Na cidade de Lisboa, em Portugal, acontece a Jornada Mundial da Juventude. Evento que reúne jovens do mundo inteiro em celebração, com a presença do Papa, entre os dias 1 e 6 de agosto. Os jovens da PMBCS participam da JMJ desde 2008, quando o evento aconteceu em Sydney, na Austrália. Para a edição de 2023, serão 23 pessoas da delegação provincial que estarão presentes.
As expectativas para o evento são as melhores. Para o representante da Comissão Provincial de Juventudes e do Marista Escola Social Ir. Rui, de Ribeirão Preto, Thierry Alves, em um evento dessa magnitude “não posso esperar menos que uma troca cultural e juvenil enorme. Estou muito ansioso em relação a isso, evidenciar características particulares das juventudes que formam esse mundão”, conclui.
Junto ao Papa
A oportunidade de estar próximo ao Papa Francisco também anima os jovens que irão para Lisboa. Uma chance incomum de estar perto do pontífice. Julia Lima, representante da Comissão Provincial de Juventudes e do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, vê o encontro como algo único e de muito aprendizado. “Poderei aprender muito com a sabedoria de um grande líder da Igreja como o Papa, uma figura tão intocável aos nossos olhos mas que se dispõe a estar cara a cara com os jovens, apoiando nossa causa”, afirma.
Grandes expectativas
Com a presença de milhões de jovens do mundo inteiro, a expectativa é alta para as experiências e partilhas que acontecem durante o evento com toda a juventude. Thierry espera vivenciar “justamente um evento pró-juventude, espero conseguir absorver através das experiências partilhadas”. Julia espera conhecer outros entusiastas da causa jovem e “descobrir o mundo, nossas semelhanças e diferenças e espero poder de fato, mesmo que entre milhares de jovens em meio a um evento gigante, me conectar com a presença de Deus”.
Ademais, em um evento de tanta importância, Julia e Thierry acreditam que estar na JMJ é representar e dar voz para eles e aqueles que representam através da Comissão Provincial de Juventudes. “É sem dúvida alguma um sonho realizado, não haveria oportunidade melhor de enxergar um propósito em minha vida, me sinto tocada e chamada por Deus na missão com os jovens Maristas”, conclui Julia. Thierry fala em “carregar a representatividade juvenil para todos aqueles que estão diariamente nessa causa comigo, amigos e parceiros de jornada escolar e profissional”, com muito orgulho de estar nesse momento importante acompanhado deles.