Irmão Rogerio Mateucci foi nomeado, junto a outros Irmãos do mundo todo, para a Comissão Preparatória para o XXIII Capítulo Geral do Instituto Marista. Evento acontecerá em 2025 e terá ações preparatórias já em 2023.
Assim também, o Superior geral e seu Conselho nomearam, durante a sessão plenária de setembro, a Comissão preparatória do XXIII Capítulo geral. A comissão compõe-se pelos seguintes Irmãos: Ken McDonald, Coordenador – Conselheiro geral; John Hazelman, Star of the Sea; Jaime Comabella Callizo, Ibérica; Fortune Chakasara, África Austral; Anselmo Kim, East Asia, no MDA; Brian Poulin, Estados Unidos; Rogerio Mateucci, Brasil Centro-Sul; Juan Carlos Fuertes Mari, Secretário – Mediterrânea; Luis Carlos Gutiérrez Blanco, Vigário Geral; Ernesto Sánchez Barba, Superior Geral.
Os Estatutos do Capítulo Geral, aprovados pelo XXII Capítulo Geral em 19 de outubro de 2017, descrevem desta maneira o papel da Comissão:
Assim, dois anos antes da abertura do Capítulo Geral ordinário, o Irmão Superior Geral, com seu Conselho, designa uma Comissão Preparatória. Essa Comissão providencia tudo o que é necessário ao Capítulo, para que realize todas as suas atribuições, contidas nos artigos 102-107 das Constituições. A Comissão colabora com a Administração Geral com relação ao pessoal e todo o material que sejam necessários. Pode requerer do Conselho Geral a constituição de grupos pré-capitulares sobre diferentes tópicos. A Comissão, depois de consultar as unidades administrativas, preverá um plano geral para o desenrolar do Capítulo. Incluindo uma proposta de data para o seu término. Portanto, esse plano será submetido à Assembleia capitular para discussão e aprovação, nos primeiros dias do Capítulo Geral. (Atas do XXII Capítulo Geral, Página 99)
Participação no Capítulo Geral
O Irmão Rogerio Mateucci fala sobre a importância do Capítulo Geral e de poder fazer parte da Comissão Preparatória para o evento:
Podemos dizer que um Capítulo Geral na vida de uma Congregação é sempre um Pentecostes. E, nesse sentido, a Comissão Preparatória desempenha um papel significativo não apenas na organização e definição dos primeiros passos de trabalho e preparação desse momento significativo, mas, igualmente, na prontidão em ouvir a voz do Senhor por meio dos anseios das crianças e dos jovens e perceber, nos sinais dos tempos, os apelos do Espírito.
Se olharmos para os dois últimos Capítulos Gerais do Instituto, é possível constatar uma evolução nas metodologias de trabalho. Em 2009, uma mudança significativa foi proposta pela Comissão Preparatória e estabeleceu-se a dinâmica das “mesas de trabalho”, com ênfase em conversas fraternas, busca de discernimento e consenso nos processos decisórios. Em 2017, uma ênfase maior foi dada à dimensão contemplativa de nossa vida marista, influenciando, também, a conversação e o discernimento ao longo do Capítulo.
Talvez a grande contribuição dessa Comissão Preparatória, da qual tenho a honra de fazer parte, seja encontrar essa dinâmica que indicará para o Instituto os caminhos a trilhar para responder os desafios da missão. E não podemos nos esquecer da dimensão da sinodalidade, condição indispensável para sermos maristas.
Há, claro, em cada um de nós uma sensação de ansiedade pela importância do momento que iremos preparar; ao mesmo tempo, há um profundo sentimento de humildade, gratidão e alegria por podermos servir à missão marista. Nesse sentido, os membros da Comissão devem ser a voz e a expressão de todos os Maristas de Champagnat, que olham para o futuro com esperança e fé, buscando ecoar em nossas vidas a afirmação da Boa Mãe: “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome!” (Lc 1, 49).
A saber, a primeira reunião da Comissão ocorrerá na Casa Geral, de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2023. O XXIII Capítulo Geral ocorrerá em 2025.