Entrelaça expande trabalhos e alcança todos os estabelecimentos do ensino municipal de Paiçandu.
O Projeto Entrelaça vem de forma focada ampliando seu alcance e sua missão em Paiçandu. Entre o mês de abril e início de maio foram retomados os Círculos Restaurativos de Construção de Paz nas escolas municipais e CMEIS. Inicialmente, realizou-se um encontro de planejamento com representantes da Fundação de Educação e as diretoras/ diretores dos espaços escolares.
Por conseguinte, a facilitação dos Círculos direto nos estabelecimentos de ensino, mobilizando crianças, representantes de famílias e equipes. A dinâmica neste ano acontecerá da seguinte forma: nas escolas municipais foram escolhidos de uma a duas turmas, nos CMEIs contará com a participação de representações de famílias e equipes. Em doze unidades ocorrerão bimestralmente, sendo que em cinco unidades ocorrerão mensalmente.
Indicadores de Impacto
Foram realizados vinte círculos restaurativos, sendo treze com alunos. Impactando desta forma trezentos e trinta crianças de 8 a 11 anos com o tema: Dialogando sobre sentimentos e emoções. Além de dois círculos com equipes das escolas, com a participação de quarenta pessoas, com o tema: Comunicação Não-Violenta: Fortalecendo vínculos. Foram também cinco encontros com representantes de famílias, com a participação de cinquenta famílias, tendo como o tema: A importância da afetividade nas relações pais e filhos e inteligência emocional.
Para Márcio Castilho, Articulador local “é muito satisfatório contar com a abertura das direções e equipes das escolas para com a proposta que vem envolvendo e atingindo cada dia mais pessoas”. De maneira especial, com os impactados diretos dos círculos: crianças e famílias. Márcio diz que sai de cada encontro com alegria pela contribuição e construção feita com as famílias e alunos. Essa contribuição se mostra “por meio do autocuidado, com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, fortalecimento de vínculos. Favorecendo acima de tudo a Cultura de Paz e do cuidado, elementos tão necessários para a convivência mais harmoniosa”, finaliza.
Atividades em Rede
De 20 a 30 de Maio, em parceria com a Dimensão Socio – Transformadora da Evangelização da Arquidiocese (organismo que integra as entidades e projetos ligadas a Igreja Católica em nível de Arquidiocese de Maringá – Entrelaça faz parte), Comissão Intersetorial da Criança e Adolescente (comissão que integra o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente de Paiçandu) com o suporte do Centro Marista de Defesa da Infância, promoverá dois momentos formativos para professores da rede estadual com o tema: ”Construindo ambientes seguros nos espaços escolares – Revelação Espontânea”. A atividade é alusiva a Campanha Maio Laranja: Prevenção e combate à Violência e Exploração Sexual Contra crianças e Adolescentes. Tendo como objetivo contribuir com as comunidades educativas na prevenção, conscientização por meio da informação contra o abuso sexual. Bem como difundir a Campanha Defenda-se e seus subsídios e materiais que tanto contribuem com essa temática.