Nos dias 24 e 25 de abril, ocorreu o primeiro módulo do Curso Liderança Profética e Servidora, em Curitiba (PR). O evento contou com a participação de 51 médias lideranças e 9 diretores das áreas corporativas do Grupo Marista, além de alguns Irmãos. A organização do evento é uma parceria entre o Grupo Marista e a Organização Religiosa da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

No XXII Capítulo Geral, os representantes do Instituto Marista refletiram sobre um novo estilo de liderança marista. Como desdobramento dessa reflexão, houve o lançamento de duas iniciativas. A primeira foi a publicação de “Vozes Maristas: ensaios sobre liderança profética e servidora”, cuja versão em português foi revisada, em 2022, pela equipe da Diretoria de Identidade Missão e Vocação (DIMV) e do Memorial Marista da Organização Religiosa da PMBCS. A segunda iniciativa, idealizada pelo Instituto Marista, e coordenado pela PUCRS, foi a disponibilização do “Programa de Formação de Líderes Maristas – Uma Liderança Servidora, Profética e Qualificada”, que reuniu participantes provenientes de diversas regiões Maristas.

Em 2023, o destaque foi a continuidade desse Programa, com a edição da formação em quatro módulos, levados a termo pelo Grupo Marista e OR. Lideranças de todas as unidades administrativas da Província participaram do curso, e puderam aprofundar, ainda mais, seus conhecimentos na temática. Em 2024, houve um movimento para a segunda edição do curso, agora com médias lideranças e diretores do corporativo do Grupo Marista.

Primeiro dia

Ir. Miguel Fernandes no Curso Liderança Profética e Servidora em CuritibaO dia começou com uma espiritualidade conduzida pelo Ir. Miguel Fernandes. Para a espiritualidade, o Irmão refletiu sobre três pessoas. A pessoa de Jesus, que veio para servir, acolhendo as pessoas. A pessoa de Maria, a primeira seguidora do próprio Cristo. E a pessoa de Champagnat, com uma devoção muito grande a Maria e confiança a Jesus.

O Irmão finaliza o momento de espiritualidade com a frase: “Ser um líder marista é estar a serviço da obra de Maria”.

Na sequência, os participantes puderam ouvir o Padre colombiano Rafael Solano, refletindo sobre o tema “Eles o reconheceram na partilha do pão: A presença de Jesus junto aos discípulos.

Para a reflexão, o padre utilizou como base o evangelho de Lucas, capítulo 24, cujo foco era “Emaús: um caminho ético a ser percorrido”.

“Foi uma experiência que partiu de um convite para falarmos sobre Emaús, como um caminho sempre novo. Emaús no espaço que nos conduza ao encontro com Cristo”, relata o padre.

Padre Rafael Solano no Curso Liderança Profética e Servidora em CuritibaA parte da tarde foi marcada pela participação de Adriano Cecatto, especialista do Memorial Marista, e de Josmari Pauzer, analista de Identidade e Missão.

Adriano abordou o tema: De La Valla a L’Hermitage: o patrimônio histórico e espiritual construído por Marcelino e os primeiros Irmãos.

“A minha contribuição no curso é trabalhar justamente o patrimônio histórico espiritual Marista, Marcelino Champagnat e os primeiros Irmãos. Vou tratar os principais desafios dessas lideranças. O que eles nos ensinam hoje no tocante a missão e os desafios que são encontrados hoje nas diferentes dimensões”, explica.

Já Josmari Pauzer falou sobre: Deu-nos o nome de Maria: uma espiritualidade encarnada e atenta aos sinais dos tempos.

“Eu fui convidada para falar um pouquinho da questão de Maria na liderança. Como é que Maria trabalha essa questão da liderança profética e servidora a partir da circular do Irmão Emili Turú de 2012”.

Segundo dia

O segundo dia começou novamente com uma espiritualidade. Logo, iniciou o Workshop sobre o Ir. Francisco Rivat e a missão de ser o 1º sucessor de Champagnat, com Angelo Ricordi, especialista em Identidade, Missão e Vocação da OR.

Angelo, em sua fala, trouxe três temas a serem abordados: quem foi o Ir. Francisco Rivat; sua gestão à frente do Instituto; e textos do Irmão sobre Liderança Servidora.

“Me convidaram para trabalhar a liderança de Francisco à frente do Instituto desde uma perspectiva profética e servidora e eu trago aqui para eles alguns resultados da gestão do Irmão Francisco. Mais do que resultados, eu trago um modo do Irmão entender a liderança profética e servidora”, explica Angelo.

O especialista ainda afirma que a vida de Francisco foi, de fato, um serviço a congregação. Sobretudo pelo esforço pessoal que ele fez e o esforço dele em conseguir a aprovação do Instituto Marista. 

Seguindo com a formação, Leandro Figueira, diretor de pessoas e cultura do Grupo Marista, discute sobre os fundamentos da Liderança Servidora e Profética. Assim, o diretor, falou sobre o tema Cultura Organizacional.  Ele trouxe os tópicos de: tomada de decisão; comunicação eficaz, líderes como embaixadores dos valores; reconhecimento e recompensa; e desenvolvimento de talentos.

“Para mim ser um líder servidor é servir sua equipe como ser humano íntegro. Servir é você cuidar do desenvolvimento do colaborador e dos aspectos da familiares, pois isso pode influenciar nas suas atividades. Ajudar em seu desenvolver e entender quais são as ambições. A parte profética é um pouco mais complexa na minha forma de ver, porque a gente logo pensa em adivinhar o futuro, e não é. É lidar com as questões do nosso dia a dia, além da nossa visão do ambiente. Olhar um pouco da questão da sociedade no nosso entorno e ser um líder que se conecte com essas questões do mundo e não só do trabalho”, explica.

Por fim, o curso encerrou com uma celebração na Capela Divina Misericórdia, no CMC, com a participação dos Irmãos Maristas.

Experiência

Para Tania Botemberger, coordenadora de Talentos e Diversidade do Grupo Marista, é um momento muito importante para conhecer mais sobre a história do Instituto.

“Podemos aplicar muitas coisas do curso com a nossa equipe, ainda mais agora conhecendo o Ir. Francisco, que levou essa missão depois de Champagnat. Agora vejo como é importante entender esses valores que foram criados e o quanto podemos na prática aproveitar isso para desenvolver as nossas equipes e obter os resultados esperados”, destaca.

Próximos módulos

O segundo módulo do curso Liderança Profética e Servidora, acontecerá no dia 27 de junho, na PUCPR, com o tema: “Contribuições para a prática Marista.

O terceiro e último módulo ficou para os dias 08 e 09 de outubro, com local a definir, junto ao tema, “Olhar além: agilidade e profundidade num mundo em transformação”.