Entre os dias 9 e 12 de outubro, na casa mãe do Instituto Marista, em L’Hermitage, aconteceu o Encontro de Ecônomos do Instituto. Representaram a Província Marista Brasil Centro-Sul o Irmão Delcio Afonso Balestrin, diretor do Economato Provincial, e o gerente do Economato Everson Oliveira. O evento teve organização do Conselho Internacional de Assuntos Econômicos (CIAE). Estiveram presentes 63 participantes, entre eles os membros do Conselho Geral, os Irmãos Luis Carlos Gutiérrez e Ben Consigli. Do Economato Geral, junto com a equipe do CIAE, estiveram Ir. Jorge Gaio, Goyo Linacero e Flavia Angi.

Inspirados por Champagnat

“Este encontro é um momento importante para aprofundar nos caminhos percorridos por Champagnat”, afirma o Ir. Jorge Gaio, ecônomo geral do Instituto. E, em referência ao local do encontro e sua construção há 200 anos, acrescenta: “Não se trata apenas de um edifício físico, mas de toda a mística e fraternidade gerada no processo, que marca esse momento histórico e o futuro do Instituto”.

Everson Oliveira, gerente do Economato da PMBCS, afirma que o encontro proporcionou “fazer as reflexões em grupo, de como sermos sustentáveis em todos os sentidos (econômico, ambiental, missão etc.), apoiados em lideranças estratégicas e servidoras. Sendo inovadores nas nossas atividades, no mundo atual”, conclui.

Os objetivos do encontro são:

Aprofundar a experiência espiritual que Champagnat viveu de La Valla a L’Hermitage e nutrir-se dela.

Promover a reflexão sobre a viabilidade e a vitalidade da missão marista nos diversos níveis do Instituto.

Refletir e motivar uma liderança estratégica e servidora que promova a vitalidade e a profissionalização em todas as áreas da missão, garantindo a continuidade do Instituto.

Refletir e dialogar sobre as realidades emergentes do Instituto, a fim de estabelecer horizontes para o futuro.

Compartilhar experiências e processos que contribuam para o desenvolvimento das realidades existentes nas unidades administrativas, de modo a enriquecerem-se mutuamente.

Promover a articulação com as iniciativas estratégicas do Economato Geral, a fim de alcançar maior eficácia em todos os níveis do Instituto.

 

O evento

No primeiro dia, o Ir. Luis Carlos Gutiérrez deu as boas vindas a todos, destacando a importância de lembrar as raízes maristas ao enfrentar desafios atuais e futuros. O foco da reunião foi a liderança serviçal e a necessidade de lidar com as mudanças emergentes no instituto e no mundo. O Ecônomo Geral, Ir. Jorge Gaio, também enfatizou esses conceitos. Além disso, o Ir. Michael Green apresentou a história Marista e como São Marcelino abordou questões econômicas e financeiras, destacando os conceitos de risco e prudência em sua abordagem.

Segundo dia

Em seguida, durante o segundo dia, o tema foi Sustentabilidade da Missão. Houve uma oração inicial conduzida pelo Ir. José Sánchez, seguida por uma revisão do que aconteceu no primeiro dia e discussões sobre as experiências compartilhadas. Logo depois, o Ecônomo Geral, Ir. Jorge Gaio, apresentou vídeos sobre as mudanças no mercado mundial, incentivando os participantes a identificar aspectos que sustentam a viabilidade das empresas. A Matriz de Recursos e Missão foi explorada pelo Ir. Gregorio Linacero, com ênfase na vitalidade e viabilidade das unidades administrativas. Os participantes também identificaram elementos que promovem ou dificultam a sustentabilidade. Na tarde, o foco foi compartilhar boas práticas em várias áreas relacionadas à economia, como finanças, governança, planejamento estratégico, estruturas civis e canônicas, gestão de imóveis e gestão de crises.

Terceiro dia

No terceiro dia do Encontro Internacional de Ecônomos Maristas, o tema principal foi “Liderança Estratégica e Servidora”. O Ir. Ben Consigli, Conselheiro Geral, destacou a história do Instituto e como os líderes ao longo do tempo enfrentaram desafios e crises. Além disso, ele enfatizou as características essenciais da liderança em situações críticas, como compreensão, resiliência, engenhosidade, esperança e doação aos outros.

 

A saber, a liderança nas funções econômica e financeira foi discutida, enfatizando o serviço ao carisma, a missão e a boa administração. Características da liderança servidora, como escuta, empatia, compaixão, consciência e capacidade de persuasão, foram ressaltadas.

 

Ademais, foi fornecido um questionário para os participantes avaliarem sua posição em relação à liderança servidora, incentivando-os a compartilhá-lo com colegas. A importância da liderança estratégica também foi destacada, com ênfase na visão coletiva, transparência e capacidade de enfrentar desafios.

 

A seguir, na parte da tarde, os irmãos Jorge Gaio e Goyo Linacero, da Economato Geral, apresentaram iniciativas em andamento em diferentes áreas. Do mesmo modo, a importância do planejamento de sucessão em todos os níveis da organização também foi abordada.

Região América Sul

No dia 13 de outubro, houve reuniões de cada região administrativa do Instituto com os respectivos economatos. Os representantes da PMBCS participaram da reunião da Região América Sul. Portanto, os temas tratados foram a avaliação da proposta do orçamento de 2024 da Região e uma breve análise do Encontro dos Economatos.

Confira um vídeo resumo do evento: