Aconteceu em Cascavel, nos dias 18 e 19 de agosto, o encontro “Espiritualidade do coração: uma Experiência de Travessia”. O evento foi organizado pela Regional Norte do Movimento Champagnat da Família Marista, acontecendo no Recanto Marista com presença dos fraternos do MChFM e Irmãos.

O encontro

Durante o encontro houveram momentos de convivência, experiências formativas e celebrativas. Tudo favoreceu vivencialmente a redescoberta da espiritualidade que moveu Marcelino Champagnat e os primeiros Irmãos Maristas.

Portanto, a escolha da metáfora da travessia, como guia para o encontro, orienta na caminhada de alguns marcos centrais da espiritualidade Marista, expressos no documento Água da Rocha: o amor e a presença de Deus, a confiança em Deus, o amor a Jesus e ao seu Evangelho, o espírito de família, do jeito de Maria e uma espiritualidade da simplicidade.

Experiência

Erica Ferreira da Silva, animadora vocacional presente no encontro, afirma que se inspirou muito em uma passagem da vida de Champagnat e do começo do Instituto. A passagem fala sobre os fracassos que poderiam vir no caminho ao se iniciar obras. “O vexame que pode sobrevir em caso de malogro, não me preocupa. Receio mais ser infiel a Deus do que desprezado pelos homens”, disse Champagnat em citação presente no livro Água da Rocha. Segundo Erica, “em todos os meus projetos, missão e sonhos, devo confiar Naquele que sempre me acompanha durante toda a vida: Deus”, afirma.

Ademais, o projeto é destinado a todos os Maristas de Champagnat e faz parte dos itinerários da Praça da Vida Marista. A saber, para facilitar a participação de maior número de pessoas, o projeto acontece nas regionais e conta com a condução da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação, Vida Religiosa e Consagrada e equipes locais.

“Experimentamos que a força do Espírito dá sentido à nossa existência, impulsiona nossa ação, ajuda-nos a manter a esperança e a viver em profundidade cada instante de nossa existência. Nossa espiritualidade como a de Champagnat, estabelece suas raízes no amor que Deus nos tem e cresce na entrega aos demais”, conclui Josmari Pauzer, coordenadora do MChFM na Província.