Voluntariado Marista

Voluntariado Marista

Voluntariado Marista

O Voluntariado Marista tem por objetivo

1) Educar para a solidariedade;

2) Compreender o contexto em que se está inserido;

3) Voluntariar para a sociedade;

4) Responder aos apelos da Doutrina Social da Igreja;

5) Promover a missão Marista em  territórios/comunidades em situação de vulnerabilidade social. 

 Acreditamos que o Voluntariado atende aos anseios do Instituto Marista e da Igreja e possibilita o pensamento e a ação em uma sociedade mais justa, humana e fraterna. 

>>> Acesse aqui o documento sobre a Ação Marista de Voluntariado

Encarar desafios, construir pontes e atuar pela transformação social

O Voluntariado Marista é um instrumento eficaz para construir a cultura do encontro entre nações e povos; é uma ferramenta poderosa para partilhar conhecimentos, habilidades e valores, contribuindo significativamente para a diminuição da pobreza. Todas as partes envolvidas (quem envia para a missão, quem recebe e o próprio voluntário) estão conectadas e orientadas, com funções e acordos bem definidos. 

Como Maristas, com abertura e simplicidade, estamos disponíveis em nível local ou global, transcendendo fronteiras geográficas ou provinciais; conhecemos o mundo em contínua transformação e confrontamos os desafios atuais; abandonamos a cultura do ‘ego’ e promovemos a cultura dos ‘ecos’, diminuindo o escândalo da indiferença e as desigualdades sociais; somos agentes de mudança, construtores de pontes, mensageiros de paz, comprometidos com a transformação da vida e das realidades imediatas em que estamos inseridos; não temos medo de assumir riscos para nos aproximar das periferias, em defesa dos mais pobres e vulneráveis. 

 O Voluntariado Marista traduz-se num conjunto de ações e iniciativas de interesse social e comunitário, realizadas de forma colaborativa e desinteressada; e está situado na ótica da disponibilidade para o serviço gratuito e generoso, seguindo o exemplo de Jesus de Nazaré: “eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). Jesus situa o serviço como compromisso com a promoção e a defesa da vida. Ele nos falou:’ “O filho do homem não veio para ser servido. Eu vim para servir e para dar a vida em favor de muitos” (Mc 10,45). 

O Voluntário e a Voluntária

De acordo com o Guia para o voluntário marista: “Voluntário, em sentido geral, é a pessoa que presta serviço não remunerado em uma instituição promotora, de forma livre, desinteressada e responsável, por um período determinado. No contexto Marista, o voluntariado contempla a vida em comunidade, com a possibilidade de fazer um caminho de crescimento na fé, e a experiência de missão propriamente dita. Nesse sentido, o voluntário Marista assume o Ser Marista (experiência de vida de comunidade) e o Fazer Marista (realização de uma missão).” 

Cada modalidade de Voluntariado Marista apresenta requisitos básicos para a participação. Porém, alguns pontos são comuns:

1) Livre iniciativa de participação do voluntário e voluntária;

2) Proximidade ao carisma marista: Ex-Aluno(a), Colaborador(a) – previsão de diálogo com a gestão –, Leigo(a), Irmão;

3) Assinar um termo de voluntariado. 

 

O Voluntariado Interprovincial tem critérios e observações específicas: 

1) Idade mínima de 22 anos;

2) participar do acompanhamento/ itinerário provincial;

3) Ter disponibilidade para o mínimo de 6 meses de experiência;

4) Em caso de interesse durante o curso superior, aguardar a conclusão;

5) Em caso de colaborador, ciência da licença sem remuneração;

6) Sinalizar interesse em Edital. 

Lembrar sempre que voluntariado não é uma fuga, nem uma solução ao projeto de vida. O Voluntario(a) deve buscar o melhor momento para experienciar.  

Modalidades do Voluntariado Marista

 

1.AÇÃO MARISTA DE VOLUNTARIADO 

Experiência  em nível local de curta duração (um ou dois dias), organizada pelas Unidades Maristas em territórios próximos, com parcerias da sociedade civil ou Igreja. Podem participar voluntários e voluntárias a partir dos 15 anos. A experiência tem por base o marco operativo da Ação Marista de Voluntariado, lançado pela PMBCS em 2022. 

2. MISSÃO SOLIDARIA MARISTA I 

Experiência  em nível provincial de curta duração  (uma semana), organizada pelas Frentes de Missão e a Organização Religiosa da PMBCS prioritariamente em território ao entorno de uma Marista Escola Social. Em grupo, podem participar voluntários e voluntárias a partir dos 17 anos, por até duas vezes. A experiência tem por base o marco operativo da Missão Solidária Marista que será lançado em breve.  

3. MISSÃO SOLIDARIA MARISTA II 

Experiência  em nível provincial de curta duração (uma semana ou mais), organizada pela Organização Religiosa da PMBCS em território de outra Província Marista. Em grupo, podem participar voluntários e voluntárias a partir dos 19 anos que tenham participado da MSM I. A experiência tem por base o marco operativo da Missão Solidária Marista que será lançado em breve.  

4. VOLUNTARIADO INTERPROVINCIAL 

Experiência  em nível interprovincial de média ou longa duração (mínimo de seis meses), articulada pela CMI em parceria com as províncias e distritos do mundo marista. Individualmente ou em dupla, podem participar voluntários e voluntárias que atendam aos requisitos do edital de cada experiência, além dos critérios estabelecidos no ponto 4. A experiência está em consonância com as diretrizes e direcionamentos do voluntariado marista em nível internacional. 

5. COMUNIDADES DE ACOLHIDA 

Experiência em que o Marista, comunidade religiosa e unidade, acolhe voluntários internacionais enviados por outras províncias e distritos maristas, acompanhada pela área de voluntariado da Organização Religiosa. A experiência está em consonância com as diretrizes e direcionamentos do voluntariado marista em nível internacional. 

6. OUTRAS INICIATIVAS 

Experiências locais promovidas pelas Frentes Maristas de missão, com duração e público definido de maneira particular, como o Voluntariado Marista da Área da Saúde, Incubadora de Voluntariado da PUCPR – Envolve e iniciativas locais das Escolas e Colégios Maristas. 

Acompanhamento

O acompanhamento dos voluntários e voluntárias será realizado pela área de Identidade Missão e Vocação ou pastoral de cada unidade, no caso das experiências de Ação Marista de Voluntariado e Missão Solidária Marista I, e pela área de Voluntariado da Organização Religiosa no caso da MSM II, Voluntariado Internacional e Comunidades de Acolhida. 

O acompanhamento dos voluntários e voluntárias será realizado: 

  • Pela Pastoral (IMV) da Unidade, no caso das experiências de Ação Marista de Voluntariado.  
  • Pela área de voluntariado da Organização Religiosa, no caso da MSM II, voluntariado internacional e comunidades de acolhida. 

 

“Hoje há muita necessidade de testemunhas de bondade, de ternura e de amor gratuito. Há necessidade de pessoas perseverantes, que enfrentam as dificuldades com espírito de unidade e colocando sempre na base de tudo a finalidade última, ou seja, o serviço ao próximo.” 

Papa Francisco, novembro de 2018. 

>>> Conheça aqui o Itinerário do Voluntariado Marista

Contato