As Oficinas do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) são espaços formativos voltados à discussão de temas inéditos ou recortes temáticos. São espaços promovidos com o intuito de ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento da história, do carisma, da espiritualidade e da missão Marista. Portanto, essas oficinas visam o aprofundamento e a inspiração das práticas atuais de nossa instituição. A 1ª Oficina do PHEM de 2024 traz o tema: “A missão Marista após o Concílio Vaticano II“. Ela tem como objetivo promover a discussão de alguns aspectos das mudanças e permanências da missão Marista após o Concílio Vaticano II. Destacadamente com o trabalho apostólico com a educação.

missão marista após Concílio VaticanoInformações gerais:

Dia 02/05: A recepção do Concílio Vaticano II no Instituto Marista (1967-1985)

No primeiro dia de atividades, serão apresentados alguns aspectos da recepção do Concílio Vaticano II no Instituto Marista, de modo particular as orientações para a atualização do apostolado. Para isso, alguns documentos do Instituto e da Igreja serão analisados. O objetivo é contextualizar o panorama histórico e religioso, destacando o Concílio Vaticano II, o Capítulo Especial de 1967/68 e o Ir. Basílio Rueda na condução da Congregação no período. A conferência será conduzida pelo especialista do Memorial Marista, Adriano Cecatto.

Dia 03/05: A Missão Marista na Amazônia

Em sintonia com as orientações do Concílio Vaticano II e do Instituto Marista, após o Capítulo Geral de renovação (1967/68), os Maristas do Brasil estabeleceram o trabalho missionário na Amazônia. Apresentar a contextualização e motivações do início do trabalho missionário empreendido pelas províncias brasileiras. Assim como as permanências e mudanças do seu desenvolvimento, destacadamente o apostolado com a educação. Esse momento será conduzido pelo Ir. Sebastião Antônio Ferrarini, da Província Sul-Amazônia.

Serviço

Data: 02 e 03 de maio de 2024.

Horário: 15h às 17h

Local: Online (Via Teams)

Inscrições: Clique aqui