponibilizadas em primeira, segunda e terceira partes.