Na última sexta-feira, 23, ocorreu a reunião da etapa nacional em preparação ao lançamento da Rede Internacional de Pastoral Juvenil Marista. A ação, de maneira virtual, reuniu jovens de todo o país. Ela foi coordenada e conduzida em parceria e corresponsabilidade entre o Marista Brasil e a Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da Organização Religiosa. 

O evento teve uma apresentação do panorama da Rede de Pastoral Juvenil Marista e a relação dela com as realidades locais. 

 A Rede Internacional de PJM vem fortalecer o propósito de família carismática global, apelo gerado no último Capítulo Geral Marista. “A rede quer propor sinergia e cooperação entre as PJMs do mundo Marista. Ela quer possibilitar intercâmbio de projetos, materiais e experiências”, afirma Diogo Galline, coordenador de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS. Para que ela aconteça, é necessária a existência de uma organização local, provincial, nacional e regional. Todos contribuem para a construção dessa rede integrada. 

 

 

Partilha e discussões 

 

Na sequência das atividades houve um espaço para, divididos em grupos, os participantes discutirem temas relacionados a como integrar a realidade local, de cada unidade e grupo de PJM, com a realidade do mundo Marista. 

Para o grupo que se reuniu no Colégio Marista São José, no Rio de Janeiro, “A Rede da PJM vem como um espaço maior de vivências e partilhas, fortalecendo a caminhada e união. O que, para nós jovens, faz muito sentido e uma diferença muito grande. A rede vem como uma troca, proporcionando conhecer outros contextos e pessoas”. 

Os participantes da PJM de Jaraguá do Sul (SC) acreditam que a rede internacional será uma teia, que conecta os Maristas de todos os lugares. “A PJM é um lugar de amor sem fronteiras e a rede Marista vai se tornar muito maior, amando e educando cada vez mais”. 

Já para os jovens do Colégio Marista de Criciúma, o intercâmbio de diferentes locais e vivências será benéfico, já que “como jovens Maristas, passamos a entender outras realidades, formamos parceria e desenvolvemos ações conjuntas com o intuito de garantir o protagonismo juvenil”. 

 

Sequência de eventos 

 

As contribuições de todas as etapas desse itinerário celebrativo (local, nacional e regional) serão levadas para o lançamento oficial, em Portugal, pelos representantes de cada Província Marista. 

A saber, a etapa regional da Rede Internacional de PJM acontece no dia 28 de junho. A ação terá participação de representantes das províncias de toda a América (Região América Sul e Arco Norte). O lançamento da Rede Internacional de PJM está previsto para o dia 31 de julho, com um evento presencial em Lisboa, Portugal.