Em duas datas, entre os dias 12 e 16 de julho e entre os dias 19 e 23 de julho, será realizada a Missão Solidária Marista 2023.  Cerca de 400 voluntários participarão das ações. Serão cinco localidades que acolherão o evento, todas acontecendo em um Marista Escola Social.

 

Entre os dias 12 a 23 de julho, alunos dos Colégios Maristas, do Marista Escolas Sociais e das Escolas Champagnat vão atuar nos locais escolhidos desenvolvendo uma variedade de atividades, como gestos concretos de melhoria na infraestrutura comunitária, visitas solidárias, oficinas educativas e lúdicas com crianças e jovens, entre outras. Participarão da MSM jovens que tenham vínculos com a Pastoral Juvenil Marista ou laicato Marista. E que não tenham realizado duas ou mais MSM.

O que é a Missão Solidária

Há mais de 40 anos, a PMBCS realiza a Missão Solidária Marista como experiência formativa e de espaço educativo, que promova experiências solidárias para os jovens de maneira consciente e emancipadora. Desde 2005 a MSM está no formato atual de atividades na Província e, nesses 18 anos, mais de 2500 jovens participaram.

O voluntariado contribui para a experiência de educação para a solidariedade e cidadania, com imersão em realidades sociais desafiadoras. De acordo com Bruno Manoel Socher, coordenador do projeto, a iniciativa tem como objetivo incentivar a participação das juventudes em espaços de engajamento e transformação social. “A vivência dessa experiência busca promover encontros, diálogos e o conhecimento de outras realidades. Além disso, queremos inspirar esses jovens a serem defensores dos direitos e deveres da cidadania, levando esses valores em sua trajetória futura”, afirma. 

A saber, o evento contempla espaços formativos, celebrativos, de vivência e atuação junto à comunidade. As atividades tem foco com o outro, com a comunidade e o território. Os participantes são convidados ao despojamento e a conhecer a realidade em que o outro se encontra, para assim solidarizarem-se e buscarem o crescimento comum, de forma horizontal.

Educação para a solidariedade

Os jovens são recebidos por educadores e alunos do Marista Escolas Sociais, que atendem gratuitamente 8 mil alunos, em 19 escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social. Essas Escolas Sociais são referências para a Missão Solidária e consideradas verdadeiros espaços de aprendizagemPara Matheus Henrique Alves, também coordenador do projeto, “A união de toda comunidade escolar impulsiona o voluntariado. Os alunos realizam um intercâmbio de experiências, que são fomentadas ao longo do ano por meio de diversas ações. Eles colocam seus dons a serviço do próximo”, conclui.

Impacto na comunidade

Além de momentos de partilha, visitas solidárias, escuta e diálogo com os moradores, os jovens se reúnem para realizar melhorias em ambientes comunitários. Em São Paulo, será feita a revitalização do espaço da ONG Vila em Progresso. Já em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, os alunos participarão da criação de uma horta comunitária e a pintura de duas salas de atendimento no espaço do CRAS. Em Londrina, a horta da comunidade também vai passar por uma revitalização. Já em Ponta Grossa, além de criar uma horta comunitária na Escola Municipal, os estudantes vão realizar o plantio de árvores pelo bairro. Ademais, em Criciúma, Santa Catarina, os jovens contribuirão com a revitalização dos espaços do projeto ‘Nunca pare de Sonhar’, da comunidade. 

 

LOCALIDADES/DATAS:
De 12 a 16 de julho de 2023
FAZENDA RIO GRANDE/PR – Marista Escola Social Ir. Henri
LONDRINA/PR – Marista Escola Social Ir. Acácio
PONTA GROSSA/PR – Marista Escola Social Santa Mônica
SÃO PAULO/SP – Marista Escola Social Ir. Lourenço

De 19 a 23 de julho de 2023
CRICIÚMA/SC – Marista Escola Social Ir. Walmir