Em 2020, a história da Pastoral Juvenil Marista (PJM) completa 15 anos. Data que, inegavelmente, é motivo de orgulho e celebração.
Ao celebrar a trajetória da PJM no Brasil, é preciso reconhecer a presença marcante de uma diversidade, vivenciada a partir da realidade de cada Província, suas unidades e contextos sociais distintos. Pensando nessa pluralidade, a UMBRASIL, em conjunto com as três Províncias do Brasil Marista, elaboraram as Diretrizes Nacionais da Pastoral Juvenil Marista.
Documento leve e acessível
Nas reflexões feitas junto ao Grupo de Trabalho envolvido nessa iniciativa, chegou-se à conclusão de que era importante a construção de um documento que conversasse tanto com os adolescentes e jovens da PJM, quanto com seus acompanhadores (animadores, articuladores, assessores, coordenadores e pastoralistas). Por isso, as Diretrizes foram elaboradas com uma linguagem acessível, leve e comunicativa, contemplando as realidades juvenis.
Para potencializar seu processo de divulgação, foi pensada uma programação extensa e formativa, possibilitando que as juventudes sigam conectadas por meio de lives, debates, cards, vídeos e tiktoks (vídeos curtos criados e compartilhados por meio de um aplicativo de mídia).
Nessa data marcante, que possamos nos debruçar sobre as Diretrizes e fazer memória dos caminhos feitos. Além disso, traçar novas rotas para que cada vez mais adolescentes e jovens possam ter seus corações transformados e tocados pelo amor ao Evangelho de Cristo e pelo carisma legado por São Marcelino Champagnat.
Acesse aqui o arquivo das Diretrizes Nacionais da PJM.
Sobre a Pastoral Juvenil Marista
A PJM promove a formação de adolescentes e jovens éticos, justos e solidários. Inspirados em uma espiritualidade cristã, eles são chamados para exercerem seu protagonismo, com o intuito de promover a transformação da sociedade. Esse processo se desenvolve por meio de uma vivência comunitária, do cultivo da espiritualidade, do fortalecimento da autonomia e do aprofundamento do carisma Marista.