Estamos felizes em participar do tradicional Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) dos quatro ramos da Família Marista, de 26 31 de julho, em Lisboa, Portugal, sob o sugestivo lema: “Into the deep”, ou seja, “No mais profundo” e que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com o Papa Francisco​ e que acontecerá de 1º a 6 de agosto, também em Lisboa, Portugal, e que carrega o programático lema: «Maria levantou-se e partiu apressadamente», cf. Lc 1, 39. Aproveitando tão magnos eventos acontecerá no dia 31 de janeiro, nessa bela ocasião, o lançamento da Rede Mundial da Pastoral Juvenil Marista (PJM).

 

Nossa delegação totaliza 23 participantes, sendo 12 jovens maristas 2 Leigos e 9 jovens Irmãos: Gutto, Bruno, Rafael Fagner, Rafael Fdes, Ronaldo, Carlos, Nathan, Edicarlos e Miguel. Um bonito sinal de apóstolos educadores e evangelizadores da juventude!

 

 

Seguramente, o EIJM, o lançamento da Rede Mundial de PJM e a JMJ reafirmarão a nossa caminhada de compromisso com o projeto de vida e com a realidade vocacional da juventude, comprometendo-a com Jesus Cristo e Seu Evangelho, do jeito de Maria, e com a continuidade do Ano das Vocações Maristas.

 

Especialmente, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento de grande importância para a Igreja Católica e para o Instituto Marista, por diversos motivos, dentre eles:

 

  1. O compromisso com o fortalecimento da fé dos jovens:

    ​ A JMJ proporciona um ambiente propício para que os jovens possam crescer na fé, encontrar respostas para suas dúvidas e questionamentos, e buscar aprofundamento dos ensinamentos e valores da vida cristã.

 

  1. A comunhão entre os jovens:

    ​ A JMJ reúne jovens de todo o mundo, permitindo que eles se conheçam, partilhem experiências de fé e estabeleçam laços de amizade, o que promove um senso de comunhão, independentemente de sua nacionalidade ou origem.

 

  1. O testemunho da juventude:

    ​ A JMJ é uma oportunidade para que os jovens católicos sejam testemunhas vivas de sua fé, mostrando ao mundo que a juventude é uma força ativa e vibrante na Igreja e, com isso, exemplo de esperança, serviço e engajamento cristão em prol da família, da Igreja e da sociedade.

 

     4. A renovação da Igreja:

O Papa Francisco enfatiza que a juventude é elemento vital para a renovação e revitalização da Igreja. Por isso,             são encorajados pelo Papa a expressar suas ideias, a contribuir com sua energia e criatividade e participar                     ativamente na construção de uma Igreja sinodal, mais dinâmica e relevante para a realidade atual.

 

  1. O encontro com o Papa Francisco:

    ​A presença do Papa na JMJ é demonstração de proximidade e diálogo entre o líder da Igreja e os jovens que os motiva a aproveitarem essa oportunidade para ouvir sua mensagem, fazer perguntas e partilhar suas preocupações e esperanças.

 

 

Estamos realmente muito felizes com a participação dos 14 jovens maristas e dos 9 jovens Irmãos em tão relevantes e inspiradores eventos, impulsionadores da juventude para engajá-la ainda mais corajosamente na fé, na amizade com Jesus, no testemunho de vida, na sinodalidade da Igreja e na promoção de um mundo melhor com mais solidariedade e justiça social.

 

Eles seguem pressurosos como Maria na Visitação, com a bênção de Deus, a intercessão de São Marcelino e também com a bênção do Provincial, a oração dos Irmãos e Leigas(os) da PMBCS e das suas famílias. Ao retornarem, serão os embaixadores do Papa Francisco junto às milhares de crianças e jovens, cujas vidas são tocadas diariamente pela educação e evangelização maristas e pelas ações da PJM em nossas unidades escolares.

 

Mais informações sobre a Jornada Mundial da Juventude podem ser encontradas no site oficialhttps://www.lisboa2023.org/pt

 

Afetuosamente, Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS