A segunda Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) de 2023 já tem data marcada e tema definido. Nos dias 16 e 17 de agosto, das 15h às 17h, os interessados terão a oportunidade de saber mais sobre “Os Manuscritos do Fundador”. Ou seja, de se aprofundar nos ensinamentos de São Marcelino Champagnat, bem como em sua maneira de se comunicar fazendo o uso de cartas.

Essa é mais uma iniciativa do Memorial Marista para facilitar o acesso a conteúdos raros e tão importantes para a história de nossa missão.

Programação da 2ª Oficina do PHEM de 2023

O primeiro dia da Oficina terá como foco estabelecer uma visão panorâmica dos manuscritos do Padre Champagnat (1812-1840). A conferência de introdução será ministrada pelo Ir. Patrício Pino, pesquisador da Província Santa María de los Andes.

No segundo dia, Angelo Ricordi – pesquisador e especialista da área de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS – apresentará alguns trechos de textos selecionados do conjunto dos manuscritos de Marcelino Champagnat, a partir do contexto teológico e eclesial da França.

Volta às fontes

Durante mais de 170 anos, o pensamento e a espiritualidade do Padre Champagnat foram transmitidos principalmente a partir dos escritos e interpretações do Irmão Jean-Baptiste Furet, tendo como texto referencial a obra Vida de Marcelino José Bento Champagnat, publicada em 1856.

Somente a partir de 1960, com o movimento suscitado pelo Concílio Vaticano II (no decreto Perfectae Caritatis) e pela Nouvelle Théologie na França, as Ordens e Congregações Religiosas começaram um exercício que ficou conhecido como “volta às fontes”.

Assim, as investigações sobre as origens maristas começam na década de 1960, com a pesquisa histórica levada a cabo pelos padres Jean Coste e Gaston Lessard, da Sociedade de Maria, à qual também pertenceu Marcelino Champagnat. Sob o título de Origines Maristes (1960-1967), eles deram início a um projeto que ficou conhecido como Fontes Historici Societatis Marie.

Origens maristas

Entre os Irmãos Maristas, o primeiro estudo científico publicado sobre os manuscritos do fundador foi o trabalho do Irmão Alexandre Balko, intitulado O Bem-aventurado Marcelino Champagnat nas suas instruções e sermões inéditos, em 1972.

Contudo, a partir das publicações das Cartas do Padre Champagnat, organizadas numa edição crítica pelo Irmão Paul Sester, em 1985, e com o trabalho de pesquisa e divulgação do Irmão Aureliano Brambilla, o conhecimento do fundador e dos primeiros Irmãos ganhou novo impulso. Esse movimento teve, além disso, o apoio do Irmão Basílio Rueda, então Superior Geral.

Desse período, além do Ir. Alexandre Balko, do Ir.  Paul Sester e do Ir. Aureliano Brambilla, também colaboraram como pioneiros na investigação os Irmãos Pierre Zind e Gabriel Michel.

Publicação sobre os manuscritos do fundador

Apesar desses esforços, foram necessárias mais três décadas para que, enfim, tivéssemos a edição crítica e publicação de todos os manuscritos do fundador, na obra Origines de Frères Maristes, em 3 volumes, pelo Irmão Paul Sester, em 2011.

No entanto, grande parte dos manuscritos continuam desconhecidos do grande público. De maneira geral, os estudos relativos ao fundador têm se restringido à análise de suas cartas.

Por isso, a Oficina do PHEM almeja preencher essa lacuna. A atividade tem por objetivo, justamente, promover maior compreensão do pensamento, ensinamento e espiritualidade do Padre Champagnat, com base no conjunto de seus escritos.

Sobre as Oficinas do PHEM

A saber, as Oficinas do PHEM são realizadas há mais de 10 anos pela PMBCS. Em síntese, são espaços formativos voltados à discussão de temas inéditos ou de recortes temáticos, com o intuito de abordar o desenvolvimento do carisma, da espiritualidade e da missão marista na história.

Atualmente, as Oficinas integram a grade de cursos de curta duração ofertados pela equipe do Memorial Marista.

Serviço

2ª Oficina do PHEM 2023
Tema: Os Manuscritos do Fundador
Data: 16 e 17 de agosto
Horário: 15h às 17h
Local: Online (Via Teams)
Inscrições: Clique aqui