Entre os dias 18 e 24 de junho, o vocacionado Silvio Daniel Custódio, participou da experiência Vinde e Vede. O projeto, dá aos jovens vocacionados a oportunidade de estarem em uma comunidade Marista, com objetivo de conhecer os Irmãos, o que fazem e como fazem a Missão.

A experiência

A oportunidade de participar da experiência Vinde e Vede veio do convite do Ir. Gutto. O vocacionado Daniel decidiu fazer a prática na Residência Marista Ir. Lourenço em São Paulo (SP).

“Escolhi fazer a experiência em São Paulo, pois queria poder voltar com um olhar diferente. Quando morava lá, era uma vida mais sofrida, mas dessa vez, foi uma maneira leve de viver”, diz.

Daniel foi recebido pelos Irmãos Antonio Martins Teles, Tercílio Sevegnani e Everaldo Silva. “Três pessoas maravilhosas”, afirma.

Para uma experiência marcante e proveitosa, os Irmãos decidiram que Daniel acompanharia um Irmão a cada dia, já que cada um atua em um colégio Marista. Na quarta-feira estaria com o Ir. Teles, quinta com o Ir. Tercilio e sexta com o Ir. Everaldo.

De acordo com o Ir. Teles, o mais importante é envolvê-lo no jeito de ser e fazer do Irmão no dia a dia. “Creio que este projeto contribui no discernimento vocacional dos jovens”, diz.

No sábado, o vocacionado teve uma prática extra. Passou o dia na festa junina do Colégio Marista Glória com o Ir. Rafael Fernandes.

“A experiência na Escola Social Marista Ir. Lourenço, junto ao Ir. Tercílio foi a que mais gostei. Tive a oportunidade de participar de várias aulas e ensinar para os alunos o alfabeto em libras”, conta.

Como resultado, Daniel lembra que foi muito prazeroso perceber que cada Irmão tem uma forma de lidar com as pessoas e com as situações. “Ver realmente a paixão deles no trabalho, o carisma que cada um tem me encantou”, diz.

Ainda afirma que a vida como Irmão Marista pode ser repleta de felicidade e pessoas.

Vocacionado Daniel

Silvio Daniel nasceu em São Paulo em 2002.  Veio para Curitiba em 2019 a trabalho com seu pai.

Ele conheceu os Irmãos Marista no Colégio Marista Paranaense, onde foi colaborador. No final do ano de 2022, começou seu acompanhamento com o Ir. Sadi Cella. Atualmente, Daniel é acompanhado pelo Ir. Gutto.  “O Ir. Sadi enxergou algo em mim que eu não via”, afirma.

Ainda comenta que participar do Encontro Vocacional Marista (EVOMAR), ajudou no entendimento da sua caminhada. “Percebi que não estou sozinho. Tive muitas respostas”, lembra.

Por fim, o vocacionado Daniel conta que luta a favor da acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

“Estudo libras, para que no futuro, além de ser Irmão Marista também seja um intérprete de libras”, diz.