Leigos maristas participam da 42ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil. Evento teve como tema “Cristãos leigos e leigas, Testemunhas do Reino” e iluminação bíblica “Quanto a nós, não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). A Assembleia aconteceu entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Manaus, Amazonas. O leigo marista Eduardo Nikoden representou a PMBCS no evento como delegado. Ele é animador da Fraternidade Ir. Sylvestre, de Cascavel, Paraná, além de ser diretor do Marista Escola Social Champagnat. Junto a ele esteve Eder D’Artagnan, representando a PMBCN.

Eduardo relata que participar da Assembleia do CNLB foi viver na prática a Igreja em saída, pedida pelo Papa Francisco. Os leigos e leigas são protagonistas da Igreja Sinodal, convidados a sermos testemunhas de Cristo em cada espaço de atuação social.
“Foi um momento de revigorar o ânimo como cristão leigo, de situar o olhar para tantas realidades existentes e que necessitam de nosso profetismo, bem como, fortalecer nosso compromisso junto aos que mais precisam do nosso cuidado”.

Para Eduardo, o momento mais marcante do evento foi a participação na celebração de Corpus Christi, nas ruas de Manaus. Para ele foi um momento muito significativo e abençoado, com mais de 50 mil pessoas presentes.

Como resultado do evento, houve a produção da Carta aos cristãos leigos e leigas do Brasil. No documento, se ressalta o compromisso com a vida, os direitos humanos e o meio ambiente, tão afetado pela crise climática. Confira o texto completo aqui.