Hoje, a Missão Marista é compartilhada entre Irmãos, Leigos, Leigas, Colaboradores, Jovens e Voluntários Maristas. Os Maristas de Champagnat são corresponsáveis pela obra educativa evangelizadora de Champagnat e fazem isso das mais variadas formas e vocações.

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) conta com a presença de mais de 90 Irmãos Maristas que todos os dias trabalham para ser presença significativa na vida de crianças, adolescentes e jovens nas Frentes de Missão, Centros Administrativos, Casas de Formação e outras áreas. Eles são fundamentais para inspirar a vivência da espiritualidade Marial e Apostólica.

Acompanhando o movimento do Instituto Marista, a PMBCS tem contribuído para o desenvolvimento do Laicato Marista. Hoje, mais de 500 Leigos e Leigas Maristas estão vinculados ao Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), à Grupos Laicais, ao Laicato Jovem e outros grupos, vivenciando e partilhando o Carisma Marista em diversas esferas.

Há também mais de 10 mil colaboradores que todos os dias dão a sua contribuição para a obra educativa Marista, com dedicação e cuidado nas Frentes de Missão, e mais de 15 voluntários espalhados pelo mundo, contribuindo na missão com trabalhos humanitários e sociais.