Vocação

Vocação

Jovens durante a Missão Solidária Marista

Missão Solidária Marista

Nós, Maristas de Champagnat, acreditamos que Deus convida todos a participarem da vida trinitária, como discípulos e discípulas de Jesus. Cada um, de sua maneira, é capaz de contribuir e é importante para a construção do Reino de Deus. E, em especial, com a nossa obra educativa e evangelizadora.

Há muitas formas de se colocar a serviço desse propósito. A esses diversos caminhos de seguimento de Cristo, damos o nome de vocações. Ao acolher o chamado que Deus faz, cada pessoa tem a oportunidade de dedicar seus dons a um bem maior e de se realizar plenamente, seguindo sua própria vocação.

“Cada Irmão, Sacerdote e Leigo é chamado a viver uma vocação e realizar-se plenamente nela e como pessoa” (Diretrizes da Animação Vocacional, Umbrasil, p. 5).

Jovens unidos na Assembleia Provincial das Juventudes 2019

Assembleia Provincial de Juventudes

Vocação, sinal de Deus

É do nosso sim ao chamado divino para anunciar a Boa Nova que a vocação nasce. É no encontro e na intimidade com Jesus que a vocação cresce e se fortalece. É na oração e na reflexão proporcionada pelos textos sagrados que ela amadurece e se fundamenta. E é no amor que ela é colocada em prática e ganha o poder de transformar vidas e comunidades.

Toda pessoa que vive sua vocação, que a compreende como sinal de Deus e escolhe ser protagonista na concretização da missão, torna-se um farol de esperança para o mundo. Sua experiência de fé é motivo de alegria e entusiasmo, elementos essenciais para o anúncio e a proclamação da mensagem de Cristo.

“Não se tem uma vocação; a pessoa é vocação. Ao entrar no terreno do ser, a vocação engloba a totalidade da pessoa. Assim podemos entender que a busca da própria vocação coincide com a busca da felicidade, somente conhecida a partir da experiência do amor: experiência de amar e sentir-se amado por Deus e pelos demais” (Irmão Ernesto Sanchez, Superior Geral do Instituto Marista).

Encontro Provincial de Jovens do Vida Feliz

Jovens do Vida Feliz

Em torno da mesma mesa

Desde os primórdios do Instituto Marista, o Pe. Champagnat já sabia que a realização de seu sonho de melhorar o mundo por meio da educação só seria possível por meio da união dos talentos das diferentes vocações. O XXII Capítulo Geral reforça essa premissa de que devemos caminhar juntos, como uma família global. Por isso, a Missão Marista é compartilhada por Irmãos, Leigos, Leigas, colaboradores, jovens e voluntários Maristas.

Na comunhão e na corresponsabilidade do carisma Marista, Irmãos, Leigos e Leigas caminham lado a lado, reconhecendo a complementaridade de suas atuações. E é essa união de experiências e esforços que traz à luz o rosto mariano da Igreja, o jeito Marista de ser. 

Quando dizemos que estamos em torno da mesma mesa, remetemos ao significado da mesa da Eucaristia e também à mesa de La Valla, símbolo da história e da espiritualidade Marista que representa como compartilhamos o trabalho, a oração e a fraternidade. E como nos reunimos para celebrar a vida e as conquistas e para superar os desafios.

“Cristo nos reúne como Povo de Deus, iguais em dignidade e diferentes em nossos serviços e estados de vida. Todos, e cada um, trabalhamos na única e comum vinha do Senhor com carismas e com ministérios diferentes e complementares. Somos um povo de irmãos porque somos filhos do mesmo Pai” (Em torno da mesma mesa – A vocação dos Leigos Maristas, p. 25)

“Precisamos de Irmãos”

Primeiros Votos Religiosos do Ir. Rafael Fernandes

Profissão dos Primeiros Votos Religiosos

Consciente das carências da juventude e ciente dos numerosos pedidos vindos de muitos lugares diferentes, em seu tempo, Champagnat já afirmava: “Precisamos de irmãos”. Nos dias atuais, a necessidade de mais operários para a messe continua presente.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados a Deus, que seguem Jesus do jeito de Maria, que vivem em comunidade e se dedicam especialmente à educação das crianças e dos jovens, principalmente dos mais carentes. Atualmente, cerca de 2.800 Irmãos do Instituto Marista estão desempenhando suas ações, em 80 países dos cinco continentes. Partilham sua tarefa de maneira direta com mais de 72.000 leigos e atendem aproximadamente 654.000 crianças e jovens.

Na Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), contamos com a presença de 83 Irmãos Maristas, que são presença significativa na vida de crianças, adolescentes e jovens nas Frentes de Missão, centros administrativos, casas de formação, entre outras áreas. Eles são fundamentais para inspirar a vivência da espiritualidade Marial e Apostólica.

 

 

Encontro Provincial do MChFM - Leigos Maristas

Encontro Provincial do MChFM

Leigos Maristas

Acompanhando o movimento do Instituto Marista, a PMBCS tem contribuído para o desenvolvimento do Laicato Marista, que compreende cristãos e cristãs que atenderam ao chamado de Deus para viver o nosso carisma e a ele respondem a partir de seu estado de vida laical.

Hoje, mais de 500 Leigos e Leigas Maristas estão vinculados ao Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), ao Laicato Jovem e outros grupos, vivenciando e partilhando o carisma Marista em diversas esferas.

Outra porta de entrada do Laicato é o programa Voluntariado Marista, que contribui na missão com trabalhos humanitários e sociais. Nossa Província tem mais de 15 voluntários espalhados pelo mundo, exercendo esse papel. 

 

 

Voluntariado Marista

Voluntariado Marista

Finalidade de nossa vocação

Embora existam muitas formas de vivenciar a vocação Marista e dar continuidade à obra educativa de Champagnat, todas se unem em um mesmo ideal. “Tornar conhecido e amado Jesus Cristo, eis o fim de nossa vocação e o objetivo do Instituto”, já dizia nosso fundador.

SEJA UM IRMÃO MARISTA

ANIMAÇÃO VOCACIONAL
A Animação Vocacional é um processo contínuo na vida do Vocacionado e do Irmão Marista; desde os primeiros contatos com o Instituto Marista até o aprofundamento de sua atuação no contexto Marista. Trata-se do acompanhamento do projeto de vida do sujeito.

ETAPAS DA FORMAÇÃO

Em geral, o Irmão Marista realiza uma preparação de aproximadamente sete anos, recebendo formação humana, cristã, filosófica e teológica, além da prática pastoral. Confira abaixo as etapas que os vocacionados devem seguir:

NOSSOS IRMÃOS

Ir. Adilson Janovski
Ir. Adilson Suhr
Ir. Afonso Levis
Ir. João do Prado
Ir. Alberto Girardi
Ir. Albino Tecilla
Ir. Alison Humberto Furlan
Ir. Aloisio Kuhn
Ir. Anacleto Peruzzo
Ir. Antônio Martins Teles
Ir. Antônio Nicolau Esmanhotto
Ir. Avelino Spada
Ir. Benê Antônio Benedito de Oliveira
Ir. Carlos Wielganczuk
Ir. Cezar Cavanus
Ir. Claudio Girardi
Ir. Darci Luiz Kroth
Ir. Dario Bortolini
Ir. Darlan Santorum
Ir. Davide Pedri
Ir. Délcio Afonso Balestrin
Ir. Edicarlos Pereira Coelho
Ir. Edmundo Inacio Pina
Ir. Estevão Müller
Ir. Everaldo Francisco da Silva
Ir. Evilázio Tambosi
Ir. Francisco Fontana
Ir. Gilmar Aricini
Ir. Helio Kollet
Ir. Hermes Balena
Ir. Hildo Jose Ariotti
Ir. Hugo Depiné
Ir. Ivo Antonio Strobino
Ir. João Batista Pereira
Ir. João Carlos do Prado
Ir. Joaquim Sperandio
Ir. Jorge Gaio
Ir. José Aderlan Brandão Nascimento
Ir. Lauro Darós
Ir. Lauro Pazeto
Ir. Leomar D’Avila
Ir. Lino Alfonso Jungbluth
Ir. Luiz Adriano Ribeiro
Ir. Luiz Carlos Siena
Ir. Marcondes Bachmann
Ir. Miguel Fernandes Ribeiro
Ir. Murilo Bertoldi
Ir. Nerí Depaoli
Ir. Nilso Antonio Ronchi
Ir. Otalivio Sarturi
Ir. Paulo Antonio Forster Ramos
Ir. Pedrinho Tambosi
Ir. Pedro Aurélio Hinkelmann
Ir. Pedro Danilo Trainotti
Ir. Pedro João Wolter
Ir. Rafael Fagner Ferreira
Ir. Rafael Mendes dos Santos
Ir. Rogério Polimeni
Ir. Rogério Renato Mateucci
Ir. Ronaldo Luzzi
Ir. Roque Brugnara
Ir. Sadi Cella
Ir. Tercílio Sevegnani
Ir. Tiago Reus Barbosa Fedel
Ir. Valdir Gugiel
Ir. Valério Dellalibera
Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos
Ir. Virgilio Josué Balestro
Ir. Wilson Backes
Ir. Zeferino Zandonadi
Ir. Ilário Caresia
Ir. Bruno Marcondes
Ir. Carlos Henrique
Ir. Rafael Fernandes
Ir. Nathan Costa

SEJA UM LEIGO MARISTA

É possível contribuir com a Missão Marista se tornando um Leigo ou Leiga Marista. Trata-se de todo homem (exceto padres e religiosos) ou mulher que, partindo de um processo individual de discernimento, decide assumir o carisma Marista na sua vida e se sente corresponsável pela Missão herdada por Champagnat. O Leigo ou Leiga Marista também vivencia e contribui para resgatar e cultivar o patrimônio espiritual Marista em diversos contextos. O XXI Capítulo Geral propôs uma nova relação entre Irmãos, Leigos e Leigas, baseada na comunhão, buscando juntos maior vitalidade do carisma Marista para o mundo. Instituiu-se que os Maristas de Champagnat caminhassem juntos como Família Carismática Global para dar seguimento à Missão Marista. Alguns Leigos e Leigas são reconhecidos pelo Instituto Marista e mantém certos vínculos de pertença. São os Afiliados ao Instituto e os Fraternos do Movimento Champagnat da Família Marista. Há também os Leigos que se reúnem em Grupos Laicais e os jovens Maristas, ex- alunos de Colégios e Unidades Sociais que, ao se identificar com o carisma Marista, reúnem-se em Grupos de Laicato Jovem intitulado Carisma e Compromisso.

QUERO SER UM LEIGO MARISTA

AFILIADOS

O Instituto Marista envolve pessoas afiliadas que se participam da família religiosa Marista. O ato de afiliar-se situa-se numa relação de pertencimento à Congregação, legitimada por um diploma emitido por sua Administração Geral. A afiliação é concedida a homens e mulheres que se dedicaram, de maneira notável e prolongada, a apoiar a Missão e a vida do Instituto e que dão testemunho autêntico de vida cristã. Conheça os Afiliados provenientes da PMBCS:

Ir. Adilson Janovski
Ir. Adilson Suhr
Ir. Afonso Levis
Ir. João do Prado
Ir. Alberto Girardi
Ir. Albino Tecilla
Ir. Alison Humberto Furlan
Ir. Aloisio Kuhn
Ir. Anacleto Peruzzo
Ir. Antônio Martins Teles
Ir. Antônio Nicolau Esmanhotto
Ir. Avelino Spada
Ir. Benê Antônio Benedito de Oliveira
Ir. Carlos Wielganczuk
Ir. Cezar Cavanus
Ir. Claudio Girardi
Ir. Darci Luiz Kroth
Ir. Dario Bortolini
Ir. Darlan Santorum
Ir. Davide Pedri
Ir. Délcio Afonso Balestrin
Ir. Edicarlos Pereira Coelho
Ir. Edmundo Inacio Pina
Ir. Estevão Müller
Ir. Everaldo Francisco da Silva
Ir. Evilázio Tambosi
Ir. Francisco Fontana
Ir. Gilmar Aricini
Ir. Helio Kollet
Ir. Hermes Balena
Ir. Hildo Jose Ariotti
Ir. Hugo Depiné
Ir. Ivo Antonio Strobino
Ir. João Batista Pereira
Ir. João Carlos do Prado
Ir. Joaquim Sperandio
Ir. Jorge Gaio
Ir. José Aderlan Brandão Nascimento
Ir. Lauro Darós
Ir. Lauro Pazeto
Ir. Leomar D’Avila
Ir. Lino Alfonso Jungbluth
Ir. Luiz Adriano Ribeiro
Ir. Luiz Carlos Siena
Ir. Marcondes Bachmann
Ir. Miguel Fernandes Ribeiro
Ir. Murilo Bertoldi
Ir. Nerí Depaoli
Ir. Nilso Antonio Ronchi
Ir. Otalivio Sarturi
Ir. Paulo Antonio Forster Ramos
Ir. Pedrinho Tambosi
Ir. Pedro Aurélio Hinkelmann
Ir. Pedro Danilo Trainotti
Ir. Pedro João Wolter
Ir. Rafael Fagner Ferreira
Ir. Rafael Mendes dos Santos
Ir. Rogério Polimeni
Ir. Rogério Renato Mateucci
Ir. Ronaldo Luzzi
Ir. Roque Brugnara
Ir. Sadi Cella
Ir. Tercílio Sevegnani
Ir. Tiago Reus Barbosa Fedel
Ir. Valdir Gugiel
Ir. Valério Dellalibera
Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos
Ir. Virgilio Josué Balestro
Ir. Wilson Backes
Ir. Zeferino Zandonadi
Ir. Ilário Caresia
Ir. Bruno Marcondes
Ir. Carlos Henrique
Ir. Rafael Fernandes
Ir. Nathan Costa

MOVIMENTO CHAMPAGNAT
DA FAMÍLIA MARISTA

O Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) é um movimento de Leigos e Leigas reconhecido oficialmente pelo Instituto Marista, que reúne pessoas que são atraídas pela espiritualidade de Marcelino Champagnat. Neste movimento, filiados, jovens, pais de alunos, colaboradores, antigos alunos, amigos, aprofundam o espírito do fundador para dele viverem e difundi-lo.

A estrutura do MChFM consiste em reuniões mensais das Fraternidades (grupos do MCHFM) para partilhar a vida à luz do Evangelho e da espiritualidade de Champagnat. Cada grupo é autônomo, coordenado por um dos membros e assessorado por um Irmão Assessor, que representa a presença discreta e o exemplo de Champagnat. Sua dinâmica orienta-se por quatro pilares:

Oração – que une todos os membros a Deus e uns aos outros;
Reflexão – sobre a Palavra de Deus e temas de formação Marista;
Comunidade – a exemplo dos Irmãos, testemunhando a possibilidade de uma convivência fraternal;
Apostolado – seguir a prática da Missão Marista dentro da Fraternidade, na família, na vida profissional e na comunidade da paróquia da qual o membro do MChFM faça parte. Confira as Fraternidades do MChFM:

  • FRATERNIDADE CHAMA Ponta Grossa - PR
  • FRATERNIDADE BOA MÃE Ponta Grossa - PR
  • FRATERNIDADE FAMÍLIA DE NAZARÉ Cascavel - PR
  • FRATERNIDADE IR. MAURICIO MORETTI Itapejara D’Oeste - PR
  • FRATERNIDADE IR. MIGUEL TOUKACZ Itapejara D’Oeste - PR
  • FRATERNIDADE ADELINA CHIAPETTI Itapejara D’Oeste - PR
  • FRATERNIDADE ROSEY Maringá - PR
  • FRATERNIDADE VIVECHAMPA Londrina - PR
  • FRATERNIDADE LOREN Jaraguá do Sul - SC
  • FRATERNIDADE IPSULUM Florianópolis - SC
  • FRATERNIDADE SIT Ijuí - RS
  • FRATERNIDADE IPA Porto Alegre - RS
  • FRATERNIDADE B Passo Fundo - RS

MOVIMENTO CHAMPAGNAT
DA FAMÍLIA MARISTA

Os Grupos Laicais são compostos por pessoas que vivem o carisma Marista e decidem disseminar o jeito de ser Marista em suas relações profissionais, familiares e em outros grupos.

Enquanto o MChFM segue uma estrutura predeterminada nos encontros, os Grupos Laicais se reúnem e organizam as reuniões de maneira informal e de acordo com a disponibilidade de cada integrante. A partir da caminhada do grupo, são definidas as temáticas Maristas para reflexão e momentos formativos.

disponibilidade de cada integrante. A partir da caminhada do grupo, são definidas as temáticas Maristas para reflexão e momentos formativos.

Alguns grupos, além de se reunir para partilhar a vida e estudar as temáticas relacionadas ao Instituto, também promovem gestos concretos. Por exemplo, o grupo intitulado Perdidos na Neve, composto por colaboradores do Grupo Marista, reúne-se uma vez por mês e alterna as reuniões com visitas dominicais à Residência Marista São José, em São José dos Pinhais, para ter contato com os Irmãos Maristas idosos que residem naquela unidade.

  • LOREN IPSULUN São Paulo - SP
  • DOLOR SIT A MET Curitiba - PR
  • ANIM ID EST LABORUM Florianópolis - SC
  • CULPA QUI OFFICIA Porto Alegre - RS

PRAÇA DA VIDA MARISTA

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) possui um Plano Provincial do Laicato, intitulado Praça da Vida Marista. Trata- se de um mapa de itinerários possíveis para que as pessoas que se identificam com o carisma Marista possam caminhar, que prevê um lugar de encontro e acolhida no qual se celebra a tradição e se projeta o futuro de Irmãos, Leigos e Leigas, juntos na missão e no desenvolvimento do carisma Marista.

A Praça encontra-se inserida em uma realidade social, eclesial e institucional. A entrada na Praça dá-se por grupos e comunidades que se reúnem a partir do carisma Marista, tais como MChFM, Laicato Jovem e Grupos Laicais. Em toda sua extensão estão distribuídos os projetos e experiências formativas vivenciais, que podem ser acessados por todos os interessados em participar de um processo formativo rico de possibilidades e com diferentes níveis de aprofundamento e adesão. Existem na Praça os caminhos que as pessoas podem utilizar para fazer o itinerário vocacional, conforme as suas necessidades e especificidades.

VOLUNTÁRIOS PELO MUNDO

Os Maristas de Champagnat são convidados a responder com audácia às necessidades emergentes, convertendo o coração, sem medo de assumir riscos, para aproximar-se das periferias, em defesa de crianças e jovens pobres e vulneráveis. Alguns Irmãos, Leigos e Leigas Maristas tem dedicado suas vidas a esta causa, engajando-se em diversos programas e projetos ofertados pelo Instituto Marista e dinamizado por suas Províncias, Regiões ou Distritos.

VOLUNTARIADO NACIONAL E INTERNACIONAL

Tem como objetivo promover experiências de voluntariado para jovens, colaboradores (as), Irmãos, Leigos e Leigas no âmbito nacional e internacional, para o fortalecimento do compromisso solidário junto às causas humanitárias. Tem um período de atuação de no mínimo seis meses em âmbito nacional, e de um ano se internacional.

LA VALLA 200>

O programa La Valla 200> tem como objetivo formar Comunidades Internacionais de Irmãos, Leigos e Leigas de diferentes partes do mundo Marista. Juntos, num contexto intercultural, buscam ser uma significativa presença entre crianças e jovens em situação de vulnerabilidade; apresentam-se com disponibilidade global na atuação Marista e procuram viver intensamente a fraternidade, considerando a comunhão e a espiritualidade partilhada.

Para trabalhar com a Vocação dos futuros Maristas de Champagnat, a Província Marista Brasil Centro-Sul possui alguns projetos especiais que trabalham especialmente com vocação e projeto de vida.