Colaboradores, Irmãos Maristas e Animadores vocacionais da Organização Religiosa (OR) da Província Marista Brasil Centro Sul (PMBCS) participaram, na última quinta-feira (16), de uma formação sobre relações humanas. Foram quatro horas de interação. Sendo assim uma palestra intercalada com vivências e participações dos presentes sobre a temática “Viver e Conviver em 3D: Desafios, Desejos e Dicas”. Em síntese, o palestrante Canísio Meyer abordou o assunto com fundamentos antropológicos, psicológicos, teológicos, filosóficos e sociológicos, com uma linguagem coloquial acessível a todos.
“Eu fico extremamente feliz e encorajado quando vejo pessoas que investem no melhor capital, no capital humano. Não só acho bom, importante e necessário, mas urgente continuar escolher investir na formação das pessoas como um todo”, disse. Em suma, Canísio é educador, filósofo, teólogo, poeta e escritor. Dessa forma, foi uma palestra séria e leve, reflexiva e poética ao mesmo tempo.
Ainda segundo ele, pessoas e profissionais livres, leves, compenetrados, dispostos e disponíveis ajudam a criar uma realidade e uma atmosfera favorável nas relações e convivências. Todavia, foi exatamente esta a pretensão da palestra vivencial. “Fazer compreender o que move, favorece e pode atrapalhar o nosso Viver e Conviver. Desafiar os participantes sobre a importância e a força motriz que o tipo de relações humanas podem proporcionar a si e aos demais”, completou.
Avaliação positiva
De acordo com a animadora vocacional da PMBCS, Carla Tecchio, que, naquela ocasião, estava em Curitiba por conta de outra formação focada em identidade e história para os animadores da OR, o momento, da mesma forma, foi muito proveitoso. “Em síntese, possibilitou dar uma pausa para refletir a forma que estou ‘gastando’ a minha vida e vivendo a minha vocação. Nesse sentido, foi um tempo dedicado para o autocuidado, afim de sermos mais justos e humanos em nossas relações”, refletiu.
Segundo a analista de Identidade, Missão e Vocação, Lorena Cecconello Guimarães Lafraia, uma das coisas que o Canísio motivou foi a escuta. “Disse que um dos dias foi visitar a mãe, fez um ou duas perguntas e a mãe falou por horas. E nesse meio tempo ela sorriu, chorou, e contou muitas histórias. Eu percebi que não fazia isso, e logo depois que sai da OR, fui para a casa dos meus pais e pedi o mesmo para a minha mãe. Perguntei para ela o que ela estava sonhando, o que ela tinha desejo de fazer e nos conversamos até MUITO tarde. Ela chorou, ela riu, e a gente falou coisas que nunca tínhamos falado antes, achei muito fofo”, contou.
Ainda de acordo com Canísio, a avaliação positiva da palestra por parte dos presentes e a coragem despertada em todos para um mergulho mais profundo do viver e conviver com sentido. “São aspectos positivos sobre a urgência deste tipo de trabalhos que é feito por pessoas diferenciadas”, refletiu.
Lançamento nova fase das Prioridades do Triênio: Animação Vocacional
A saber, no mesmo dia, para marcar o lançamento da nova fase da campanha de comunicação das Prioridades do Triênio, focada nas ações de Animação Vocacional, uma dinâmica entre os colaboradores, animadores e Irmãos foi realizada. “Falamos muito em semear coisas boas para colhermos boas relações durante a palestra com o Canísio. E, por isso, no período da tarde, demos sequência com a dinâmica da árvore das Prioridades do Triênio. As sementes das prioridades já foram semeadas e estão sendo cultivadas desde que lançamos a campanha. Neste dia, em especial, pudemos escolher novos desejos para cultivar em 2023, tanto para nossas vidas como para a Animação Vocacional”, destaca Vanessa Wilczek de Oliveira, especialista do departamento de Desenvolvimento Humano Institucional da OR.
“Eu achei muito bom, com as motivações do Canísio, com a reflexão coletiva sobre AV, e com as mudanças aqui da OR, me sinto trabalhando num lugar novo, e sinto uma gratidão imensa por estar aqui, de coração mesmo”, finalizou Lorena.
Por fim, vale lembrar que a união dos eventos de DHI, Animação Vocacional e Comunicação é uma forma de também estreitar laços entre as equipes da OR. Isso porque, promove a integração entre os colaboradores de diferentes setores da PMBCS.
Imagens: Ana Karla Maronezi