Entre os dias 17 e 19 de maio de 2022, o Centro Marista Champagnat, em Curitiba (PR), acolheu a 3ª edição do Encontro Juventude e Vocação. Uma parceria entre a PMBCS e a Diretoria Executiva de Educação Básica do Grupo Marista.
O evento teve como objetivo proporcionar uma experiência de formação continuada em três perspectivas: imersiva, formativa e celebrativa. E foi a primeira atividade da Província como parte do Ano das Vocações Maristas.
Estiveram reunidos ao redor da mesma mesa aproximadamente 70 pessoas, entre animadores vocacionais, analistas de Pastoral e Irmãos Maristas.
Programação do Encontro Juventude e Vocação
No primeiro dia, por meio de estações vivenciais, os participantes puderam aprofundar o conhecimento acerca das três dimensões da vida e missão Marista. Ou seja: a espiritualidade, a fraternidade e o apostolado. Esses momentos foram conduzidos por Irmãos e leigos comprometidos com o carisma.
Já no segundo dia, com a assessoria de dois especialistas, as temáticas giraram em torno da análise de conjuntura a respeito das juventudes. Bem como a relação com o Pacto Educativo Global e a Economia de Francisco e Clara. Para encerrar o dia, houve o lançamento do material Ação Marista de Voluntariado, que orientará ações desse tipo na Província.
Por fim, o terceiro dia foi dedicado à celebração do Ano das Vocações Maristas, iluminados pelos objetivos propostos pelo Instituto Marista. Dessa forma, o encontro contou com a entrega simbólica de um estandarte temático para cada Unidade. A ideia é que em cada atividade deste ano comemorativo, os participantes possam estilizar o estandarte, para que em junho de 2023 tenhamos materiais com a representação dos diversos grupos e vocações.
Além disso, os participantes puderam ouvir o testemunho de vida de Irmãos, jovens e leigos. Todos encharcados do carisma Marista.
Reencontro e reconexão
Ao término da programação, sem dúvida o sentimento foi de gratidão. De acordo com o participante Edson Faustino, da PUCPR, o encontro foi leve e, ao mesmo tempo, profundo.
Para Carla Tecchio, pertencente à equipe da Animação Vocacional de Chapecó (SC), o destaque deu-se pela dimensão do zelo com os colaboradores. A perspectiva de “cuidar do cuidador”.
Laura Ferraz, da equipe de coordenação do encontro, destaca o fato de ter sido um importante momento de reencontro, após dois anos afastados pela pandemia. “Um tempo propício para nos (re)encantarmos com o carisma e voltar nosso olhar para os primeiros destinatários da missão: os jovens”, comentou.