Entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro acontece no Recanto Champagnat, em Florianópolis, o encontro Espiritualidade do Coração. A intenção do evento é formar lideranças que querem aprofundar conhecimentos sobre a espiritualidade Marista. Idealizado pelo Conselho Geral do Instituto, ele acontece em Florianópolis. São 49 participantes, entre Irmãos, leigos maristas de 13 Províncias e coordenação feita pela Equipe de Formação Permanente do Instituto.

Representantes da PMBCS

Três Irmãos e sete leigos participam do encontro representando a PMBCS:

Angelo Ricordi – OR PMBCS

Ir. Bruno Marcondes

Ir. Carlos Oliveira

Clayton Carvalho – Projur GM

Edson Faustino – PUCPR

Ir. José Aderlan

Josmari Pauzer – OR PMBCS

Juliana Franklin – DP&C – GM

Valcir Moraes – PUCPR

Vitor Divino – FTD Educação

Angelo Ricordi, um dos representantes da PMBCS no evento, afirma que, apesar dos referenciais teóricos, o foco principal está na conscientização para uma mudança do paradigma do que se entende em cada um por espiritualidade. O foco da formação é experencial com os participantes. Os primeiros dias de atividades estão sendo conduzidos pelo Ir. Oscar Martin, Conselheiro Geral do Instituto. “Em sua fala inicial, ele nos desafiou a entendermos a espiritualidade como o desejo mais profundo que habita no coração de cada homem e mulher. Uma pergunta crucial foi realizada à todos os participantes: “Qual a tua experiência de Deus?” “O que verdadeiramente sabemos de Deus que não tenha passado pelos livros ou simplesmente pela reflexão teórica? “, afirma.

Objetivos

Respondendo os anseios do XXII Capítulo Geral, o programa de formação tem sete objetivos:

  1. Cultivar e promover a Espiritualidade que dê sentido e integre a nossa vida e missão, segundo a intuição do XXII Capítulo Geral.
  2. Oferecer aos participantes espaço de vivência dos valores e práticas da Espiritualidade Marista, que os ajudem crescer e amadurecer na fé.
  3. Oferecer momentos de meditação e oração silenciosa.
  4. Aprofundar o tema da Espiritualidade Marista e explicitá-la de acordo com o contexto atual.
  5. Promover a partilha de experiências vividas no campo da espiritualidade marista.
  6. Apoiar os responsáveis e animadores provinciais da área de Patrimônio Espiritual Marista.
  7. Promover o tema da Espiritualidade Marista nas Províncias e Distritos.

Para isso, serão oferecidos momentos comunitários e pessoais de reflexão, de partilha, de meditação e oração silenciosa com o objetivo de cultivar uma espiritualidade que integre a vida e missão de cada participante, os enchendo de alegria e os fazendo inclusivos, segundo a intuição do XXII Capítulo Geral.

Josmari Pauzer, outra participante da formação, afirma que o programa atualiza os ensinamentos do nosso fundador para os tempos atuais. O curso, para ela, “propõe que nossas experiências tenham sentido e significado mais profundos, transbordantes de humanidade evitando a dispersão e o isolamento tão presentes na atualidade”, afirma.

Nas próximas semanas haverá o aprofundamento da dimensão da interioridade, de aspectos bíblicos e teológicos da espiritualidade do coração e da dimensão Marista com a visita e formação de todos os participantes no Memorial Marista da PMBCS.