Durante março, o Projeto Entrelaça se reuniu com lideranças para a divulgação do Diagnóstico do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente de Paiçandu. Através do articulador local do projeto, Márcio Castilho, houve reuniões com lideranças locais, regionais e estaduais para a divulgação do trabalho. A ação é em parceria com o Centro Marista de Defesa da Infância e o objetivo da agenda foi o de fortalecer a visibilidade do Diagnóstico.

Reuniões

Em nível local, houve um encontro com a Comissão Intersetorial da Rede de Proteção da Criança e Adolescente do munícipio. A comissão tem como membros conselheiros de direitos, diretores de escolas estaduais, representantes de equipamentos públicos ligados a Assistência Social e outras entidades. Além do Prefeito Municipal de Paiçandu, Ismael Batista, vereadores e secretários.

Em nível regional, o projeto esteve com o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, Mário Verri, acompanhados também na agenda com o Ir. Neri Depaoli (Diretor Institucional), Ana Roselis (Diretora do Colégio Marista de Maringá) e João Henrique Almeida Dias (Cuidado Integral).

Já em  nível estadual, Márcio Castilho esteve com o Presidente da Comissão da Criança e Adolescente  da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Evandro Araújo. E também com o Secretário Executivo da Comissão, Luciano Pereira (CRIA). Na Casa Civil, foi recebido pelo Superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Welleir.

Ele também acompanhou a agenda do Prefeito de Paiçandu Ismael Batista e Valdecir Magalhães, vice, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF). Na secretaria, foi recebido pela Secretária  Executiva do Gabinete, Cácia Luciana Catafesta. A agenda foi finalizada na Superintendência de Diálogo e Interação Social da Casa Civil (SUDIS) onde foi recebido pela Assessora Joseli Collaço Fernandes.

Avaliação

Márcio Castilho relata sobre as impressões das reuniões. “Foram agendas  propositivas  e significativas, onde fomos muito bem recebidos pelas diferentes lideranças. Na oportunidade, falamos dos ótimos resultados alcançados até aqui do Projeto feito, este por várias mãos com dedicação e empenho”, frisa.

Márcio ressalta a importância do trabalho para ações futuras e de outras instituições que trabalham na defesa da infância. “Não tenho dúvidas que essa experiência de trabalho contribuirá para inspirar outras ações no campo do fortalecimento da garantia, promoção e proteção das crianças e adolescentes”, finaliza.

Os próximos passos do projeto são no mês de abril, com a retomada dos Círculos de Diálogo de Construção de Paz com alunos e famílias nas  dependências das escolas municipais e CMEIS do município. Ações que aconteceram em 2023 e seguirão também para 2024 no projeto.