No dia 16 de abril, Angelo Ricordi, Especialista de IMV da PMBCS, conduziu uma palestra sobre o tema da Espiritualidade do Coração para os Irmãos Animadores de Comunidade da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA).

 

A formação foi na Casa da Juventude Marista (CAJU), em Porto Alegre, e contou com a participação de 20 Irmãos Animadores.

O Curso

O Curso Espiritualidade do coração é um convite a revisitar às fontes da Espiritualidade Marista.

De acordo com Angelo Ricordi, o plano estratégico do Instituto Marista contemplou, entre as iniciativas para consolidar um Novo La Valla, a importância de se cultivar uma Espiritualidade do Coração. Essa, por meio de itinerários de espiritualidade e interioridade, surgiu com o objetivo de viver uma experiência integradora, a partir da tradição Marista.

Durante o curso, Angelo cita o reforço do Irmão Ernesto Sánchez na Circular Lares de Luz: “É importante reconhecer que, no tema espiritual, percorremos um caminho valioso no Instituto. Temos o pão de casa, rico e abundante, pão que nutriu e continuará nutrindo muitas gerações: as origens, a experiência da tradição, os traços da espiritualidade marista”.

O cardeal José Tolentino, também foi citado pelo especialista, sobre sua reflexão sobre a dimensão da espiritualidade: “Cada época deve reinventar para si um projeto de espiritualidade. Seguramente esse reinventar para si não significa descobrir do nada. Trata-se antes de reler, de encontrar uma nova hermenêutica, de arriscar uma nova síntese, de propor, partindo do ato de crer, mas também do ato de viver, uma nova gramática sapiencial”.

Objetivos

Ao longo dos mais de duzentos anos do Instituto, o tema da espiritualidade foi um eixo transversal da missão marista.

O objetivo desta conferência é realçar a importância do “retorno às fontes”, bem como de sua hermenêutica para a atualidade do que entendemos por espiritualidade marista em nosso tempo.

“Tentei demonstrar que todas as expressões utilizadas ao longo da história do Instituto para compreender a sua espiritualidade, tais como: “o espírito do Instituto”, “espiritualidade apostólica marista”, “espiritualidade do padre Champagnat” e, agora mais recentemente, “espiritualidade do coração”, são releituras históricas e contextualizadas que podem ser englobadas naquilo que denominamos espiritualidade marista”, explica Angelo.