No dia 18 de abril, Maristas do mundo todo celebram os 25 anos da canonização de Marcelino Champagnat. PMBCS relembra em vídeo especial esse momento histórico. Depoimentos da época e entrevistas feitas atualmente contam o sentimento e a importância que o reconhecimento de Champagnat como santo tem para todos os Maristas.
Em depoimento para o material especial, o Irmão Guillermo Villarreal, Postulador Geral do Instituto, fala dos trabalhos e preparações que ocorreram para que as festividades da canonização de Champagnat acontecessem. Ele lembra que foi produzido um quadro, com um retrato de Champagnat, especialmente para a canonização. “Se convidou aos que puderam vir, para estar em Roma, na Praça São Pedro. Foram criados vários materiais e se reuniram na Casa Geral do Instituto muitos Irmãos e leigos do mundo todo”. Houve um festival Marista antes da canonização e também uma celebração após com os maristas presentes.
O Ir. Afonso Levis esteve presente em Roma e no Vaticano para a solenidade da canonização. Ele lembra o sentimento que permeava a todos os presentes, diante de um momento tão importante para o Instituto. Houve movimentos anteriores, pedindo que a Igreja reconhecesse Champagnat um santo da Igreja, para que em 1999 assim acontecesse a concretização dos pedidos. “Veio a notícia de que o milagre tinha sido aceito (terceiro milagre atribuído a Marcelino Champagnat), que seria canonizado. Foi uma exultação, uma euforia de todos os Irmãos. Um clima de alegria, um clima de entusiasmo, de abertura do coração para a gente acolher essa festa. E sobretudo o significado que ela tinha para todos nós”.
Confira abaixo o vídeo completo, com os depoimentos e a lembrança dos 25 anos da canonização de São Marcelino Champagnat: