Na última informação sobre “​Conhecendo a Rede Global Marista de Escolas” (https://bit.ly/3k9bmRf) foram divulgadas as bases sobre as quais a Rede está se desenvolvendo. Parte-se do objetivo de que ela contribua para o desenvolvimento, vitalidade e sustentabilidade da Missão Marista no âmbito escolar.

Uma vez que o Conselho Geral decide em 2021 avançar com o lançamento da Rede de Escolas, inicia-se um processo de cocriação, por meio de um planejamento de atividades colaborativas, coordenado pelo Secretariado de Educação e Evangelização.

A sequência dessa fase colaborativa, que permite sonhar juntos o projeto e organizar a rede a partir da criatividade coletiva, se estabelece em três momentos importantes.

No mês de maio de 2021, aconteceu um encontro, online, dos coordenadores de Educação de todas as regiões do Instituto.

No dia 27 de maio, se reuniram as regiões da Ásia, Oceania e África. Participaram 26 membros de 9 unidades administrativas e no dia 28 de maio, as regiões da Europa, América Sul e Arco Norte. Participaram 40 membros de 16 unidades administrativas.

A oficina teve a duração de 4 horas, em modo online, e o objetivo principal foi que os convidados começassem a sentir o projeto da rede, se apaixonassem por este sonho, e a sua experiência os levasse à participação nos seus ambientes de apostolado.

No final de agosto e início de setembro serão realizadas pré-cúpulas inter-regionais de líderes educacionais, nas quais, além dos coordenadores, participarão outros representantes da comunidade educativa: (Irmãos, diretores, professores, estudantes, pais …). Também acontecerão por regiões: no dia 26 de agosto, região da Ásia e Oceania, no dia 9 de setembro, Arco Norte e América Sul, e no dia 23 de setembro, Europa e África. Espera-se a presença que cerca de 1.100 participantes.

Na semana de 25 a 29 de outubro, haverá uma série de atividades que terão como objetivo divulgar, de forma massiva, o que pretende ser a Rede Global Marista de Escolas.

Para realizar este roteiro, optou-se por contar com a colaboração do Instituto Diálogos e Investigação Apreciativa (IDEIA).

A Investigação Apreciativa é uma metodologia de diálogo, encontro, desenho de propostas e alinhamento de visão, missão e ação. Ela carrega consigo as disciplinas de apreciar, investigar e planejar. Trata-se de partir das fortalezas descobertas e abrir novos horizontes, conectando-se com as aspirações individuais, congregacionais e coletivas. Criar sonhos comuns para passar a ver temas em que se desenham propostas e compromissos para impulsionar a rede.

 

 

 

 

 

 

______________

A Rede Global Marista de Escolas é um projeto do Conselho Geral em resposta ao apelo do XXII Capítulo geral que pediu que sejamos uma família global. Será um lugar de promoção para a missão marista que se desenvolve em mais de 600 escolas presentes em 80 países.

Em nome do Conselho Geral, o Secretariado de Educação e Evangelização, em colaboração com a Rede de Editoras Maristas, está organizando o lançamento da rede que acontecerá de 25 a 29 de outubro de 2021. Outras informações sobre a rede se encontram nesse link (https://champagnat.org/pt/missao-marista/escolas-maristas/).