Estão iniciados os preparativos para a Missão Solidária II, a ser realizada em 2024, entre 22 e 28 de janeiro na cidade de Paiçandu, Paraná. A experiência, organizada pela Província Marista Brasil Centro-Sul, através da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação, serve como uma experiência de aprofundamento para os voluntários e voluntárias Maristas que já têm uma trajetória e/ou uma certa adesão aos projetos de voluntariado em seus projetos de vida e faz parte do Itinerário de Voluntariado e Educação para a Solidariedade da PMBCS.

 

Está lançado o Edital de Inscrição e Seleção para o evento, que contém maiores informações aos interessados. As inscrições se encerraram no dia 24/10 e os selecionados serão informados por e-mail para maiores detalhes.

 

Essa experiência já ocorreu em territórios nas cidades de Curitiba/PR (2012), Dourados/MS (2012), Eldorado/SP (2013), Guaraqueçaba/PR (2015), Nova Andradina (2017) e São Bento (2019).

 

Objetivos da Missão Solidária Marista

 

Assim, as experiências Missões Solidárias Maristas  da PMBCS têm por objetivo proporcionar o voluntariado como uma experiência de educação para a solidariedade. Desse modo, com imersão em realidades sociais desafiadoras, a partir dos valores humanos, cristãos e Maristas, com os seguintes objetivos específicos:

 

  • Desenvolver a cultura do encontro, sobretudo com aqueles que se encontram nas periferias existenciais, por meio de uma relação recíproca e dialógica.
  • Incentivar a participação das juventudes em espaços de garantia de direitos, visando à efetividade das políticas públicas.
  • Possibilitar espaços educativos emancipatórios para todos os agentes envolvidos na Missão Solidária Marista.
  • Reconhecer o sujeito e seus direitos humanos fundamentais, segundo a Doutrina Social da Igreja, independentemente da classe social a que pertence.
  • Vivenciar a fé a partir de uma espiritualidade sociotransformadora, fomentando o protagonismo dos voluntários e das comunidades, a fim de colocar dons e conhecimentos a serviço.
  • Favorecer o despertar vocacional para que se descubram e desenvolvam como verdadeiros Maristas de Champagnat em missão.

 

Histórico

 

A saber, historicamente, essas experiências ocorrem no que hoje é o território da PMBCS desde 1983 e eram chamadas de Acampamento Missão até 2004, para os participantes do Movimento REMAR. Em 2005, com o nascimento da Pastoral Juvenil Marista, a experiência passou a ser chamada de Missão Solidária Marista. Portanto, o público prioritário dessa experiência provincial sempre foi formado por estudantes do Ensino Médio participantes da Pastoral e das Unidades de Educação Básica Maristas.