Novos cursos abordam voluntariado e humanização no ambiente hospitalar e buscam desenvolver uma perspectiva mais solidária frente à vida

 

Ser solidário, por definição, é ter um compromisso com o bem-estar do outro. Na prática, o conceito pode ser entendido de forma muito mais ampla. É possível ser solidário ao exercermos nossas atividades do dia a dia, no trabalho, com a família, amigos e com a comunidade. A vida em sociedade de hoje nos deixa pouco ou nenhum tempo para nos dedicarmos a essas reflexões. Como viver uma vida que nos seja mais gratificante? Como exercer minha profissão de forma mais humanizada?

Pensando nisso, o Farol 1817 lança dois novos cursos online gratuitos, que são pensados no ambiente hospitalar, mas que trazem reflexões e ensinamentos que podem ser aplicados às mais diferentes áreas. Os cursos “Voluntariado Hospitalar” e “Humanização Hospitalar” buscam levar conhecimento e ferramentas para que possamos aplicar no nosso dia a dia, incentivando um contato mais humano com públicos fragilizados. De contrapartida, desenvolve sua perspectiva solidária frente aos desafios da vida. Os cursos são uma parceria do Farol 1817 com o Núcleo de Identidade, Missão e Vocação dos Hospitais do Grupo Marista.

 

Voluntariado Hospitalar

Ser voluntário vai muito além de doar seu tempo para uma causa. Desenvolvimento humano, empatia e gratidão são uma resposta ao trabalho voluntário. E o ambiente hospitalar, em que as pessoas se encontram em estado de extrema fragilidade, é um dos espaços mais ricos para o desenvolvimento de ações solidárias.

No curso ofertado pelo Farol 1817 será possível compreender melhor o que faz um voluntário hospitalar, bem como os passos necessários para se tornar um, desde a entrevista inicial, que visa identificar as aptidões de cada um, até o treinamento antes dos inícios das atividades.

O curso também mostra quais são as possibilidades de atuação nos diversos grupos de voluntários, sejam eles voltados ao acolhimento de pacientes e familiares ou desenvolvidos para dar mais leveza ao dia a dia dos colaboradores do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital Marcelino Champagnat.

 

Humanização hospitalar

Como transformar um ambiente propenso à tensão em um local mais agradável a todos que neles circulam? Pensando no dia a dia de um hospital e em tornar a vida de todos que lá estão – pacientes, familiares e colaboradores – é que se busca cada vez mais entender sobre a humanização hospitalar.

No curso ofertado pelo Farol 1817, o Analista de Pastoral Tiago Machado irá explicar como a Política Institucional de Humanização (inspirada na iniciativa nacional) é aplicada na prática nos corredores, consultórios e demais ambientes do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital Marcelino Champagnat. Além disso, trará exemplos práticos de ações de humanização. Em pouco tempo será possível entender como o respeito pela dignidade humana faz toda a diferença nos atendimentos de saúde.

 

O Farol 1817

O Farol 1817 é um portal educacional da Província Marista Brasil Centro-Sul de cursos gratuitos, livres e de temas diversos, com foco na promoção do bem comum. É um espaço de formação e bem-estar, que busca proporcionar momentos de reflexão e conhecimento.

Os cursos têm o objetivo de desenvolver a espiritualidade, promover o autoconhecimento e também aprimorar as habilidades profissionais que podem ajudar todos a alcançarem seus objetivos. Os cursos são pautados por valores como humanização, fraternidade, interculturalidade, simplicidade, solidariedade e sustentabilidade. Com formações variadas, eles são oferecidos em 4 eixos temáticos: Teologia e espiritualidade, Identidade e Missão, Gestão e Direito das crianças, adolescentes e jovens.

Os cursos podem ser acessados no site do Farol 1817.