CMDI e EntrelaçaA apresentação do Diagnóstico do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente do Município de Paiçandu (PR) foi realizada nessa quinta, dia 01 de fevereiro de 2024. Houve a a participação da Fundação de Educação do município. A ação tem parceria entre o Projeto Entrelaça e CMDI. O diagnóstico considerou os dados e a percepção dos profissionais da rede de atendimento e da comunidade. Com o objetivo de contribuir na identificação de oportunidades para que as infâncias e adolescências permaneçam com a atenção necessária no planejamento e na execução das políticas públicas.

O Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), por meio do projeto Crianças e Adolescentes em Dados e Estatísticas – CADÊ Paraná, realizou espaços de escuta, diálogos interinstitucionais, coleta de dados e pesquisa em bases oficiais. Esses materiais resultaram em um relatório de informações sobre o município e recomendações para a prioridade absoluta de crianças e adolescentes.

A parceria entre o Projeto Entrelaça e o Centro Marista de Defesa da Infância em 2022 teve como objetivo contribuir nas iniciativas já desenvolvidas. A ação acontece em parceria com o munícipio na gestão baseada em dados.

Para Marcio Castilho, articulador local do projeto Entrelaça, a produção e entrega do material foi: “Uma iniciativa potente e integrada. Possibilitou aprofundar o conhecimento das potencialidades e desafios da realidade de crianças e adolescentes de Paiçandu. Que o material sirva como termômetro para melhorias e assertividade das políticas públicas locais”.

CMDI e Entrelaça

O objetivo do documento é que seja um instrumento de reflexão e análise. Subsidiando o diálogo e contribuindo na qualificação do atendimento realizado com as crianças e adolescentes em Paiçandu.