Irmão Antonio Martins Teles nasceu em 15 de junho de 1967, em Itaporã (MS). Iniciou o seu período de formação em fevereiro de 1988 na comunidade de Dourados (MS). Seu amor pelo Instituto Marista e pela Vocação Marista se manifestou, em especial, no compromisso assumido na área da formação inicial.

O Irmão exerceu a função de formador no Aspirantado de Dourados, no Pré-Postulado em Caçador e Jaraguá do Sul. Também atuou na Pastoral de Juventude da arquidiocese de Campo Grande, e na animação vocacional na região de Itapejara D’Oeste.  Novamente em Dourados não sendo o formador principal, atuou diretamente com a Pastoral da Juventude.

Atualmente vive em São Paulo, e atua na função de Diretor Institucional na Marista Escola Social Robru e na Animação Vocacional.

Chamado para ser Irmão

O apelo para ser Irmão Marista veio após os 17 anos, devido a sua história e vivência. “Sou de família católica e sempre participei do movimento de jovens, catequese e grupos de família, então acredito que isso me levou ao caminho da vida religiosa”, conta o Irmão Antônio Teles.

O Irmão também diz que o mais marcante de querer conhecer e seguir a vida religiosa foi o sentimento de paz interior que sentia dentro da igreja. “Um dia, dentro da formação dos catequistas, quem foi trabalhar a formação foi um Irmão Marista e fui convidado a estar com eles. Conhecendo a vida e a obra dos Irmãos Maristas me apaixonei e decidi ir morar com os Irmãos, iniciando minha formação”, lembra.

Trabalho como formador e vocação

“Meu trabalho como formador foi apaixonante, era a paixão da minha vida”, afirma o Irmão. Ele conta que foram 20 anos de dedicação à formação e a maior riqueza era perceber o crescimento e a maturidade do formando.

Em sua fala, o Irmão também explica que para falar ao jovem sobre vocação é importante salientar que o primeiro chamado é o de viver a vida a se realizar como pessoa a ser feliz. Depois esclarece que há várias possibilidades de encontrar a felicidade e de viver a vida genuinamente e uma das possibilidades é ser Irmão Marista.

Inspiração de São Marcelino Champagnat

O Irmão Teles fala que o que mais o inspira em São Marcelino Champagnat é a presença de Deus que Champagnat sentia e o entusiasmo que tinha na Boa Mãe para fazer a obra Marista.

“Ele era uma pessoa que acolhia bem os demais e tinha a preocupação com a evangelização e a educação, principalmente com os mais necessitados”, narra.

Dificuldade e fatos marcantes da formação

De acordo com o Irmão, a maior dificuldade no trabalho da formação é conhecer o jovem a partir da realidade, história e cultura dele. “Cada pessoa é única e cada um tem um jeito de acolher essa formação, de entender e de passar essa formação para o dia a dia, portanto preciso fazer esse processo personalizado”, diz.

Durante os 20 anos que trabalhou na formação inicial, um fato marcante para o Irmão foi quando morou com o Irmão Nilo Tonetti, já com 86 anos. “Eu acompanhei todo esse processo da velhice dele e foi uma grande riqueza para a comunidade, para os formandos e para a minha pessoa. Sentia o carinho que os formandos tinham por ele, o carinho que ele tinha pelos formandos e como o Irmão contribuía na formação dos formandos a partir do exemplo de vida do dia a dia dele”, conta.

O Irmão explana que a sua vivência mais apaixonante foi em Dourados, sua terra. “Nos 8 primeiros anos como jovem Irmão formador, minha prática era muito ligada ao eclesial. Contribuía na animação em 20 capelas; era ministro da eucaristia. Sempre estava no meio do povo em bairros e comunidades diferentes. Mesmo trabalhando com formação, levava os formandos comigo nessas localidades nos fins de semana”, lembra.

Animação Vocacional

Para o Irmão, a Animação Vocacional hoje é um grande desafio, por dois grandes fatores. Primeiramente, as famílias hoje só têm um filho e quando tem. Em segundo lugar, a vivência religiosa, principalmente no catolicismo, diminuiu bastante. “Para você ser um religioso, é necessário ter o conhecimento da igreja católica, ter essa experiência e prática. Creio que um dos desafios hoje é o próprio Irmão ser Animador Vocacional através do testemunho de vida dele no dia a dia. Pois é o jeito de ser e de viver de um Irmão que vai atrair outros jovens e adolescentes a serem Irmãos Maristas. Eu fui atraído dessa forma”, afirma.

Dia a Dia

Hoje, com 56 anos, o Irmão Teles está na Comunidade Marista Irmão Lourenço (SP), junto aos Irmãos Rafael Fernandes de 27 anos e Tercílio Sevegnani de 76 anos.

Na Marista Escola Social Robru marca presença nas salas, participa das reuniões de colegiada e da formação dos professores. O Irmão acredita que, “o forte do Irmão Marista é ser a presença do Divino no espaço, com os pais, as crianças, os professores e fazer com que essa obra seja uma obra Marista, contemplando os valores Maristas”.

O Irmão, ainda conta que, no início, se assustou com o lugar, pelo fato de ser um pouco perfeccionista e de trabalhar pela primeira vez com bebês e crianças, mas garante, “nunca imaginei que fosse tão apaixonante”.

Também, é responsável pela Animação Vocacional junto ao Irmão Bruno Marcondes no regional de São Paulo. “Assim, hoje em dia viajo bastante”, afirma.

Vale ressaltar que o Irmão, no desligar das câmeras, confessa um hobby. “Sou muito bom em cartas, sempre que possível eu jogo e venço”.

Espiritualidade no dia a dia

“Toda manhã gosto de fazer uma leitura orante, porque sou apaixonado por música religiosa e muitas vezes esse refrão ou esse mantra, já me leva a presença de Deus”. É assim que o irmão começa a falar de sua espiritualidade.

O Irmão, também observa que, desde que entrou no Marista, o seu sonho e a sua busca é paz interior e felicidade. “Acredito que eu estando bem comigo mesmo eu vou contribuir para que o outro também se sinta bem. Na vida religiosa você tem de tudo, mas se falta a paz interior e a felicidade a vida não tem sentido”, explica. O Irmão complementa que percebe a presença divina nos bebês que atende na unidade social Robru.

Para finalizar a entrevista, o Irmão Antonio Martins Teles deixa como reflexão a canção do Padre Zezinho, que sintetiza sua vocação:

Eu nunca desisti de crer e de esperar

Fiel permaneci e sem desanimar

E vou até o fim, mantendo a mesma fé

eu tenho alguém por mim

Jesus de Nazaré

Prioridades do Triênio

Uma das Prioridades do Triênio da PMBCS é a “Vida Consagrada e Província mais simples”. Com o intuito de inspirar colaboradores sobre a vida religiosa dos Irmãos Maristas a equipe de Comunicação e Marketing Institucional tem feito matérias jornalísticas com o foco no conhecimento sobre aspectos da vida Marista nas comunidades.