Documento recebe atualização, incorporando conteúdo da realidade atual do mundo Marista.

Com primeira versão de 1998, o livro Nos Passos de Marcelino Champagnat: Missão Educativa Marista conta com uma segunda edição em 2024. Após a renovação de diretrizes e outros documentos importantes para o Instituto, viu-se a necessidade de se revisitar a Missão Educativa Marista.

As ações vêm de encontro com o tema do próximo capítulo provincial da PMBCS: “Um novo Hermitage: Irmãos, vós sois a construção de Deus”. Esse alinhamento acontece com a celebração dos 200 anos da Casa de L’Hermitage, construída por Champagnat e os primeiros Irmãos na França. A renovação e o seguimento da obra iniciada a 200 anos persistem na Província e no Instituto nos dias atuais.

Para o Superior Provincial da PMBCS, Ir. Benê Oliveira, seguimos inspirados em Maria e queremos reafirmar o sim ao projeto de Champagnat. Comprometidos em “reavivar, fortalecer, renovar e inovar a Missão Marista no mundo, com a mesma paixão e entrega que incendiou o cotidiano de vida do nosso Santo fundador”, afirma.

O documento preserva a essência e as bases do livro original de 1998, além de articular outras realidades, propostas e orientações, trazendo uma visão atual. Há espaço para a voz dos agentes, dos espaços de missão, conteúdos, valores e propostas educativas e evangelizadoras que fazem parte da realidade do mundo marista.

O Ir. Luis Carlos Gutierrez, Vigário Geral do Instituto, ressalta a importância do livro como guia de ações. “É um documento de referência, que se pode chegar para conhecer, inspirar-se, formar-se, e que sirva de referência para a atuação nas nossas diferentes frentes de missão”.

O Farol 1817 terá um curso sobre o livro e todos os aspectos que envolvem ele. A aula magna será do Ir. Luis Carlos Gutierrez, descrevendo as finalidades do material e como se organiza o livro. Confira no vídeo abaixo mais informações sobre o livro Nos Passos de Marcelino Champagnat: Missão Educativa Marista:

 

 

Mensagem do Superior Geral

O Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto, enviou uma carta em celebração ao Dia de São Marcelino Champagnat. Ele ressalta o papel protagonista e a capacidade de entendimento de sua atuação para o bem do Instituto e de quem mais precisa. “Alegra-nos saber que Champagnat teve a capacidade de escutar em seu coração as intuições do Espírito e de responder com ousadia, apesar das dificuldades que lhe foram apresentadas e das críticas que lhe foram dirigidas. Em todos os momentos ele dizia que tudo o que fazia não era obra pessoal, mas obra de Deus e de Maria. Encorajava-o, todos os dias, sua oração contemplativa, sua vida fraterna amável e próxima, e sua dedicação ao serviço das crianças e dos jovens, particularmente os mais necessitados”. Confira aqui a carta completa: Mensagem do Superior Geral para o Dia de Champagnat.