A fim de trocar experiências e conhecimentos, cerca de 160 Leigos e Leigas de todas as regiões do Brasil participaram da 40ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Entre eles, quatro Maristas de Champagnat.
O tema do encontro foi: “Sinodalidade e Missão: cristãos leigos e leigas em saída para as periferias”. Para tal, a programação incluiu momentos formativos e de partilha de depoimentos.
A saber, a Assembleia foi realizada de 16 a 19 de junho de 2022, na Casa de Retiro Oásis, em São Luís, no Maranhão.
Maristas de Champagnat em saída
Eduardo Nikodem, da Fraternidade Ir. Sylvestre, do Movimento Champagnat da Família Marista de Cascavel (PR), representou a Província Marista Brasil Centro-Sul. Ele atua como assessor de pastoral no Colégio Marista de sua cidade.
Edison Carlos Jardim de Oliveira, da Fraternidade Ir. Firmino, de Porto Alegre (RS), foi o participante da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. E Esmeraldina Laurinda da Silva, do Grupo de Vida Laical Marista de Palmas (TO), representou a Província Marista Brasil Centro-Norte.
Além disso, eles contaram com a companhia do Ir. Ivonir Imperatori, da Umbrasil.
Testemunhos
Em suma, o trabalho desses dias foi desenvolvido a partir de uma análise da conjuntura da realidade brasileira. Com destaque para a luta de muitos(as) Leigos(as) que doam suas vidas pela “Igreja em saída”. Assim como nos pede o Papa Francisco, bem como os documentos do Concílio Vaticano II.
“Tivemos diversos testemunhos que trouxeram a realidade do povo maranhense nessa luta. E, assim, nos convidam também, como Maristas de Champagnat, a sermos essa Igreja que ‘caminha junto’ com as pessoas e povos que sofrem as injustiças e são discriminados em nossas realidades”, conta o fraterno Eduardo Nikodem.
Independentemente dos diversos carismas aos quais estão vinculados, esses Leigos e Leigas que estiveram reunidos possuem uma característica em comum. A vontade de contribuir na construção do Reino de Deus. Sobretudo em meio aos mais necessitados. Por isso, os momentos de encontro e de formação em conjunto são tão importantes.
Sobre o evento
A Assembleia Geral Ordinária dos Leigos e Leigas que integram o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) é caracterizada como um espaço para animar os cristãos. Para que possam celebrar sua vocação, missão e protagonismo na Igreja.
Em resumo, o evento reúne representantes dos CNLBs regionais e organizações filiadas. Além do Colegiado deliberativo e das comissões de assessoria de trabalho do organismo do povo de Deus.
O CNBL por sua vez, é um órgão da Igreja que reúne as associações de leigas e leigos de nosso país. O Laicato Marista faz parte do Conselho desde 2021, por meio de representação solicitada pela Umbrasil – exercida, desde então, por Edison Jardim.
*Texto elaborado com a colaboração de Eduardo Nikodem – Leigo Marista de Champagnat.