Entre os dias 11 e 12 de abril aconteceu a Assembleia das Mantenedoras referente ao ano de 2023. O evento tem como objetivo a apresentação dos resultados e finanças das Frentes de Missão do Grupo Marista e da Organização Religiosa. Eles compreendem as entidades jurídicas/filantrópicas ABEC, APC, UCE e OR-PMBCS. 

O evento iniciou com a Espiritualidade elaborada e conduzida pelo Ir. João Batista , baseada no tema da assembleia: “Eu faço, a gente evolui”. Ele refletiu sobre o fato de no mundo atual as pessoas não “construírem pontes”, mas vem cada vez mais estarem “construindo muros”. Ele finalizou com uma intenção:“Que intenção: “Que o Espírito Santo nos ilumine em nossas reflexões e que possamos refletir sobre o tema da assembleia, em uma caminhada conjunta”, afirmou o Irmão.  

Após a oração, o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, fez a acolhida do evento. “Nós nos envolvemos muito na programação dos dois dias, para garantir que nós tenhamos uma Assembleia em que fique evidente um balanço de missão e um balanço de sustentabilidade”, ressaltou.  

Na sequência, as boas-vindas foram feitas pelo Presidente do Grupo Marista, o Ir. Vanderlei Siqueira. Ele refletiu sobre o tema do encontro e ressaltou aquilo que implica a Identidade, Missão e Vocação Maristas. “Importante avaliarmos os resultados financeiros, mas sem esquecer dos indivíduos envolvidos no processo. Precisamos estar atentos aos sinais dos tempos, aos sinais de Deus”, diz. 

Apresentações

Iniciando as apresentações, Juliana Fontoura, Gerente de Comunicação e Marketing Institucional da PMBCS, apresentou o Anuário 2023 da PMBCS. O material  mostra as iniciativas e atividades da Organização Religiosa.. “Procuramos colocar as iniciativas de destaque de Identidade, Missão e Vocação, da vida consagrada dos Irmãos e projetos que tem relação  com as prioridades do triênio da Província”, ressaltou.  

Na sequência, Maurício Zanforlin, CEO do Grupo Marista, fez um momento de introdução das atividades das Frentes de Missão. De acordo com ele, o planejamento estratégico do Grupo Marista tinha  um plano de cinco anos de trabalhos, a partir de 2020, mas com a pandemia houve uma mudança de perspectivas. 

Maurício apontou a Missão, Visão e Valores do Grupo Marista, que permaneceram mantidos mesmo com as mudanças ocorridas no plano estratégico. Foram revisados direcionadores do Grupo.que indicam “o que a gente vai fazer, quais são as nossas prioridades, e o que a gente não vai fazer”, em linhas gerais. 

Maurício também apresentou as iniciativas e estratégias relacionadas à Universidade Católica de Santa Catarina. 

FTD

Beth Loureiro e Alexandre Olim apresentaram o planejamento estratégico e os resultados econômicos da FTD. “Agradeço a todos os Irmãos que nos ajudam a continuar crescendo. A nossa visão e missão são os elementos que nos iluminam”, afirma Alexandre. Beth apresentou os pontos de sustentabilidade, relacionados ao ESG, para a FTD. 

Após o intervalo, Juliano Gasparetto, diretor do Hospital Cajuru e Hospital São Marcelino Champagnat, apresentou o cenário da área da Saúde do Grupo Marista. Ele ressaltou a manutenção e a implantação de ações voltadas para quem trabalha no hospital e para os pacientes. Foram apresentados projetos estratégicos para atingir as metas nos complexos hospitalares. 

CMDI

Na sequência das apresentações, a gerente d Centro Marista de Defesa da Infância, Bárbara Pimpão fez  explanação sobre essa Frente de Missão. De acordo com ela, existe um trabalho com os colaboradores, para que a cultura de violência se transforme em cultura de cuidado com as infâncias. “Conectamos vidas e instituições para uma cultura de respeito às nossas crianças e adolescentes. Somos uma das únicas instituições no Brasil que fala sobre revelação espontânea (método que crianças participam de um jogo onde pode se revelar casos de violência contra elas)”, explica Ela apresentou um balanço geral das principais iniciativas da unidade em 2023. 

Marista Brasil

No período da tarde, o Irmão Natalino Guilherme de Souza e June Cruz, CEO do Marista Brasil, apresentaram o planejamento estratégico e resultados econômicos dessa Frente de Missão. O Irmão Natalino fez um agradecimento a todos os representantes corporativos em nome do Marista Brasil. “A nossa gratidão pelo trabalho que vocês fizeram. Pelo legado que vocês trouxeram para nós. Vocês fazem parte desse ciclo de ouro, que é o porquê nós estamos aqui”. O Marista Brasil se consolidou em 2023, com a administração da rede de escolas maristas no país. Anteriormente, o Grupo Marista administrava as instituições na PMBCS. 

June apresentou o Marista Brasil abordando dois tópicos:  

  • Como estamos e para onde vamos?  
  • Tendências sociais e de mercado 

De acordo com os executivos, todo o trabalho é pensado colocando a criança no centro de todas as decisões tomadas pelo Marista Brasil.  

Após a fala do Marista Brasil, os Irmãos se dirigiram para conhecer o Centro de Realidade Estendida da PUCPR. Além disso, houve o vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins, apresentou os resultados da universidade. Depois desses momentos, todos visitaram o Marista Escola Social Esperança, participando da inauguração da escola. Na ocasião, o  Irmão Vanderlei Siqueira desejou “que a escola seja um projeto transformador, conectado com a nossa Missão”. 

Segundo dia

O segundo dia iniciou com uma Celebração Eucarística para todos os Irmãos e participantes da Assembleia. 

No auditório La Valla, do CMC, Maurício Zanforlin relembrou que no dia anterior foi mostrado o que aconteceu no passado, em 2023 e anos anteriores. Mas, que o papel dele nesse segundo  dia era o de olhar para o futuro. “Eu gostaria de tentar responder 3 perguntas hoje: 

  1. Aqueles projetos que vimos ontem das Frentes de Missão, elas interessam para a questão de sustentabilidade? 
  1. Essas iniciativas interessam a sustentabilidade de forma suficiente diante daquilo que a gente precisa para ser uma instituição saudável? 
  1. E a terceira pergunta é:Nós estamos executando adequadamente aquilo que estamos querendo fazer? Com aquilo que nós projetamos em 2020, o que está acontecendo mesmo?” 

Ele colocou três variáveis que influenciam na missão e nos trabalhos com as Frentes de Missão: Receitas, Investimento e Resultados. Foram apresentados fatores de desempenho relacionados a cada uma das Frentes de Missão. Fatos positivos e de atenção no trabalho feito em cada área.  

Financeiro

Após a fala de Maurício, Diogo Benke, Diretor Financeiro do Grupo Marista, apresentou os demonstrativos financeiros da instituição. De acordo com ele, as mantenedoras passaram por altos e baixos ao longo de 2023. O foco dele foi nos movimentos que aconteceram entre 2022 e 2023 que proporcionaram essa fotografia bonita que nós estamos vendo. 

Diogo apresentou os balanços, com foco para mostrar de maneira simples como as finanças se movimentaram nas mantenedoras Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC) e Associação Paranaense de Cultura (APC).  

Após intervalo, Neilor Perottoni, gerente da área de Governança, Planejamento e Orçamento da Organização Religiosa (OR), apresentou as demonstrações financeiras da União Catarinense de Educação (UCE). Foi mostrado como a realidade da mantenedora foi alterada, de instituição filantrópica para organização religiosa. Isso foi mostrado junto com o balanço patrimonial e os resultados financeiros.  

Economato

O Ir. Délcio Balestrin, em seguida, abordou o resultado econômico e financeiro consolidado da instituição, fazendo considerações acerca de todas as  mantenedoras. Rosângela Specht, diretora do Economato, seguiu a apresentação mostrando um resultado consolidado das Frentes de Missão e das entidades jurídicas que as mantém. 

“São todas as nossas Frentes de Missão somadas, todas essas frentes estão vinculadas a uma instituição jurídica e a soma desses resultados é o que vamos expor aqui”, ressalta. Além dos resultados apresentados, o Ir. Delcio também fez um balanço do patrimônio que existe na Província. 

Tarde

No período da tarde, o Dr. Bruno Orioski apresentou as mudanças e transformações jurídicas que aconteceram recentemente nas Frentes de Missão e na Organização Religiosa. Os Irmãos revisaram e aprovaram o que foi sugerido. 

Após a fala do Dr. Bruno, Carmem Murara conduziu um Workshop sobre ESG: um tema que tem sido bastante relevante e discutido no mundo e no Grupo Marista. “Nós como maristas temos uma preocupação com o social, o meio ambiente e uma preocupação com a governança. Mas, mesmo assim, tem muito chão para a gente caminhar e melhorarmos”, afirma.  

Mayra Souza, da Seed Consultoria (empresa que irá apoiar a instituição em consultoria no tema de ESG) também ajudou na condução do momento com os Irmãos, falando sobre os desafios para a sustentabilidade, alinhados com as premissas da Casa Comum. Mayra é Fundadora e Advisor da empresa, que presta  essepresta esse serviço para o Grupo Marista, Frentes de Missão e Organização Religiosa. “Cuidar das pessoas, cuidar do planeta, e ser ético são os pilares do ESG” ressalta Mayra como pontos importantes a serem pensados. Ela leva quatro desafios que existem atualmente nesse contexto no milênio: Alterações climáticas, degradação do solo, insegurança alimentar e desigualdade social. 

Avaliação

O Ir. Benê Oliveira resume o sentimento e a importância do evento com a presença dos Irmãos e representantes das mantenedoras. “A gente faz numa ocasião como essa um balanço de Missão e um balanço de sustentabilidade. É muito bonito ver a consonância do encontro, que é percebido por todas as pessoas que fazem parte dessas frentes apostólicas”, finaliza.