De 7 a 12 de julho, um grupo de cerca de 25 pessoas, leigos, leigas e Irmãos maristas se reuniu na Casa Geral para continuar o processo do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical, que está na sua quarta fase. A partir das conclusões do encontro presencial de novembro do ano passado, em Roma, o grupo nomeado pelo Conselho Geral ficou encarregado de trabalhar as seguintes áreas temáticas: Identidade, formação, acompanhamento, vínculo com o carisma e estruturas civis e canônicas. Josmari Pauzer, coordenadora do Movimento Champagnat da Família Marista na PMBCS, esteve presente no grupo que discutiu Identidade.

Atividades

Para dar continuidade ao trabalho sobre a vocação marista laical, o Conselho Geral nomeou alguns representantes do grupo que participaram do encontro presencial da terceira fase, em novembro de 2022. Esses representantes de diferentes realidades do instituto foram divididos em grupos de trabalho e o encontro de Roma serviu como momento para definir as linhas guias que orientarão o percurso de reflexão até julho de 2024. Em seguida esse grupo apresentará aos demais representantes do mundo marista as propostas que culminarão no documento que será enviado ao Governo Geral.

Josmari acredita que os dias de atividades foram de muito diálogo, fraternidade, reflexões, escuta atenta e espiritualidade. “Temos certeza, que o espírito muitas vezes soprou… propiciou pausas, momentos profundos de comunhão e de acolher a diversidade marista que reinava entre nós”.

“Estamos muito felizes e animados porque sentimos que o espírito está conosco, desafiando-nos e fazendo com que caminhemos em direção do que ele quer para nós”, disse Raúl Amaya, diretor do Secretariado de Leigos.

O Ir. Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral, que também participou do encontro, sublinhou o papel do Espírito Santo nesse processo: “Sentimos o Espírito. Talvez em proporções pequenas e humildes, mas sentimos a emoção do Espírito de Deus, à medida que Ele cria e recria as coisas, em Seu ciclo generoso e constante de criação e vida.”

Os grupos de trabalho estão assim divididos:

  • Identidade marista laical: Ana Saborio (América Central), Ir. Damiano Forlani, Mediterránea), Elma Rafil (East Asia), Josmari Pauzer (Brasil Centro-Sul), Marcos Broc (Brasil Sul-Amazônia).
  • Formação e acompanhamento: Alida Bodomanitra (Madagascar), Ana Gómez (Mediterránea), Ir. Jaime Comabella (Ibérica), Nathan Ahearne (Star of the Sea), Pedro Martí (EUA).
  • Vínculo ao carisma marista: Ana Sarrate (Ibérica), Christine Dispa-Lenertz (West Central Europe), Ir. Isidro Azpeleta (Santa María de los Andes), Raúl Amaya (Santa María de los Andes), Rita Silva (Compostela).
  • Estruturas civis: Danai Anagnostopoulou (L’Hermitage), Ir. Lisardo García (Compostela), Mark O’Farrell (Star of the Sea), Nohemy Pinto (América Central).
  • Estruturas canónicas: Claudia Aida Rojas Carvajal (Norandina), Ir. John Bwanali (África Austral), Manu Gómez (Mediterránea), Pep Buetas (L’Hermitage), Sara Sánchez (Santa María de los Andes).

O conselho Geral também acompanhou os trabalhos do grupo nos dias de encontro em Roma: estiveram presentes os Irmãos Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral, e os conselheiros João Carlos do Prado, Josep Maria Soteras e Ben Consigli.

Palavras do Ir. Luis Carlos, Vigário Geral do Instituto

Em nome do Ir. Ernesto Sánchez e do Conselho geral, reitero nossa gratidão por todo o esforço e dedicação oferecidos durante estes dias e por toda a paixão que vocês colocam em seus diversos serviços nas Províncias e Comunidades locais. A presença de vocês aqui tem sido oxigênio de vida e estímulo para um presente e um futuro cheios de possibilidades, na fidelidade ao Espírito, à história contemporânea, a uma Igreja emergente e a um mundo marista diverso e visionário. Este agradecimento é particularmente importante para o Secretariado de Leigos, o Secretariado Ampliado e seu link, o Irmão João Carlos, comprometidos em toda a organização destes dias. Aproveito também para agradecer a significativa presença dos Irmãos Ben e Josep Maria que acompanharam este tempo.

Vivemos nestes dias um tempo especial de encontro e de reflexão, de fraternidade e de oração. Foi também um tempo de poesia e de criatividade para o que será a casa laical marista, para o que será o novo Hermitage de um Instituto que cresce e avança na história com esperança, comunhão, ousadia e compromisso.

Projetos

Ao final destes dias, confirmamos e clarificamos um projeto que nasceu de um amplo eco em todo o Instituto, recolhendo a vida e a vitalidade das múltiplas experiências do laicato marista.

  • Sentimos o Espírito: Talvez numa proporção pequena e humilde, mas sentimos a emoção do Espírito de Deus, quando cria e recria as coisas, no seu ciclo generoso e constante de criação e de vida. Nestes dias caminhamos entre ideias e possibilidades, vida e realidades, sonhos e questões concretas.
  • Talvez três palavras podem ressoar em nós nesta Missa de envio, e podem ser também três sussurros do Espírito para este novo caminho compartilhado:
  • Comunhão: Em cada conversa, procuramos sempre, quase como um mantra, encontrar o espaço para que todos se sintam bem nesta nova casa que estamos construindo. Comunhão para fazer um caminho comum. Comunhão para integrar as diversas experiências da vida marista. Comunhão para insistir sempre na comunhão como a forma e o caminho para alcançar nossos sonhos e concretizar nossas decisões.        
  • Ousadia: Ousadia para nos aventurar em um caminho novo para todos. Ousadia para superar inseguranças, incertezas, armadilhas, medos e dúvidas. A ousadia para lançar as bases de uma família carismática mais consolidada. Ousadia para discernir e fazê-lo em profundidade. Ousadia para transformar sonhos em possibilidades reais. Ousadia para atender o Espírito em seus movimentos entre nossos irmãos e irmãs. Ousadia para sonhar e para servir.
  • Compromisso: Compromisso de tornar Jesus Cristo o centro de nossa vida. Compromisso de nos descentrar de nós mesmos e colocar no centro o Deus da vida, agente de toda transformação. Compromisso de cuidar dos outros, sobretudo no seu caminho vocacional. Compromisso de continuar buscando maneiras, formas e processos que construam pontes. Compromisso com cada vocacionado laical marista para que encontre um espaço nutritivo, um espaço de cuidado para crescer e germinar.

Próximos passos

Josmari afirma que agora, após o encontro presencial, a sequência dos trabalhos seguirá de maneira virtual. “Já temos dois encontros online agendados, para continuarmos os trabalhos. E, em seguida, apresentar aos demais representantes do mundo Marista propostas que culminarão no documento que será enviado ao Governo Geral nas áreas de Identidade, formação, acompanhamento, vínculo com o carisma e estruturas civis e canônicas”, conclui.