Espiritualidade, vida compartilhada e comprometimento com a missão: com as bases alicerçadas nestes três pilares, os integrantes do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) são Leigos e Leigas que ajudam a difundir o jeito Marista de ser em suas famílias e comunidades.
O MChFM é “um movimento como extensão do Instituto Marista, que reúne pessoas atraídas pela espiritualidade de Marcelino Champagnat. Nesse Movimento, filiados, jovens, pais, colaboradores, antigos alunos e amigos aprofundam o espírito do nosso Fundador, para dele, viverem e difundi-lo” (Constituições 164, 4).
Caminhos vocacionais que se complementam
O XXII Capítulo Geral convida todos nós a caminharmos juntos, religiosos e Leigos, como família global, respeitando e valorizando a diversidade do mundo. Na atuação das diferentes vocações em conjunto, unidas pelo espírito de Champagnat, a missão se enriquece e o alcance da prática aumenta, multiplicando ações e conquistas para um mundo melhor.
O MChFM conta com mais de 4 mil Leigos ao redor do planeta, que se reúnem em mais de 300 Fraternidades, que são pequenas comunidades geralmente compostas por 12 a 15 participantes. Cada Fraternidade é assessorada por um Irmão e um animador Leigo.
35 anos de atuação
Pode-se dizer que a semente de um movimento de Leigos foi plantada pelo próprio fundador do Instituto Marista, que desde o início de sua obra compreendeu que todas as vocações eram bem-vindas e necessárias para a concretização do carisma da congregação.
Em 1985, por meio da publicação de uma circular do Ir. Charles Howard, que exercia o cargo de Superior Geral do Instituto Marista, o Movimento Champagnat da Família Marista foi criado oficialmente. Com o passar dos anos, essa formação tornou-se a principal expressão laical do Instituto, completando 35 anos de atuação em 2020.
>>Clique aqui e acesse o Calendário Religioso Marista, que em 2020 homenageia os 35 anos do MChFM.
Na Província Marista Brasil Centro-Sul, existem 30 Fraternidades e mais dois grupos que estão se formando – tendo como sede provincial a Diretoria de Identidade, Missão e Vocação, em Curitiba (PR).
Caminho de uma experiência vocacional
Desde o despertar da vontade de contribuir com o carisma Marista até a associação ao MChFM, o Leigo percorre uma trajetória de aprofundamento da fé. Confira quais são as etapas e reflexões envolvidas neste processo:
Exemplo que inspira
Participar do Movimento é uma maneira de dizer sim à vocação laical, sendo discípulo de Jesus no estilo de Maria e dando continuidade à obra de Marcelino Champagnat. Confira o depoimento de Silvio Soares, contando como é fazer parte da Fraternidade em Curitiba, na Província Marista Brasil Centro-Sul.
Contato