Logo HMC
INTRANET NOSSA PROVÍNCIA

Voluntariado Marista

Voluntariado Marista

Voluntariado Marista

Colocar o coração e a ação junto daqueles que mais precisam, que estão nas fronteiras e periferias. Empregar nossos conhecimentos e estruturas para promover a justiça e a construção do Reino de Deus. Em suma, “ver o mundo com os olhos das crianças e jovens pobres”. Esse é o convite que a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) faz a todos, para responder aos apelos da missão Marista no mundo.

E uma das maneiras de atender a esse chamado é por meio do Voluntariado Marista.

A face de Champagnat

Inspirado pelo amor de Jesus ao próximo, a exemplo de Maria, São Marcelino Champagnat  deu início a uma obra de transformação social a partir da educação. Atento às necessidades dos pequeninos de seu tempo, fundou o Instituto Marista e logo compreendeu que era preciso anunciar a Boa Nova do Evangelho para cada vez mais pessoas e convidá-las a contribuir nessa grande missão, de diversas maneiras, incluindo as ações voluntárias.

Hoje, os voluntários Maristas são Irmãos e Leigos que oferecem seu tempo e seu serviço em um dos 80 países onde os Maristas desenvolvem sua missão, fundamentados nos valores de solidariedade, compaixão, acolhimento das diferenças e disposição para servir.

Uma formação para a solidariedade

Desde 2005, a Província já realizou ações voluntárias em 48 lugares, que contaram com o envolvimento de mais de dois mil jovens. A maior parte deles participou de uma iniciativa chamada Missão Solidária Marista, realizada em três etapas que compõem o Itinerário de Educação para a Solidariedade.

A partir dessa experiência, que até então era direcionada à Pastoral Juvenil Marista e universitários, a PMBCS desenvolveu o atual programa Voluntariado Marista, que tem o intuito de acolher jovens, religiosos, colaboradores e Leigos dispostos a ser presença significativa, vivenciando experiências únicas de colaboração e aprendizado junto com os outros.

Conheça o itinerário

Contato