Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou no último dia 8 de abril concurso para a letra e a música do hino da Campanha da Fraternidade 2025. A ação acontece através da Secretaria Executiva de Campanhas e do Setor Música da Comissão Episcopal para a Liturgia. O tema da Campanha em 2025 será “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).

De acordo com o edital, os candidatos deverão participar de uma formação prévia, online, para poderem fazer parte do concurso. Essa formação ocorrerá nos dias 22 e 26 de abril e 23 de maio. Os assessores da CF e da Música Litúrgica apresentarão informações em geral e diretrizes para a composição da letra e música do hino.

Todos que participarem da formação, assim aptos, poderão concorrer no edital somente com a letra, somente a música ou ambos. O link para a formação pode ser acessado aqui. O edital do concurso pode ser acessado no link.

Campanha da Fraternidade 2025

O tema “Fraternidade e Ecologia Integral” foi uma sugestão da Comissão Episcopal para a Mineração e a Ecologia Intergral. Sugestão pensada pelos dez anos da publicação da primeira Encíclica do Papa Francisco, a Laudato Si, publicada em 2015. Após a Laudato Si, o Papa Francisco também abordou o tema na Exortação Apostólica Laudate Deum. Outra motivação é a da realização da COP30, conferência da ONU sobre o clima, que acontecerá em Belém, Pará.

Informações via CNBB