No dia 26 de março, 32 pessoas, entre representantes dos Núcleos de Identidade, Missão e Vocação (NIMVs) e integrantes da Organização Religiosa, participaram de uma formação organizada pelo Especialista em Planejamento Institucional, Rodrigo Alexandre de Melo, que atualmente acompanha a estratégia dos NIMVS, e equipe de IMV da Organização Religiosa (OR) da PMBCS. O conteúdo da formação foi pensado pelos colaboradores da Província que participaram do curso de Espiritualidade do Coração em Florianópolis, conduzido pelo Instituto Marista. 

Abertura

O encontro iniciou às 9h, com uma palavra de acolhida do Diretor de IMVdentidade, Missão e Vocação da PMBCS e Conselheiro Provincial, Ir. Miguel Fernandes. O Irmão deu as boas-vindas aos presentes e comentou que essa é a primeira formação com esse modelo formativo-vivencial. “Essa formação para os NIMVs está embasada em uma perspectiva que nos é muito cara que é a da espiritualidade”, afirma. De acordo com ele, é um tema transversal à Identidade, Missão e Vocação. 

Na sequência, a formação iniciou com seu aspecto vivencial e experencia, onde Valcir Moraes, da Diretoria de Identidade da PUCPR conduziu uma experiência significativa com os participantes: uma caminhada contemplativa no complexo do Centro Marista Champagnat (CMC), finalizada com um momento meditativo na Capela. Depois, Edson Faustino, da Diretoria de Identidade da PUCPR, cantou um mantra com os presentes e Josmari Pauzer, coordenadora do MChFM,, instigou os presentes a reflexão sobre a primeira experiência do sagrado que recordam da infância. Cada um recebeu um papel e lápis coloridos para produzir uma imagem que representasse o momento. Houve um momento de partilha, em duplas e, ao final da manhã, uma exposição da Josmari sobre como podemos vivenciar em plenitude a Espiritualidade do Coração 

Após o intervalo do almoço, houve um momento inicial de meditação, com uma técnica chamada mindfull eating, derivada do mindfullness. O momento foi conduzido por Valcir Moraes. 

Espiritualidade do CoraçãoEspiritualidade do Coração

Na sequência, Vitor Divino, Coordenador de Relacionamento Institucional da FTD, e o Irmão José Aderlan, compartilharam mais sobre o encontro Espiritualidade do Coração, acontecido recentemente em Florianópolis. Vitor afirma que o Irmão Óscar Martin, Conselheiro Geral do Instituto, que foi um dos condutores da Espiritualidade do Coração, trouxe uma conclusão sobre a experiência que foi vivida no programa espiritual. Não se tratava de um curso formativo, ele usou e fez questão constantemente de dizer que se tratava de um programa de espiritualidade. Onde a prática seria invertida, nós não iríamos para um campo de teoria, mas de prática que produziria conteúdo em nós. 

Partilha

Oito participantes do evento estiveram presentes no Fórum e compartilharam suas experiências, além do Ir. Carlos Henrique Oliveira, que enviou um vídeo depoimento. “Me senti parte de uma família global e nos sentimos em comunhão”, relatou o Ir. Carlos. Ele ainda incentivou a todos os presentes a fomentar a espiritualidade do coração nos espaços de trabalho de cada um. 

Angelo Ricordi, especialista de IMV da PMBCS, contou a experiência vivida como algo transformador na forma de pensamento. “Ao final eu saí de lá com uma certeza. De que eu sempre rezei muito com a cabeça, mas a formação me mostrou que essa espiritualidade a gente vive com toda a nossa alma, com todo o nosso corpo e tudo que nós fazemos”, resumiu Angelo. 

Juliana Franklin, do Corporativo do Grupo Marista, também ressalta o momento de transformação vivido. “Foi uma experiência super rica, pela diversidade, pelo respeito. Todo mundo, em algum momento, teve o seu baque. Também achei que fosse ser uma formação, dogmática e foi muito diferente do que eu estava imaginando”. 

Josmari Pauzer relatou que a princípio estranhou a dinâmica do evento, com duração longa. “Você parte para algo assim com um pré-julgamento e às vezes isso atrapalha muito. Você precisa se jogar em algumas coisas, para você viver aquilo como deve ser. Além da entrega, a confiança em mim mesma de suportar aquilo, de me entregar a aquilo e das pessoas que estavam lá”, afirma. 

Angelo, ao final do momento, mostrou quatro pontos importantes para se trabalhar a espiritualidade do coração nos NIMVS. A experiência, a observação reflexiva, a conceitualização abstrata e a experimentação.  

Reflexões

Em grupos, foi discutido o que foi positivo da formação sobre espiritualidade do coração e que dúvidas existiram ainda do que consiste na temática.  

Foi destacado que os momentos de vivência e experimentação têm um retorno maior do que apenas momentos formativos. O autoconhecimento foi ressaltado como importante para ser trabalhado nestas ações. 

Também citado pelos participantes foi a responsabilidade dos líderes presentes, para que possam conduzir de maneira própria momentos de espiritualidade. E que possa haver uma diretriz nesse caminho. Entre os questionamentos deixados, houve a pergunta de como os colaboradores podem viver no dia a dia a espiritualidade e como engajar a todos no ambiente de trabalho para com a espiritualidade. 

No encerramento do evento, o Ir. Miguel Fernandes agradeceu a presença dos NIMVS de todas as frentes de missão da Província. Ressaltando o compromisso de que todos possam construir o reino de Deus onde estão, em cada realidade. Foi anunciado pelo Irmão que todos os NIMVs contam efetivamente a partir deste mês com a presença de um Irmão que apoiará as atividades feitas por cada frente de missão.