Terminou no domingo, 14 de abril, em El Escorial, na Espanha, a III Assembleia Internacional da Missão Marista. O evento, que ocorreu entre os dias 8 e 14, reuniu 119 representantes das 25 Unidades Administrativas, das Redes Maristas, da Administração Geral, da família marista e outros convidados.

Momentos de destaque

O primeiro dia da Assembleia foi marcado pela integração entre os participantes. “Estamos organizados por mesas, em idiomas e isso favoreceu a nossa comunicação. Começamos com integração, conhecendo nossas realidades. A partir do nosso território nós podemos juntos sonhar pelo futuro Marista”, conta Diogo Galline, coordenador de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

De acordo com Laura Ferraz, da Identidade da PUCPR, um outro momento especial da III AIMM foi uma conversa com o Superior Geral, Ir. Ernesto Sánchez. “Ele fez toda uma memória do caminho que nós, Maristas, vivenciamos desde o último Capítulo Geral. Em seguida, tivemos uma conversa com a Irmã Liliane, que ressaltou nosso cenário de Igreja, o que estamos vivendo, a presença mulher na Igreja”, relembra.

A Assembleia contou também com muitas partilhas de representantes de diversas Unidades Administrativas do Instituto no mundo. Laura conta que logo no segundo dia foram divididos em grupos. “Tivemos um momento individual para pensar qual é o nosso lugar enquanto Maristas. Quais as nossas inspirações e desafios e depois partilhamos em grupo. Acho que foi uma experiência bem interessante para pensarmos o futuro do nosso Instituto, mas olhar também para o nosso passado e aquilo que nós herdamos”, diz.

III Assembleia Internacional da Missão MaristaO último dia da III AIMM foi marcada pelas falas do Ir. José Sánchez, da Comissão Preparatória, iniciou os trabalhos e do convidando Correen Paul, do Conselho para a Associação Lassaliana e Missão Educativa.O Irmão recordou a afinidade da missão e carisma das duas congregações, enquanto Correen, agradeceu o convite e destacou a solidariedade do mundo De La Salle com a missão, em prol dos mais necessitados por meio da educação.

Uma das atividades marcantes da IIIAIMM foi a construção da síntese do encontro pela Comissão Preparatória do documento final.

O documento está organizado a partir das prioridades apontadas pela Assembleia. Estão compostas de um título, uma descrição e temas associados. Na sequência, numeradas, estão apresentadas as diretrizes e sugestões de estratégias associadas a cada uma das diretrizes.

Terminada essa fase, os participantes se dividiram por regiões com a tarefa de identificar quais estratégias e recursos poderiam ser pensadas para comunicar os frutos da IIIAIMM em cada Região e Unidade Administrativa do Instituto.

Lançamento

No último dia da IIIAIMM houve o lançamento do documento Nos Passos de Marcelino Champagnat: Missão Educativa Marista.

Foi um momento significativo, conduzido pelo Ir. Niño Mayor, do Secretariado de Educação e evangelização, e Erin Kelly, dos Estados Unidos, durante o qual os participantes receberam uma cópia do documento.

Contou com apresentações dos Irmãos Ernesto Sánchez, Superior GeralLuis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral, e dos Conselheiros Gerais Ken McDonald e Ben Consigli, além da conclusão do Ir. José Sánchez, diretor do Secretariado de Educação e Evangelização.

Delegação da PMBCS

Estavam presentes na IIIAIMM oito representantes da Província Marista Brasil Centro-Sul: Alvaro Luis Lopes Quintas (Saúde), Ir. Anacleto Peruzzo (OR), Diogo Luiz Santana Galline (OR – AV), Laura de Fátima Ferraz (PUCPR), Marcia Maria Rosa (Marista Brasil), Ir. Miguel Fernandes (OR – Comissão de Missão), Ricardo Tavares (FTD Educação – Rede de Editoriais Maristas) e Bruno Manoel Socher (OR – Equipe de apoio – tradução).

Resultados

Ao final do evento, houve os tradicionais agradecimentos a todos os participantes, às equipes de apoio e, em especial, à Comissão Preparatória. Cada participante recebeu um símbolo que consistiu em uma miniatura de casa e uma vela.

O Ir. Ernesto Sánchez pediu aos participantes para que fossem os primeiros a colocar em prática, no próprio âmbito de atuação, as prioridades definidas nesses dias, destacando que “todos precisam dar um pouco de si mesmos para a globalidade”.

Já o Ir. Luis Carlos Gutierrez, mandou para a equipe de Animação Vocacional, da Província Marista Brasil Centro-Sul, um vídeo especial. Ele aborda a importante missão da AV, que é ajudar a revelar a vocação religiosa para todos.