Exemplo de líder profético e servidor, o Ir. Francisco Rivat, segundo Superior do Instituto Marista, foi a inspiração do quinto módulo do Curso de Liderança Profética e Servidora. O curso, voltado para gestores do Grupo Marista e da Organização Religiosa da PMBCS, contou com a presença de 50 participantes e foi realizado nos dias 18 e 19 no Capivari Ecoresort, em Campina Grande do Sul (PR).

O Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, ressaltou a importância que o Ir. Francisco teve para o Instituto. Mauricio Zanforlin, Superintendente do Grupo Marista, destacou que esse módulo fortalece a nossa identidade. “Estudar o Ir. Francisco, que possibilitou regras de avanço, trouxe um projeto de liderança para dentro do Instituto. São inspirações para que a gente possa seguir em nossa missão”, disse.

curso liderança profetica e servidoraPrimeiro dia

O foco do primeiro dia foi o autoconhecimento em Irmão Francisco e na experiência da liderança dele. Na parte da manhã, após a apresentação da Cátedra pelo Fabiano, foi conduzida a reflexão com textos do Irmão Francisco que se ligam ao autoconhecimento. De tarde, houve tempo pessoal de autoconhecimento, com perguntas para cada gestor refletir, e um segundo momento em duplas, para partilha dessas vivências.

O curso teve início com um momento de espiritualidade conduzido pelo Irmão Miguel Fernandes, que refletiu sobre a relação do Ir. Francisco Rivat com o fundador. Os gestores que estiveram nos lugares Maristas, na França, para o módulo internacional do curso, partilharam momentos marcantes dessa ocasião. O Ir. Rogério Mateucci ressaltou o legado marista que permanece vivo nos gestores Maristas e ficam evidentes especialmente em momentos como esse.

O Ir. Vanderlei Siqueira relatou a alegria de reencontrar os participantes do curso, que diante de tanta correria do dia a dia, dedicam um tempo para aprofundar os seus conhecimentos em identidade institucional. “Conhecendo nossa história, nosso patrimônio histórico e cultural, nós certamente vamos amar mais. Vamos desenvolver essa relação afetiva com esse sonho tão lindo do Padre Champagnat”, afirmou.

Fabiano Incerti, Pró-Reitor de Extensão, Missão e Vocação da PUCPR, na sequência, iniciou as atividades lembrando os trabalhos feitos pelo Ir. Francisco, que são estudados pelo Laboratório Ir. Francisco Rivat, vinculado à universidade. Fabiano ressaltou a importância de se manter acesa a chama de encontros como este. “O Ir. Francisco teve uma vida inspirada, uma vida dedicada ao carisma e a Missão. E é uma vida que nos apresenta a possibilidade de significado de uma liderança profética e servidora para o nosso tempo”, destacou.

Angelo Ricordi e João Fedel, especialistas de IMV da PMBCS, também conduziram este momento trazendo aspectos da liderança do Ir. Francisco e sobre como eles ajudam no autoconhecimento de cada um.

Durante a tarde, os participantes tiveram um momento de autoconhecimento e reflexão, com um momento de deserto. Sozinhos, todos puderam pensar melhor em suas vidas, por meio de textos do Ir. Francisco Rivat. Perguntas também orientaram a atividade para a reflexão sobre a liderança profética e servidora. Depois, houve uma partilha em grupos para fechar o dia de atividades, além de uma celebração eucarística.

Segundo dia

O foco do segundo dia esteve em Francisco como modelo de liderança profética e servidora. Após a exposição feita por Angelo, houve um tempo de conversa em grupos com a pergunta de fundo: Como Irmão Francisco qualifica a minha liderança profética e servidora?

O segundo dia de atividades iniciou com um momento de oração, conduzido pelo Ir. Ronaldo Luzzi. Na sequência, Angelo Ricordi trouxe a trajetória do Ir. Francisco Rivat, desde que ele assumiu o lugar do padre Champagnat, como Diretor Geral dos Irmãos.

Angelo ressaltou a gestão humanizada que o Ir. Francisco teve enquanto Superior do Instituto e a forma como encarou as dificuldades do período com coragem. “A gestão do Ir. Francisco esteve baseada em valores e na espiritualidade. Foi interessante mostrar para os líderes que as dificuldades e contextos muitas vezes dificultam a nossa gestão, mas ao mesmo tempo as qualificam”, afirmou.

Ao final do encontro, houve um momento de partilha sobre a trajetória do Ir. Francisco e como ele pode inspirar os gestores em suas atividades como líderes. Cintia Lapa, Diretora Adjunta Educacional da FTD Educação, afirmou que, neste quinto módulo, os líderes puderam se aprofundar nos manuscritos do Ir. Francisco e puderam perceber a importância e grandeza do trabalho dele no Instituto, como um líder profético e servidor.

No encerramento, os Irmãos presentes agradeceram a participação e dedicação de todos os gestores do Grupo Marista e da Organização Religiosa. Além disso, desejaram que os participantes seguissem comprometidos com a missão Marista e os valores ensinados por Marcelino Champagnat e o Ir. Francisco Rivat.

Curso de Liderança Profética e Servidora

O Curso de Liderança Profética e Servidora é um desdobramento do livro Vozes Maristas: ensaios sobre Liderança Profética e Servidora (disponível para download) e foi estabelecido em sintonia com o Planejamento Estratégico do Governo Geral do Instituto Marista.

O programa tem como objetivo qualificar a formação de lideranças, assim como o serviço das instituições em torno dos propósitos e dos valores maristas para que os líderes ajam em conformidade com aquilo que acreditam e professam.

O Curso de Liderança Profética e Servidora para a alta liderança do Grupo Marista e Organização Religiosa foi dividido em módulos. O primeiro, realizado entre os dias 27 e 29 de março de 2023, teve como tema “Liderança profética e servidora: contribuições para a prática marista”. O segundo, “Olhar além: agilidade e profundidade num mundo em transformação”. O terceiro abordou o tema “Bases maristas para a liderança profética e servidora” e o quarto versou sobre a “Tradição marista e a sabedoria ética e espiritual na liderança” e foi realizado em L’Hermitage, na França. O quinto módulo foi este de aprofundamento da liderança do Ir. Francisco Rivat.

Confira mais imagens do evento: