Após encontros locais, nacionais e regionais realizados anteriormente, no dia 31 de julho, em Lisboa, houve o lançamento oficial da Rede Internacional de PJM. O evento teve a presença de jovens maristas do mundo todo e de representantes do Instituto, como o Superior Geral, Ir. Ernesto Sánchez, Irmãos que trabalham com as juventudes e representantes dos outros ramos maristas, das Irmãs Missionárias Maristas, Irmãs Maristas e Padres Maristas. Representantes da PMBCS também estiveram presentes.

Anseios do Instituto

Em uma fala de abertura, o Ir. Luis Carlos disse que a Rede Internacional de Pastoral Juvenil Marista foi um anseio do último Capítulo Geral dos Irmãos, que convidou todos a construir um mundo Marista que se tornasse um mundo global. “A rede é um lugar para conhecer cada um de nós melhor no mundo Marista. A rede é um lugar para trocar ideias e iniciativas de todos os movimentos maristas que temos. E finalmente, a rede nos ajuda a construir esta grande identidade marista que temos ao redor do mundo”, afirma.

Formação da Rede de PJM

Como forma de preparação e construção da Rede, houve a criação de uma comissão que pensou em como funcionaria esse movimento de integração dos jovens no mundo Marista. Os representantes brasileiros da comissão estiveram presentes, o Irmão Miguel Fernandes Ribeiro e Diogo Galline. “Faz muito tempo que um grupo de jovens, leigos e leigas, Irmãos, estão pensando nesta rede. E, para estarmos aqui, era necessário haver um itinerário até que ocorresse o lançamento. Não apenas celebrativo como comemorativo, para preparar nossos corações para estar aqui”, concluiu o Irmão Miguel.

Fala do Ir. Ernesto Sánchez

Para finalizar o lançamento o Irmão Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto, discursou sobre as conexões que a Pastoral Juvenil criou nele e cria nos jovens. E exaltou o potencial que a Rede Internacional de PJM tem para os jovens maristas. “Assim que os convido para que esta rede que hoje se lança no Instituto Marista, os ajudem a conectar melhor com tantos jovens do mundo, nesta inspiração de Marcelino Champagnat, que teve através de Maria. E que conecte melhor com você mesmo, com Deus, com os demais e com a solidariedade”.